Esporte, Tênis de Mesa e o ping-pong

Recebi um email solicitando participar de um abaixo assinado virtual para inclusão do Tênis de Mesa nas Olimpíadas Universitárias.
A princípio a idéia parece legal mas achei que tinha algo de estranho.
Eu, apesar de também querer compartilhar o esporte, não sinto que a eletização melhore as codições para a prática do
Tênis de Mesa.
Inclusive fiquei surpreso ao ver no site da CBTM que agora há uma loja lá. Parece que agora vale tudo!
Ou seja, minha relação com o esporte é muito diferente do espírito dos órgãos públicos que supostamente me apoiariam e
representariam.
Aí escrevi um texto para tentar me clarear as idéias.
Ví dois outros posts sobre a petição mas como dei um enfoque diferente achei melhor criar outro.
Será que voces podem opinar?
Obrigado.

Foi mais ou menos esta a minha resposta ao email:

Tenho algumas discordâncias fundamentais com a petição.

A petição mostra uma confusão do Tênis de Mesa com o ping-pong.
A imagem que a sociedade tem atualmente do Tênis de Mesa é a do ping-pong, este sim tem uns tantos milhões de pessoas que já brincaram mas que ping-pong profissional.
A maioria dos praticantes de Tênis de Mesa detestam o ping-pong, principalmente pela deturpação do que é esse esporte.
É possível popularizar o que já é o “terceiro esporte mais praticado no Brasil”? É possível popularizar o que já é popular Será?
Será que como jogadores de Tênis de Mesa não cabe a nós assumirmos que nosso esporte não é a mesma coisa que ping-pong? Que a sensação de um drive de back-hand ( ou um top-spin colado na mesa ou um chop de fundo ou, ou ou…) é tão agradável que anos de jogo de ping-pong não são capazes de oferecer?

Na petição há uma pretensão de massificação mas não é o que se observa na política da CBTM. Para participar de um campeonato oficial, seja a nível nacional ou estadual é necessário a inscrição via um clube associado.
De qualquer forma não se pode dizer que não seja democrático. Só não é acessível.
Não que eu defenda a massificação, mas a popularização é necessária afinal é um esporte dos mais completos que estimula tanto o desenvolvimento físico como o mental, mas essa politica de clubes não tem funcionado.
E aqui está o nó górdio: Qual é a principal finalidade do esporte? A especialização ou a popularização? Escolher uns poucos e investir muito neles com a finalidade de conseguir medalhas em competições ou estimular o desenvolvimento do ser humano proporcionando oportunidades para que mais pessoas pratiquem o esporte?

Então, a petição é paradoxal. Por um lado a CBTM declara ser o tênis de mesa muito praticado (misturando o Tênis de Mesa com o ping-pong mantendo a confusão existente). Por outro lado com a pretensão de que o mesmo faça parte de mais uma competição importante (do ponto de vista de retorno financeiro, patrocínios e financiamentos), sem a correspondente popularização. Será que o resultado não seria elitizar ainda mais o nosso esporte?

Ora, apesar de não ser de sua autoria, “o importante não é vencer, mas competir, e com dignidade”, esse era o lema do educador francês Pierre de Frédy, mais conhecido como Barão de Coubertin, o idealizador das Olimpíadas modernas. Esse é o espírito que precisa ser valorizado. Competição é comparação e relacionamento. É uma oportunidade de se perceber que o maior adversário é o próprio sujeito. A participação em competições de elite só se tornam importantes quando se tem a prática esportiva popularizada.

Todos sabemos nosso destino, por isto é necessário aproveitarmos a viagem. O resultado é importante mas o principal é o processo. Vencer é o objetivo mas o principal é a prática e o treinamento que possibilitam e estimulam o auto-descobrimento do indivíduo pela percepção de si mesmo.

Ah, e por falar em popularização do esporte e como eu vi que estão comercializando materiais no site da CBTM *, comprei mês passado uma raquete de qualidade adequada para a prática do Tênis de Mesa por menos de R$100,00, madeira e duas borrachas na PreSports: www.presports.com.

*Suponho que seja para a divulgação do esporte, facilitando o acesso aos materiais necessários à prática, mas como me pareceu muito caro e mesmo confusos (esponja de 8mm?) os materiais do site, me pareceu oportuno informá-los.

por mais que eu to ruim ainda , eu me dedico mto e sempre jgo serio, por isso considero oq eu jgo TM, apesar de talvez minha rakete atual nao ser de nivel que vcs consideram como tm, pois o spin dele eh fraco perto das boas msm… vou treinar e daki uns tempo estarei com rakete boa msm…
por isso que eu votei que nao jgo ping pong, pra mim ping pong eh coisa de quem jga por lazer e por diversao, apesar que eu me divirto jgano TM, mas eu jgo com regras oficiais, bolinhas boas , uma rede boa tbm e jgo TM com o objetivo de melhorar meu jgo a cada dia, coisa que quem jga por lazer que nem o ping pong nem ligaria pra isso.

Há uma corrente política (entidade gestora) que coloca o TM em um contexto “é o 2° esporte individual mais…” utilizando dados divulgados nacionalmente (Atlas do esporte) a respeito de atividades esportivas praticadas pela população.

Para o público as “meia verdades” situando o Tênis de Mesa e não atividade recreativa com raquete, bola e mesa, criam base para manipulação de dados e corroboram para a difusão de dados discrepantes.

Há um abismo cultural, econômico e político no que diz respeito a aceitação na mídia esportiva brasileira de uma modalidade com princípios antagônicos:

O suposto elitismo técnico e financeiro: Só é jogado em clubes, domínio dos fundamentos, uso de material importado e extrema dificuldade física e motora para a prática competitiva.

Contra uma atividade espontânea que todos gostam, brincam na escola, no trabalho e nas horas de lazer sem maiores investimentos ou preocupações.

O meio termo será fruto da informação, que ao ser repassada a quem joga por brincadeira, vê como um abismo intransponível a passagem de “atividade muito divertida e não séria” a modalidade esportiva competitiva e de alto valor técnico.

Quanto a petição, um simples canetaço de alguém resolveria, mas há interesse no COB ou no Ministério do esporte em ter o pessoal da CBTM por perto?

Simples e objetivo.

Abraços,

Bob

O que chega a população é uma petição que mescla Tênis de Mesa e Ping Pong.
Mas procure saber alguém interessado em Tênis de Mesa.
O que falta as federações e a CBTM é fazer algo atraente e agradável, que interesse as demais pessoas que ou desconhencem o tenis de mesa, mas praticam o ping pong.

[quote=“hinoki”:2uc3jak6]Para o público as “meia verdades” situando o Tênis de Mesa e não atividade recreativa com raquete, bola e mesa…[/quote]e rede he he :slight_smile:

[quote=“hinoki”:2uc3jak6]O meio termo será fruto da informação, que ao ser repassada a quem joga por brincadeira, vê como um abismo intransponível a passagem de “atividade muito divertida e não séria” a modalidade esportiva competitiva e de alto valor técnico.
[/quote]
Mas não é o que ocorre com toda atividade de lazer? Se o praticante quiser treinar competitivamente vai ter que procurar um clube. Até no mais popular, o futebol, se não houve condições de freqüentar a escolinha do clube enquanto criança, ou ser puxado por um “olheiro”, vai ter que passar por uma “peneira” para as categorias inferiores. De toda forma, é uma elitização técnica.

Abs.

O que falta as federações e a CBTM é fazer algo atraente e agradável, que interesse as demais pessoas que ou desconhencem o tenis de mesa, mas praticam o ping pong.

Tzuruzinho!

Concordo totalmente com voçê. Confesso que ainda não achei esta fórmula, tenho procurado muito, quem sabe tu não aceitas meu convite e vem trabalhar conosco na FGTM trazendo sua idéia para isto. Taí uma bela oportunidade de sair da teoria e ir para a prática. Aliás se a maioria dos teóricos se propusesse a trabalhar, nosso esporte daria um belo salto de qualidade. A FGTM está aberta a todos.

João Irigoyen

Fiquei surpreso, pois achei que o tópico geraria polemica.
O problema pode ser exemplificado:
Alguns dias após o Jô Soares entrevistar o Hugo Hoyama, que voltou do Pan com um recorde de medalhas, ele ridicularizou um entrevistado dizendo que o único esporte que ele praticava era o tênis de mesa/ping-pong. O Jô Soares não assimilou a diferença entre os dois!
Após uma sessão de hora e meia de tênis de mesa, com jogadas mais agressivas, vejo na balança uma diferença de pelo menos 1Kg! Mesmo bebendo água em rápidos intervalos.

[quote=“FabioAM”:359bb7c8]
Mas não é o que ocorre com toda atividade de lazer? Se o praticante quiser treinar competitivamente vai ter que procurar um clube. Até no mais popular, o futebol, se não houve condições de freqüentar a escolinha do clube enquanto criança, ou ser puxado por um “olheiro”, vai ter que passar por uma “peneira” para as categorias inferiores. De toda forma, é uma elitização técnica.

Abs.[/quote]
Não achei muito certo o exemplo que deu do futebol. O futebol todo mundo conhece. Todo mundo sabe que existem escolinhas pra treinar desde pequeno até adulto, todo mundo conhece os campeonatos (a elite) de futebol ao redor do mundo, todo mundo sabe o que se deve fazer pra chegar a um alto nível… Enfim, todo mundo conhece o esporte, tanto no seu lado mais técnico(de treinamento, rendimento) quanto no lado mais de lazer (peladas).

Já o tênis de mesa é totalmente diferente. Ai que está a questão que os amigos estão discutindo neste tópico: a confusão que as pessoas fazem em não conhecer o tênis de mesa ao associar ele ao ping pong, e a confusão que a CBTM está fazendo com essa petição…

[quote=“TopSpin”:3eo8xod8]Fiquei surpreso, pois achei que o tópico geraria polemica.
O problema pode ser exemplificado:
Alguns dias após o Jô Soares entrevistar o Hugo Hoyama, que voltou do Pan com um recorde de medalhas, ele ridicularizou um entrevistado dizendo que o único esporte que ele praticava era o tênis de mesa/ping-pong. O Jô Soares não assimilou a diferença entre os dois!
Após uma sessão de hora e meia de tênis de mesa, com jogadas mais agressivas, vejo na balança uma diferença de pelo menos 1Kg! Mesmo bebendo água em rápidos intervalos.[/quote]

Ai vemos o crânio que é seu Jô Soares…

Vc está certo no que colocou, André. Mas eu só estava me referindo à passagem da brincadeira para o profissionalismo, que existe em TODOS os esportes. Não disse que essa passagem envolvia as mesmas dificuldades em todas as modalidades.

Eu q joguei futebol sempre soube que quem quisesse ganhar dinheiro com ele teria que viajar, procurar um grande clube (ou ser vendido para um por um clube pequeno), tentar “entrar” nele e não parar mais de treinar, pois milhares encerraram suas carreiras antes de estrear no time principal. Isso vale para o vôlei, basquete, handebol, etc…

eu mesmo,sempre chamei " ping-pong " (não vou mentir) até conhecer um pessoal que jogava TM,ai eu percebi a diferença e comecei a jogar.
APESAR de jogar apenas no horario do almoço (por enquanto,pretendo ficar sócio de um clube no meio do mês e treinar de final de semana de manhã)
uso um material razoavel [é ruim,mais não tanto ;D e pretendo troca-lo tb]
tento aprimorar meu jogo,mesmo sem treino,por observar os outros jogando e por videos,que ajudam muito.
então,eu me considero um jogador de TM
só não jogo por mais tempo,pq tempo é uma coisa que ta em falta =/