Estilo de empunhadura x Tipo de origem da borracha

Boa noite amigos do mesatenismo brasileiro.
Sou caneteiro japones e atualmente utilizo uma Hasha special + Pryde 2,5mm.
Tenho uma dúvida que ainda não foi sanada no clube onde treino:

• Há alguma relação entre tipo de empunhadura e tipo de borracha ( japonesa, europeia ou chinesa ) ? Sabemos que os caneteiros japoneses tendem a jogar mais na ofensividade principalmente no forehand, geralmente utilizando borrachas que prezem mais pela velocidade e consequentemente menos efeito. Então seria incorreto ( ou não adequado ) por exemplo eu pôr na minha Hasha de hinoki de 10mm uma borracha chinesa ( tipo Beijing III ) ou uma européia ?
  • borracha européia é para classista ???
  • borracha chinesa só para raquete caneteiro chines ( raquete redonda ) seja com pino ou borracha lisa no back ???
    –> Gostaria de uma borracha com mais grude no topsheet, mais efeito SEM querer abrir mão da minha raquete de hinoki quadrada !!!
    Desculpem-me pela ignorância mesatenistica, mas é que estou revendo meu estilo de jogo e não obtive consenso nas respostas obtidas na academia onde treino.
    Grande abraço

Acho que nao importa a relaçao de empunhadura com a borracha,mas o que importa é a borracha q vc desenvolva melhor o seu jogo,que se adepte as suas caracacterísticas.Portanto nao tem essa de um classico nao jogar com chinesas por exemplo nem uma classineta com europeias.Se as borrachas fizerem vc ter um melhor desempenho ta valendo de td =D
Borracha com mais grude no topsheet, mais efeito…ai acho q seria características de borrachas chinesas.
Bom é no que eu posso ajudar valew

pra mim o que vale é o feel que temos em condições de treino e jogo (são diferentes).

claro que a tendência é jogadores (classinetas ou caneteiros) colocarem uma borracha com mais potência no fore, e (no caso de classinetas) uma mais macia, de controle no back, ou até mesmo pinos (eu não gosto).

dos amigos classistas de treino, já vi de tudo, pryde dos 2 lados, pryde+xtend, xtend+mark V, haifu+pryde… mas não tenho base para comentar.

só que como dito, é aceitável que a minha borracha de back não seja a ideal para você no mesmo lugar, por ex.

o legal é emprestar e ver diferentes modelos possíveis nos treinos, ou mesmo ver uma mais em conta, usada de outro player.

Definitivamente a empunhadura não tem nada a ver com o tipo de borracha usada. O estilo do jogador sim é que determina que tipo de borracha se deve usar. Aliás, não se deve focar apenas no tipo de borracha mas sim no conjunto madeira + borracha.
Um jogador que jogue com drives longe da mesa deve escolher um conjunto que lhe dê a velocidade necessária que seus golpes devem ter. Geralmente a escolha é madeira firme e borrachas tensionadas. Se vai ser madeira pura ou carbonada depende da preferência do jogador.
No caso citado pelo autor do tópico não há problema em colocar uma chinesa em madeira quadrada desde que o estilo do jogador seja adequado para jogar com tal conjunto. O estilo ideal aqui seria próximo da mesa com golpes rápidos tirando o tempo de reação do adversário. Mas claro que se o estilo for de dar drives com potência longe da mesa tal conjunto não é recomendado.
Por outro lado, o conjunto Hasha + Pryde é totalmente inadequado para mim pois eu jogo próximo da mesa. Por isso mesmo que não utilizo madeira quadrada e nem tensionada no fore. Ou seja, tudo determinado pelo estilo de jogo e nada a ver com a empunhadura.

E muito que você precisa usar tensionada no fore, com essa madeira. Spintech Phenon Carbo estou certo ??

Abraço

Grande Nakata… como sempre surpreendendo com as suas explanações solucionáticas.
Muito obrigado mesmo a todos que contribuíram para sanar a minha dúvida.
Grande Abraço

Bem, eu discordo totalmente.

A partir do momento em que vc escolhe o tipo de empunhadura x modelo de raquete, vc praticamente está definindo seu estilo de jogo…(recíproca verdadeira), e com isto o material (restante)

Não vejo nenhum atacante usando raquetes Defense…(ou borrachas)
Não vejo nenhum jogador do estilo defesa (Kato) usando raquete caneta…

Assim sendo, com toda a certeza, a empunhadura determina sim certos materiais…

Cada um pode (livre arbítrio), jogar da forma que quiser, mas se quiser “desempenho” é preciso usar materiais com determinada característica…
É possível (mas nao eficiente), ser um jogador “bloqueador” usando raquete quadrada, mas seria mais eficiente se ela fosse redonda (Round)…daí o que se fala sobre “estilo” …

Vou usar exemplos de jogadores caneteiros japoneses daqui de SP :

Hugo Hoyama, SIlney Yuta, Akira Chikaraishi todos usam raquetes japonesas e com as borrachas que beneficiam a velocidade, pq efeito depende muito mais da sua técnica do que do material…

Por aqui (os mais fortes pelo menos), vc nao vai encontrar jogadores de raquete quadrada usando borrachas chinesas do tipo que vc citou…

A impressão que se tem (pelo que vc descreve) é que como sua madeira é bem veloz, vc não está conseguindo controlar direito a bola, sendo necessário usar borrachas com mais grip.
Mas será que não seria questão de usar a mesma borracha, com uma madeira de 9mm ao invés de 10 ? que traria ainda uma vantagem com relaçao ao peso ?

[]'s