Recebi um email solicitando participar de um abaixo assinado virtual para inclusão do Tênis de Mesa nas Olimpíadas Universitárias.
A princípio a idéia parece legal mas achei que tinha algo de estranho.
Eu, apesar de também querer compartilhar o esporte, não sinto que a eletização melhore as codições para a prática do
Tênis de Mesa.
Inclusive fiquei surpreso ao ver no site da CBTM que agora há uma loja lá. Parece que agora vale tudo!
Ou seja, minha relação com o esporte é muito diferente do espírito dos órgãos públicos que supostamente me apoiariam e
representariam.
Aí escrevi um texto para tentar me clarear as idéias.
Ví dois outros posts sobre a petição mas como dei um enfoque diferente achei melhor criar outro.
Será que voces podem opinar?
Obrigado.
Foi mais ou menos esta a minha resposta ao email:
Tenho algumas discordâncias fundamentais com a petição.
A petição mostra uma confusão do Tênis de Mesa com o ping-pong.
A imagem que a sociedade tem atualmente do Tênis de Mesa é a do ping-pong, este sim tem uns tantos milhões de pessoas que já brincaram mas que ping-pong profissional.
A maioria dos praticantes de Tênis de Mesa detestam o ping-pong, principalmente pela deturpação do que é esse esporte.
É possível popularizar o que já é o “terceiro esporte mais praticado no Brasil”? É possível popularizar o que já é popular Será?
Será que como jogadores de Tênis de Mesa não cabe a nós assumirmos que nosso esporte não é a mesma coisa que ping-pong? Que a sensação de um drive de back-hand ( ou um top-spin colado na mesa ou um chop de fundo ou, ou ou…) é tão agradável que anos de jogo de ping-pong não são capazes de oferecer?
Na petição há uma pretensão de massificação mas não é o que se observa na política da CBTM. Para participar de um campeonato oficial, seja a nível nacional ou estadual é necessário a inscrição via um clube associado.
De qualquer forma não se pode dizer que não seja democrático. Só não é acessível.
Não que eu defenda a massificação, mas a popularização é necessária afinal é um esporte dos mais completos que estimula tanto o desenvolvimento físico como o mental, mas essa politica de clubes não tem funcionado.
E aqui está o nó górdio: Qual é a principal finalidade do esporte? A especialização ou a popularização? Escolher uns poucos e investir muito neles com a finalidade de conseguir medalhas em competições ou estimular o desenvolvimento do ser humano proporcionando oportunidades para que mais pessoas pratiquem o esporte?
Então, a petição é paradoxal. Por um lado a CBTM declara ser o tênis de mesa muito praticado (misturando o Tênis de Mesa com o ping-pong mantendo a confusão existente). Por outro lado com a pretensão de que o mesmo faça parte de mais uma competição importante (do ponto de vista de retorno financeiro, patrocínios e financiamentos), sem a correspondente popularização. Será que o resultado não seria elitizar ainda mais o nosso esporte?
Ora, apesar de não ser de sua autoria, “o importante não é vencer, mas competir, e com dignidade”, esse era o lema do educador francês Pierre de Frédy, mais conhecido como Barão de Coubertin, o idealizador das Olimpíadas modernas. Esse é o espírito que precisa ser valorizado. Competição é comparação e relacionamento. É uma oportunidade de se perceber que o maior adversário é o próprio sujeito. A participação em competições de elite só se tornam importantes quando se tem a prática esportiva popularizada.
Todos sabemos nosso destino, por isto é necessário aproveitarmos a viagem. O resultado é importante mas o principal é o processo. Vencer é o objetivo mas o principal é a prática e o treinamento que possibilitam e estimulam o auto-descobrimento do indivíduo pela percepção de si mesmo.
Ah, e por falar em popularização do esporte e como eu vi que estão comercializando materiais no site da CBTM *, comprei mês passado uma raquete de qualidade adequada para a prática do Tênis de Mesa por menos de R$100,00, madeira e duas borrachas na PreSports: www.presports.com.
*Suponho que seja para a divulgação do esporte, facilitando o acesso aos materiais necessários à prática, mas como me pareceu muito caro e mesmo confusos (esponja de 8mm?) os materiais do site, me pareceu oportuno informá-los.