Espessura da esponja.

Ja que sou novato no forum, e pretendo voltar a praticar tenis de mesa, acho que esta subdivisão se enquadra comigo, por enquanto hehehehe.
Pois bem, gostaria de saber em que a “Espessura da esponja: 1.3, 1.7, 1.9, 2.1” influencia.
Gostaria de agradecer pelos esclarecimentos encontrados nos demais topicos, evitando assim perguntas repetidas…
entaum, eu gostaria de saber qual raquete e borracha seria melhor para eu usar, se éh classica, caneta ou classineta…
rsrsrsr to brincando, minha pergunta por enquanto apenas se resume nesta duvida por pura curiosidade e interesse quanto ao seu comportamento em uso.
Obrigado!!!

Resposta rápida e rasteira: Qto mais grossa, mais rápida é!..
(aguarde maiores/melhores comments)

[]´s

A espessura da esponja altera a velocidade, quando grossas (1.9mm – 2.6mm), produzem mais efeito e mais velocidade. Já as esponjas com espessura fina (1.0mm – 1.8mm) favorecem o controle da bola.

O peso final da raquete é alterado pela espessura e pela constituição da esponja/borracha, assim como a sensibilidade ao toque.

A impulsão da borracha é uma soma das qualidades elásticas das camadas (top sheet) e esponja (sponge).

Esponja fina: mais leve, toque mais duro, do tipo madeira, usada na espessura 1,5mm por jogadores que optam por controle.

Esponja grossa: mais pesada, amortece o toque, diminuindo um pouco a sensibilidade. No TM atual, 80% dos jogadores fazem uso de borrachas lisas, sendo a espessura mais popular a MAX de muitos modelos, por volta de 2.2mm.

Existem inúmeras texturas e cores disponíveis (de acordo com a combinação de Top Sheet adequado), além da espessura, a densidade graduada por graus de dureza classifica os diferentes tipos.

As esponjas atuais utilizadas na China, como exemplo, têm em torno de 42° (Degrees), e são consideradas “duras”.

Já os europeus de um modo geral preferem esponjas macias (moles) que oscilam em torno de 30° graus de dureza. (em média até 37°).

A grande inovação técnica no momento é produzir borrachas que possuam esponjas inteligentes, que possam vir de fábrica com características idênticas ao material utilizado hoje com cola rápida, mas que não seja nocivo a saúde.

Jogadores efetivamente treinados com materiais não muito difundidos tendem a ocupar um espaço no universo dos torneios, pois quando todos se acostumam com o timing de um padrão geral de jogo, tais jogadores quebram este paradigma e surpreendem seus adversários.

poxa interessante né? sendo que existem borrachas que foram fabricadas visando a velocidade, e outras o controle.
Então podemos fazer uma mistura destes elementos escolhendo a espessura da borracha e o tipo dela, como por exemplo se comprarmos uma borracha de alta velocidade e efeito, e escolhendo uma espessura fina obteremos uma raquete mais equilibrada nestas propriedades velocidade, efeito e controle? rsrs… alguem ja fez isto?

abraços.

Taí uma coisa que nunca fiz (ainda né), pois mesmo as borrachas mais rápidas que já usei, todas foram na sua espessura máxima possível… :lol:

Teoricamente até seria uma solução visando equilíbrio, mas acho q economicamente não tão interessante. Fica fácil de ver com um exemplo: Imagine usar uma sriver FX max ou uma Bryce FX 1.9 (ao invés de 2.1), sendo os toques parecidos, o mais lógico é ficar mesmo na sriver FX max.

[]´s

Se fosse apenas isso… Depende de vários outros fatores, sendo o principal deles a madeira que se usa. Devem existir pelo menos umas 800 combinações diferentes de madeira. Fora isso tem o fator cola rápida (que será proibida, logo um item a menos p/ encher o saco). Em contrapartida todos os fabricantes devem lançar seus otimizadores de borracha (boosters) e não duvido que em pouco tempo tenhamos boosters de nível 1 até nível 20.
Há que se considerar ainda seu tipo de movimento de braço, tempo de bola, umidade relativa do ar, etc.
É amigo, tênis de mesa dá uma boa tese de doutorado em física.