Estilo caneta japonês

Olá pessoal
Preciso de uma ajuda
Jogo no estilo caneta japonesa. Uma Xiom power hinoki 10.5mm + nitaku fastarc g1. Mas ultimamente estou enfrentando dificuldades no meu jogo. Sou o único caneta no clube, os demais todos classistas. No jogo, grande parte explora meu Back, ou espera eu abrir para me deslocar na direita…
Minhas dúvidas:
Mudar de estilo? Sempre gostei do estilo caneteiro… eu já tentei classineta e achei muito difícil o Back
Mudar o material? por incrível que pareça eu acho pesado meu conjunto… minha madeira pesa 92g + 45g da borracha … saio do treino com meu braço e costas doloridos
Mudar borracha? Eu gosto da G1, da muito efeito em topspin, mas eu achei que para esmagar (cortada) um pouco difícil…
Tentar pino curto? Eu gosto de finalizar rápido o ponto, não gosto de controlar no efeito…
Treinar mais… meu footwork é descente até… claro que não consigo compensar todos em pivô, mas é adequado pra jogar em qualquer categoria.

Gostaria de ler sugestões de quem é mais experiência no esporte! Abraços

2 Curtidas

Eu vejo o estilo caneta, tanto japonesa quanto chinesa, muito limitado…
De fato, o caneta japonesa, não tem BH, só o shoto.

Já os classinetas, tem a vantagem de, além de dois lados para bater, um BH bem poderoso devido à rotação do punho; porém ainda com algumas limitações em geral. Principalmente dores de punho e costas.
Já os classistas tem total liberdade de ação, um estilo que é muito consistente e predominante.

Mudar de material não vejo como audaria… claro, se usar pino vai lhe facilitar muitas bolas hahaha.
Caneteiros geralmente usam a G1, T64, Xiom Vega Europe e algumas da linha Sigma, e agora estão usando a Dignics 09…

Sou classista predominante, mas brinco nos outros dois estilos sem muita dificuldade…
Acredito que mudar bruscamente de estilo vai lhe prejudica muito se você leva o esporte de forma minimamente profissional, e não só uma recreação.
Acho que seria válido uma transição para o classineta, por ter uma empnhadura similar; e começar a explorar os fundamentos de BH. E futuramente migrar para o clássico, já que terá que se adaptar muito pouco, dexido os fundamentos serem praicamente iguais aos do clássico.

Se fosse meu caso: mudaria gradualmente (como se estivesse aprendendo do zero) para o classineta e quando já estivesse pelo menos no seu nível atual (caneta), faria o mesmo processo para migrar para o clássico. Tenho parceiros de jogo que fizeram isso e não se arrependeram, principalmente depois da “baixa” de atletas canetas no Brasil, e no mundo. Acho que o estilo caneta só vai bem (de forma sólida) no Japão, embora não tenha surgido lá; eles são os que tornaram o esporte como vemos hoje em dia…

Abs

2 Curtidas

Obrigado pela resposta
De fato é difícil, mas eu acho bem bonito o estilo e bem satisfatório quando acerto um drive hahaha. Particularmente descarto o clássico, (por orgulho) de ter iniciado no esporte na empunhadura caneta…

Então me resta ainda algumas opções…
Tentar classineta novamente
Pino curto no forehand talvez??

Não vejo muitos jogando com pino no FH… Se for o caso, vai ser um jogo de bolas chapadas eu diria… Como predominantemente o ataque se dá com o FH, borrachas lisas fazem mais sentido.

Acredito que pino no BH faça mais sentido; embora um ponto positivo do classineta é um BH rápido em cima da mesa, o que teria que desenvolver muita técnica para um pino…
No classineta, o pino no BH é mais usado para quebrar o ritmo do jogo (recepção e curta-média distância); o FH ainda dita o ritmo geral.

Se tiver a opção de começar com duas lisas… Depois pode julgar o que faz mais sentido: um jogo mais rápido e dinâmico ou um jogo com dinâmca defensiva.

Abs

3 Curtidas

Treinar mais.

Sim, o estilo caneta japonesa é bem desafiador e as estratégias de jogo contra ele são bem conhecidas, mas sim, é perfeitamente possível ser competitivo em nível amador se vc buscar fortalecer as debilidades que te exploram, e nem estou falando de um esforço heróico para isso. Se vc mudar de material, estilo, ou o que seja, outras debilidades (potencialmente maiores) vão aparecer, e vc estará em terreno completamente novo, ou seja, poucas são as chances de estar melhor do que está.

Muito se fala de que estilo A, B ou C tem mais ou menos espaço hoje em dia. E algumas coisas tem mais ou menos sentido, mas o que realmente não tem espaço é para preguiça de melhorar. Sim, é difícil jogar caneta japonesa (por exemplo) entre a elite mundial, mas há alguém aqui na elite mundial? É necessário entender contexto. O famoso “shoto” de caneta japonesa pode fazer muito estrago se bem desenvolvido e utilizado, mas ele não se compra em lojas ou cai do céu.

Quando o objetivo é melhorar desempenho, geralmente a resposta está mais dentro do que fora. Portanto, o material que vc precisa, na minha opinião, é suor.

2 Curtidas

Realmente, o estilo caneta japonesa não é facil. Aqui no estado RS, nao tem ninguem como caneta. Hoje no treino foquei bastante em bater com shoto a energia do drive do oponente e esta dando muito certo, estilo cazuo kkk sqn. Nos campeonatos que jogo Absoluto A e B, to sempre pegando podio, (sempre 3 lugar kkk), mas reconheço que tenho muito a evoluir. Deixo um questionamento… no tmb platinum, a atleta giovanna faria que usava a empunhadura caneta, mudou para o classico e conquistou o 1 lugar… enfim kk

1 Curtida

Ah sim, era só mudar a empunhadura e assistir Netflix, e olha todo o tempo que ela perdeu hahahahahahahah. Não é tão simples assim. Ela já era bastante competitiva antes, tinha um ótimo desempenho, conquistou muita coisa no estilo em que se formou e treinou muito. Agora ela migrou muito bem (não é fácil) e mereceu o bom resultado que teve, mas não dá para reduzir tudo a uma mudança de empunhadura.

De qualquer forma, nada te impede de tentar tb se acha que é o caminho. Mas dificuldades técnicas sempre vão aparecer e não dá para desviar delas para sempre.

1 Curtida