Essa cola pode ser usada para colar borracha na raquete?

Olá, tudo bem? Estava dando uma pesquisada sobre opções de cola pra tênis de mesa, e percebi que o príncipio fundamental é que seja uma cola de contato e preferencialmente a base d’água.
Achei essa: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1812149728-cola-de-contato-base-dagua-150-g-com-pincel-almaflex-300-_JM?matt_tool=40863305&matt_word=&matt_source=google&matt_campaign_id=12413749863&matt_ad_group_id=117898708693&matt_match_type=&matt_network=g&matt_device=m&matt_creative=500615083824&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=pla&matt_merchant_id=136160044&matt_product_id=MLB1812149728&matt_product_partition_id=864293977804&matt_target_id=pla-864293977804&gclid=EAIaIQobChMIoOWgi-zC8gIVioSRCh0HIAc4EAQYASABEgLK-PD_BwE

Será que ela serviria para esse propósito?

1 Curtida

Bom dia,

É difícil saber. Ser à base d’água é uma coisa, e é importante, mas quem garante que não haja outras componentes que possam interagir mal com a borracha.

Colas alternativas são sempre um risco, que na minha opinião nunca valeu a pena correr, levando em consideração o que se tem a perder. E hoje em dia, com alternativas nacionais de qualidade, realmente não acho que valha a pena assumir este risco.

Abraços!!!

Entendi, você tem alguma recomendação de cola barata para este uso?

No site americatt tem vários tipos de colas bem baratas, e o melhor de tudo é que são com frete gratuito.
Já comprei sidetapes por menos de R$10,00 e chegou tudo certinho

Interessante, principalmente para quem não vai usar muita cola. Estava vendo as colas Easyglue da 360tt hoje, mas seria demais pro meu caso. Sou meio novo com montagem de raquetes, então não tenho muita noção sobre esses produtos, mas vou pegando o jeito com o tempo. Obrigado a todos pelas respostas!

Rafael, tenho usado latex natural para colar minhas raquetes há algum tempo. Na verdade esse é o material base de diversas colas específicas de TM (li em fóruns que Free Chack II e Fine Zip , são exemplos), inclusive ao abrir um pote de latex vc um cheiro bem semelhantes ao que essas colas tem (que na verdade é a amônia utilizada na mistura e que logo desaparece).
Geralmente ele é vendido em um estado bastante líquido, com baixa viscosidade, e isso é suficiente para colagens normais (borrachas sem booster), formando uma camada fácil de ser retirada depois, com a vantagem de poder ser usado em raquetes sem selante.

Interessante, o modo de aplicação é igual ao das colas específicas pra tênis de mesa?

Exatamente igual, basta passar o látex liquido na borracha e na raquete (recomendo 2 a 3 camadas na borracha) e colar normalmente. Leva cerca de 10-15 minutos para secar naturalmente, mas com o auxílio de um secador ou mesmo ventilador o processo fica bem mais rápido.
Pode ser necessário lixar um pouco a raquete se a camada de selante estiver muito grossa, mas isso tb acontece com várias colas específicas para tm. Vc encontra frascos de látex com 100ml por cerca de R$ 20, então vale a pena testar e ver se gosta.

A Almaflex também deve servir para a colagem, pois é um adesivo de contato à base d’água. Conheço algumas pessoas que usam colas desse tipo, mas a desvantagem é que a camada que forma na borracha é de remoção bem mais difícil que a do látex.

Tiago obrigado pelas dicas, me tire uma dúvida, esse látex seria aquele usado para maquiagem artística, máscara de Halloween? em caso positivo, todas as colagens que você fez com ela ficaram perfeitas, teve algum problema de descolamento?

Isso mesmo, o látex usado para maquiagens.
A não ser em raquetes com muito selante nunca tive problemas. Até acontece de descolar se bater a com força na mesa, por isso é bom usar um side tape ou fita isolante naquela parte do BH que costuma atingir a mesa.
Fora isso, com qualquer cola tenho o costume de recolar uma vez ao mês e durante esse tempo não tenho problema com o látex, muito mais do que isso nunca cheguei a testar.

A impressão que tenho é de que as colas de TM à base de látex são um pouco mais viscosas (menos diluídas) do que o látex usado para maquiagem e outras aplicações, exigindo um número menor de camadas aplicadas, mas na aparência e odor o material é o mesmo. Vc até consegue comprar látex natural mais concentrado para tentar sua própria mistura, mas nunca fiz isso.

1 Curtida

Rafael, por curiosidade resolvi testar a cola da Almaflex e fiquei surpreso positivamente com o resultado.

Colei duas borrachas gastas em uma p700 selada que não uso mais para fazer o teste.

Com apenas uma camada de cola na borracha e outra na raquete foi possível uni-las sem nenhum ponto de descola aparente.

A descolagem, no entanto, exige mais cuidado do que com as colas à base de látex, uma vez que a fixação é mais intensa. A camada de cola, no final do procedimento de retirada ficou quase que inteiramente na madeira e o pouco que permaneceu na borracha foi facilmente removido. Isso me parece uma vantagem em relação aos adesivos de contato com solventes, ainda usados por muita gente.

É possível dizer que a fixação fica no meio do caminho entre o resultado obtido com colas à base de látex (as que tem cheiro de amônia) e as à base d’água com elementos sintéticos (que são bem difíceis de descolar e muitas vezes danificam a borracha).

Na mesa a colagem cumpriu seu papel, não havia pontos descolados no meio da raquete e nem alteração nas características dos equipamentos.

2 Curtidas