Espessura da esponja.

Ja que sou novato no forum, e pretendo voltar a praticar tenis de mesa, acho que esta subdivisão se enquadra comigo, por enquanto hehehehe.
Pois bem, gostaria de saber em que a “Espessura da esponja: 1.3, 1.7, 1.9, 2.1” influencia.
Gostaria de agradecer pelos esclarecimentos encontrados nos demais topicos, evitando assim perguntas repetidas…
entaum, eu gostaria de saber qual raquete e borracha seria melhor para eu usar, se éh classica, caneta ou classineta…
rsrsrsr to brincando, minha pergunta por enquanto apenas se resume nesta duvida por pura curiosidade e interesse quanto ao seu comportamento em uso.
Obrigado!!!

Resposta rápida e rasteira: Qto mais grossa, mais rápida é!..
(aguarde maiores/melhores comments)

[]´s

A espessura da esponja altera a velocidade, quando grossas (1.9mm – 2.6mm), produzem mais efeito e mais velocidade. Já as esponjas com espessura fina (1.0mm – 1.8mm) favorecem o controle da bola.

O peso final da raquete é alterado pela espessura e pela constituição da esponja/borracha, assim como a sensibilidade ao toque.

A impulsão da borracha é uma soma das qualidades elásticas das camadas (top sheet) e esponja (sponge).

Esponja fina: mais leve, toque mais duro, do tipo madeira, usada na espessura 1,5mm por jogadores que optam por controle.

Esponja grossa: mais pesada, amortece o toque, diminuindo um pouco a sensibilidade. No TM atual, 80% dos jogadores fazem uso de borrachas lisas, sendo a espessura mais popular a MAX de muitos modelos, por volta de 2.2mm.

Existem inúmeras texturas e cores disponíveis (de acordo com a combinação de Top Sheet adequado), além da espessura, a densidade graduada por graus de dureza classifica os diferentes tipos.

As esponjas atuais utilizadas na China, como exemplo, têm em torno de 42° (Degrees), e são consideradas “duras”.

Já os europeus de um modo geral preferem esponjas macias (moles) que oscilam em torno de 30° graus de dureza. (em média até 37°).