Estilo Clássico - Mudança da pegada For/Backhand

Boa tarde pessoal,

Tenho uma dúvida, pois ainda hoje não me adaptei …quando jogo ou treino…eu costumo mudar a pegada ao receber a bola no forhand e backhand…

Quando estou no FH o meu polegar fica dobrado e em cima do começo do cabo se tocar na borracha, e quando vou pro BH o polegar fica esticado em cima da borracha e o cabo meio que desliza um pouco de modo que fique mais confortável para executar o golpe melhor e mais perfeitamente…

Vi que diversos profissionais mudam a pegada, como Timo Boll , zhang jike etc…

Oque vcs pensam disso…? Eu já tentei jogar logo direto com o jeito que gosto do back, com o polegar sobre a borracha, ou direto com o jeito que gosto do for mas sempre fica estranho e ruim para excutar o outro golpe…

Abs a todos

Boa tarde!

Para ser bem sincero, eu desconheço um jogador clássico, independentemente de nível técnico, que não mude a pegada entre forehand e backhand. É uma adaptação quase natural buscar uma pegada que possibilite maior controle, conforto, etc., por isso você vê todo mundo fazendo este ajuste. E pelo que você nos descreve, esta adaptação que você faz é a mesma que a maioria (quase unânime) dos classistas faz.
Sendo assim, não tem com o que se preocupar, valendo apenas como limite que você não mude demais a pegada entre um lado e outro, pq isso sim é ruim (na minha humilde opinião), já que faz com que perca tempo e até execute o golpe errado caso não tenha conseguido ajustar bem a pegada antes de golpear a bola. Mas por tudo o que você apresentou, não vejo nenhum problema no seu caso.
De qualquer forma, se isto representar algum problema para você em algum momento, eu não vejo outra maneira de encontrar um melhor método que não seja experimentar, experimentar e experimentar. Quem sabe você encontra uma forma ainda melhor?

Abraços!!!

Eu vi um comentário a respeito disto no livro “Table Tennis: Steps to Success” - Richard McAfee (2009). Traduzindo fica mais ou menos assim:

  • Existem três pegadas para classistas: neutra, pegada para forçar o forehand e pegada para forçar o backhand.

  • A neutra recebe este nome, pois produz um ângulo neutro tanto para as batidas backhand e forehand. A pegada neutra dá base para todos os tipos de golpes e não requer nenhuma mudança para as batidas. A pegada neutra é formada quando a raquete se torna a extensão do seu braço. Deve-se segurar a raque entre o seu dedão e o indicador e envolver o cabo com o restante dos seus dedos. Recomendada para jogadores iniciantes.

  • A pegada para forçar o forehand fecha mais a “cara” da raquete para todas asa batidas de forehand. Se você é destro, rotacione o V que se forma entre o seu dedo indicador e o dedão do topo do cabo da sua raquete levemente para a direita (deitar um pouco mais tanto o dedão quanto o dedo indicador). Esta pegada fortalece o fore, mas enfraquece o backhand.
    -Alguns erros comuns: se o indicador está no meio da raquete, mova o indicador para baixo e para próximo da borda da raquete. Se está segurando a raquete como se fosse uma mareta, abra o dedão e o indicador para ficarem levemente sobre a borracha.

  • A pegada para forçar o backhand você faz justamento o contrário quando quer forçar o forehand. Rotacione o V que se forma entre o seu dedo indicador e o dedão levemente para a esquerda (o dedão vai ficar quase paralelo ao cabo da raquete).

  • Alguns erros comuns: se o dedão está no meio da raquete, apenas o lado do dedão deve estar em contato com a borracha e não o meio do dedão.

Estas são as indicações do livro. Caso esteja mesmo em dúvida, veja se está cometendo alguns dos erros destacados. Mas, ainda vale também o que o Alcir disse: treine até encontrar o que é ideal para você.

O livro tem algumas figuras, mas achei melhor não colocá-las para não ter problemas dos direitos autorais.

Abraços,

Podia colocar imagens.
Fica mais fácil de entender…
Foto mesmo de você segurando sua raquete conforme explicação do texto

Simulando as imagens do livro, ficaria mais ou menos assim:

Note que na pegada para o backhand, a mão dá uma girada como se estivesse acelerando uma moto. E para a pegada de forehand, o dedo indicador tem a função de dar mais estabilidade, sem ficar no centro da raquete. Ok?

Qualquer coisa, pode perguntar.

[quote=“julio.nakatani” post=101425]Simulando as imagens do livro, ficaria mais ou menos assim:

Note que na pegada para o backhand, a mão dá uma girada como se estivesse acelerando uma moto. E para a pegada de forehand, o dedo indicador tem a função de dar mais estabilidade, sem ficar no centro da raquete. Ok?

Qualquer coisa, pode perguntar.[/quote]

julio.nakatani, muito obrigado mesmo pelas fotos. Foi muito esclarecedor.
Estava fazendo aulas no ano passado e o instrutor dizia que a pegada neutra, agora sei qual é, era o único modo correto.
Durante o treinamento, ao bater de backhand ou forehand, eu altero a minha pegada automaticamente, não consigo manter uma pegada neutra.
Ele explicou que a pegada neutra, não tinha explicado as outras, é a única correta porque durante uma partida, você não perde tempo para “arrumar” a raquete na mão. Estava com grande dificuldade usar esta pegada neutra,.
Durante o jogo, utilizo a pegada para forçar o forehand…