estilo Guga durante o jogo, o que a regra diz a respeito/

Tenho um colega que durante o jogo fica com aqueles gritos idênticos aos do Guga, a cada rebatida, humm, humm. O q. a regra fala a respeito disso.

Nada, faz parte do jogo ::duelo:: A menos que seja um “hum, hum” desrespeitoso e proposital, pra tirar a concentração do adversário, mas aí já não tem nada a ver com o Guga hehe

Acho que se for uma expressão normal do esforço do movimento não tem nada a ver, agora se o cara qualquer batidinha fica com esse “hum” deve ficar chato jogar com um cara deste, pois ele deve estar morrendo, pois concordo que TM exije muito do corpo, mais não chega a ser tanto assim, aqui onde jogo nem quando abrimos rally’s rola isso… hehe tá todo mundo em forma… :lol:

Abraços,

Bob

Ele joga com raquete de tênis? ou é muito fraquinho? rsrsrsrs.

É dificil alguem fazer esses sons no TM. Mas a regra não o impede se for um reflexo involuntário.

Assiti aos melhores momentos da final do Campeonato Europeu 2005(Samsonov X Saive), são lances muito bons, e o Saive faz exatamente como o Guga e pelo que vi não existe regras a respeito pois o jogo seguiu normalmente.

esse som é absolutamente normal, desde que nao seja com propósito de atrapalhar o adversário.
eu geralmente faço esse som hehe, pois sou kato, ai quando vem um top spin profundo, uma bola curta, e um top profundo, ai eu faço esse barulho, é meio raro mas as vezes faço. e nao conheço ninguem que faça…

Outro jogador Top que faz esse som também é o Primorac, ví ele fazendo isto quando era mais novo, assisti isso no vídeo ‘‘O melhor de Waldner’’
mais ou menos nos 2 minutos e 5 segundos tem esse ponto que ele começa a fazer esses ‘‘hum’’ ‘‘hum’’, percebi também que ele só fazia isso ao atacar com o Forehand.

Sobre esse lance de falar durante o ponto o que é que a regra pune realmente? Caso o jogador pronuncie alguma palavra ou frase porque achou que o ponto tinha encerrado antes dele encerrar, sem qualquer intenção de prejudicar o adversário, o que a regra diz sobre isso?
Grato

Não tenho certeza , mas:

acredito que qualquer palavra, frase, no meio do ponto, dá ponto ao outro atleta.

E acho que sons (gritos, ou algo similar) com intuito de atrapalhar o adversário, tambem dao ponto ao adversário.

Por exemplo, vc dá uma redinha, e já fala: “Mal” (de foi mal), e o cara devolve, ponto dele.

Mas tenho uma dúvida
você acerta uma bola boa, e acha que o cara nao vai botar em jogo, e já vibra com algum som , e o cara devolve, é ponto de quem? o ponto continua?

jOrnal1sta. Se a vibração tb não for intencional para prejudicar o adversário, o ponto segue normalmente, pois o jogador pode pensar que a bola era inalcansável e o adversário surpreendê-lo e devolver a bola.

rataz, tenho um colega aqui, que joga MEIU KATU, que alem de ficar i tempo todo com esses gritinhos " hums hums", conta ponto a mais para ele, diminue os nossos, passa a bola na parte mais molhada do corpo para sacar, e alem do mais, não aceita reclamação; é mole?

Dinho, quanto aos pontos, conte em voz alta, e o problema se resolve. Se ele insistir em roubar , não jogue mais com ele.
Quanto a molhar a bolinha, comunique o tecnico/presidente do clube, pra que ele dê uma aula sobre fair play aos atletas. Uma coisa que eu faço quando o adversário começa a roubar, tento massacrá-lo na mesa, e quando não consigo simplesmente evito jogar com ele. Tem um cara que as vezes inventa umas quinas, acusando pontos, sendo que a bola não pegou.

como assim “molhar” a bolinha ?
obs: e pra serve ficar baforando na bolinha ?

[quote=“Cosmotopeia”:up4kjyga]como assim “molhar” a bolinha ?
obs: e pra serve ficar baforando na bolinha ?[/quote]

Molhada ela não tem atrito com a borracha do adversario, daew caso ele tente dar um drive a bola cai. Pra falar a verdade é uma p*** sacanagem. Mas a baforada serve pra limpar a bola caso ela tenha ficado com alguma sujeira do chão e vc queira impedir de ela ir pra borracha. Ma seque depois.

pior que aqui não existe um lider, tipo tecnico ou presidente, a cada campeonato a academia vira um "Líbano’, tem uns caras que não ganham no jogo, ai ficam dando gritinhos, usando artificios tipo molhar bola, a cada ponto ficam dizendo: vai… ele n tem jogo p vc…, ai da vontade de…, “NÃO, JÁ JÁ MEU PROCESSO TAÍ, ESSE PAPO ME INCOMODA, SE EU TÔ NA RUA É FODA” RACIONAIS MC´S

Dinho, se o cara fala pra si mesmo “vai, ele não tem jogo pra você”, ele é um @!%&!

Sei que é dificil não se irritar com isso, mas que idade tem esses caras em? São adultos? Olha, minha sugestão, é que você treine bastante, derrote-os e ignore-os. Se não conseguir ignorá-los, espalhe pra todo mundo que eles são seus fregueses.
Esse tipo de pessoa que usa esse artíficio, falando provocações, odeia ser taxado de freguês…

Pense nas provocações dos seus adversários como incentivo pra treinar bastante…

O ideal seria que você treinasse, ganhasse e simplesmente ignorasse essas coisas, infelizmente sempre existirirão atletas utilizando todos recursos possíveis pra vencer. É uma pena que esse tipo de atitude faça parte do esporte…

Tem alguns adversários que me provocam, e com certeza me incomoda, mas prefiro treinar pra vencê-los e tento esquecer esse tipo de problema, que de certa forma é um problema “pequeno”. Deveríamos nos preocupar em evoluir na parte técnica e física do esporte, mas o fair play, a honestidade e a ética, já deveriam estar embutidos dentro da personalidade de cada um.

De qualquer forma, tente esquecer esse tipo de problema, e recuse jogar com esses caras. Tem pessoas que não usam esse recurso e com certeza vão te apoiar… Se a coisa desandar, junte um grupo que seja contra as provocações dos seus adversários, vá com o grupo completo e fale com um por um, cite as provocações e diga que provocar não é atitude de um esportista. Dificilmente isso vai resolver, mas não custa tentar.