Essas raquetes são muita coisa para iniciante?

Boa noite. É meu primeiro post aqui, então vou começar dizendo que tenho 2 anos de tênis.

Tinha tempo que eu queria começar a jogar o TT e descobri que havia um local perto de mim e comecei a ir. Estou com 3 horas de jogo/treino aproximadamente, curti muito e quero investir no esporte pra valer.

Estava de olho nas raquetes XIOM - Hugo Calderano ALX PRO e Nittaku Hayata H2. Já aprendi bastante sobre os specs, borrachas etc em pesquisa e queria uma raquete que amplificasse meu backhand, que acredito ter trazido do backhand de uma mão do tênis, e é de longe meu melhor golpe nesse começo.

Também dei uma olhada nas DHS 306, 506 e seus derivados e a Yinhe Pro 01.

Meu grip é shakehand clássico. Queria comprar uma raquete bacana que me acompanhe por bastante tempo.

Não ficou claro quanto tempo de trino você tem, se são somente 3 horas ou se você treina 3 horas…

Se está começando agora, não faz o menor sentido investir em material caro, pensando que “o melhor” vai atender seu jogo de iniciante ou que o “mais caro” é “o melhor”. Diferente do tênis de quadra, os materiais são muito mais sensíveis (feeling).
Embora haja diferença entre modelos de raquetes de entrada e modelos de milhares de reais, no TM a diferença para quem não entende ou ainda não desenvolveu o feeling é muito perceptível, diferentemente de raquetes de tênis de quadra, que somente com a experiência voce entende o peso, a diferênça entre as cordas, etc.

O melhor caminho, se você quer aprender e evoluir de fato, é:

• Madeira: Xiom Offensive S
  • Borrachas: par de Xiom Vega Europe

Agora, dependendo da sua performance no tênis, acredito que não terá problemas se quiser testar com um par de Xiom Euro Dynamic.

Abs

Obrigado pela atenção!

Essa Xiom Offensive S de 5 camadas me parece bem semelhante a Stiga Allround Classic, certo?

O que você acha de borrachas de pino curto? Será uma boa ou melhor evitar?

Todas raquetes 5 folhas all wood tem um desempenho muito similar… vai do quanto quer investir ou “ter status”.

Pino é mais para quem é defensivo, um universo totalmente diferente.
Não existe “evitar”, vai do seu estilo, o que só se adquire com o tempo. Mas a porta de entrada são as borrachas lisas, o que permite aprender todas técnicas e fundamentos básicos, sem precisar focar especificamente em teorias e práticas para defensivos. Futuramente, se seu estilo for tendenciando para defesa, fazer a transição ou testar pinos, é mais fácil.

Abs

Eu tenho uns 3 a 4 anos de treino, indo e voltando, mas no começo meu primeiro kit com madeira e duas borrachas, foram exatamente essas q o Guilherme indicou, e digo por experiência própria me ajudou mto no aprendizado dos movimentos básicos, ajudou mto na regularidade, posteriormente vc pode trocar, mas se optar por esse kit da xiom, vai te acompanhar por um bom tempo

1 curtida

Pino CURTO não tem direcionamento para defesa, e se houvesse algum, até vendo quem joga com eles, seja em baixo ou alto nível, seria muito mais para a esfera agressiva. Isso pode valer para os pinos longos, mas não para os curtos. Mas bem, esclarecido isso, realmente é importante entender como o jogo funciona em termos de rotação, golpes, etc., e para isso é melhor começar de fato pelas borrachas lisas e se esforçar em dominar fundamentos. Inclusive, porque fugir de tudo o que cria dificuldade de aprendizado é um caminho para não aprender muita coisa no tênis de mesa. E não que você pretenda fazer isso, mas relato isso porque é algo muito comum de ver, então não corra este risco.

Portanto, mais do que equipamento, disciplina. A maioria das pessoas que podem comprar raquetes só pensam na próxima e esquecem de fazer bom uso da que tem em mãos. Offensive S e Vega Euro está ótimo, então raquete na mão e suor no chão.