Estaria o Kato morrendo?

Boa noite meus amigos! Amo jogar de pino longo, no estilo do Gionis. Porém tenho percebido cada vez mais dificuldade dos jogadores Kato de alto nível vencerem partidas. Qual seria a razão do índice tão baixo de vitórias? Será que os pinos não estão evoluindo no mesmo nível do esporte? Como as recentes mudanças na bola. Estaria o Kato assim como alguns outros estilos fadados a morrer? Que chato seria se o TM se resumisse a clássicos ofensivos ;-(

Bom dia Gilbert.
Não diria que vai morrer, mas o estilo tem sofrido uma transformação considerável nos últimos anos.Com a mudança de boa, as adaptações aumentaram já que ficou mais difícil gerar efeito e devolver a bola pesada. O quique mais alto dessa bola de plástico também não ajuda muito. Resumindo, vamos ver os defensivos cada vez mais saindo pro ataque pra tentar matar o ponto ao invés de priorizar a trocação.
Abraço.

Esse é o tipo de fenômeno que sofre influência de muitas coisas, que podem ajudar ou atrapalhar algo a se manter no cenário. Por exemplo, se o Joo Saehyuk não existisse, muito provavelmente o estilo seria muito menos difundido. Ídolos tem papel fundamental nessa questão, porém dessa vez percebe-se algo um pouco mais objetivo (concreto) e até mais sério.

As mudanças da bola impactaram muito no estilo de jogo defensivo, bem como qualquer estilo de jogo que faça bastante uso de efeito. As bolas 40+ já giravam menos, e as "X"40+ menos ainda. Isso faz com que estes jogadores (por melhores que sejam) consigam colocar menos efeito na bola que antes, e o que era primordial em suas táticas de jogo acaba não tendo o mesmo resultado de antes. Principalmente no caso dos defensivos, aquele kato que o oponente passava com stop passa a ser eficientemente respondido com um loop, aquele que ele passava com o loop passa a ter mais chance de entrar bem com uma bola mais agressiva tb, e assim por diante. É um jogo de adaptação, e me parece de fato um obstáculo bem complicado para ser ultrapassado, o que até mesmo inibe a entrada de novos atletas no estilo, o que já aconteceu com a caneta japonesa por exemplo.

Mas deixo as profecias para quem se diverte com isso, e acho que ainda é cedo para dizer se o jogo defensivo vai morrer, afinal, quem sou eu para duvidar da capacidade dos jogadores que chegaram até aqui em alto nível, num estilo naturalmente tão difícil? Mas o que é certo é que o estilo mais do que nunca vai precisar se transformar. Antes era para evoluir, agora é para sobreviver. E na minha perspectiva, o pessoal anda se mexendo sim, geralmente na direção de atacar mais. O Ruwen Filus (que na verdade sempre teve bastante tendência para o ataque), por exemplo, fez um mundial espetacular esse ano.

E como eu digo sempre, que seja o melhor para o esporte.

Abraços!!!

Não seria o caso de aumentarem os pinos? Para compensar o giro? Gostava tanto de ver aqueles rallys cheios de efeitos, agora é só bola chapada…

Outra questão, sempre ouvi falar de um suposto pino super longo que depois foi banido. Procede a informação?

[quote=“Gilbert” post=109324]Não seria o caso de aumentarem os pinos? Para compensar o giro? Gostava tanto de ver aqueles rallys cheios de efeitos, agora é só bola chapada…

Outra questão, sempre ouvi falar de um suposto pino super longo que depois foi banido. Procede a informação?[/quote]
Não que acredito que pinos maiores ajudariam de forma relevante. E vale lembrar que a rotação diminuiu para todos os materiais, mesmo as borrachas lisas, ou seja, não é algo que acontece apenas para os pinos longos. A questão é que estrategicamente / taticamente os estilos de jogo que os empregam são os que mais sofrem as consequências, mas mesmo jogadores ofensivos que jogam com duas borrachas lisas e bastante efeito tiveram que mudar seu jogo de certa forma para jogar contra jogadores de golpes mais grossos e que batem mais, pois muitas das bolas que eles erravam passaram a entrar.

Quanto a material banido, até onde eu sei, foram os pinos sem fricção, em julho de 2008. Pinos super longos eu nunca ouvi falar, e olha que eu conheço muito “ancião contador de história” nesse esporte hahahahahahahah. Eles podem até variar de dimensões, respeitando a regra de 2mm de topsheet e 4mm de topsheet + esponja, mas não que seja usado como diferencial, afinal nem sequer é usado como apelo de venda. O que pode ter acontecido é algum material não ter sido homologado por infringir as regras nesse sentido.

Abraços!!!

O problema de pinos “diferentes” é a a imprevisibilidade dos efeitos, até por isso que alguns tipos foram proibidos.

Na verdade as bolas 'x’40+ já mudaram o jogo novamente, de uma lado é mais difícil colocar giro e do outro é mais fácil defender e contra-atacar bolas rápidas, então todo mundo vai ter que se adaptar, incluindo os pineiros.

Além disso, o número de pineiros, principalmente nos últimos anos, mesmo antes da alteração, nunca foi muito grande, pois no nível alto o pino longo oferece várias limitações.
No nível de clubes, por outro lado, muita gente usa pino simplesmente para atrapalhar os adversários não habituados a jogar contra esse tipo de equipamento, sem se preocupar muito com a técnica correta. Nesse nível acredito que realmente o uso vai diminuir, pois simplesmente travar as bolas e esperar o erro do adversário passa a ser cada vez menos efetivo. Mesmo com a d40 eu senti muito mais facilidade de jogar contra pino longo do que anteriormente.