Escolha de raquete - Identificação do estilo

Olá a todos,

Eu estou querendo jogar tênis de mesa com um pouco mais de seriedade (aprender as técnicas do esporte, os estilos, enfim, me desenvolver no esporte) e gostaria de comprar uma raquete. Só que lendo os tópicos, encontrei uma série de termos que não entendi muito bem o significado(como o que é ser um jogador caneteiro, defensivo, etc), e, sendo assim, não posso dizer qual é o meu estilo (e sequer sei se já desenvolvi um). Alguém poderia me ajudar a identificar os estilos básicos existentes no tênis de mesa, e os tipos mais gerais de raquetes e borrachas para eu encontrar uma que se adapte ao meu perfil?

Muito obrigado

Caro colega Aar, escrever sobre qual o estilo seria indicado ao seu jogo seria muito complicado, principalmente não conhecendo suas características e preferências na mesa. Portanto, é bastante complexo responder a sua solicitação.
Porém existem alguns vídeos que você pode encontrar na internet, por exemplo, os vídeos de instrução da Frantt ( procure no google por Frantt videos) e alguns outros do Sr. Salatiel de Santa Barbara (procure no youtube por stcvideos) que vc. encontrará alguns vídeos introdutórios e explicativos. Existe também amplo material que pode ser pesquisado na internet a respeito de empunhaduras e estilos, bem como, se vc. tiver condições na sua região, visitar uma escola ou clube, e pedir dicas para os instrutores, e quem sabe conseguir fazer alguma aula demonstração.
Boa sorte, treine bastante e com certeza vc. conseguirá alcançar suas metas.

Muito obrigado pelas dicas, rpb_player, elas foram muito úteis.
Eu estive vendo alguns vídeos e vi que a empunhadura que uso é a clássica, tendo mudado para ela após utilizar a chinesa (não me dava a velocidade que eu gostaria - não sei se isso é característica dela). Só que nunca realmente peguei uma raquete muito boa, então sequer dar efeito com elas demandava um belo de um esforço - o que meio que me obrigava a focar na velocidade. Sendo assim, ainda não tenho certeza de qual estilo seguir, até porque não testei praticamente nenhum. Existe alguma raquete (raquete+borracha) de estilo “neutro”, que me permita testar diferentes estilos de jogo de maneira relativamente satisfatória para que depois que eu conseguir definí-lo buscar uma raquete mais específica?

Agradeço a atenção

Vou lhe encaminhar algumas dicas via Mensagem Particular.
Aar vou te mandar minhas impressões diretamente. Olhe sua caixa de entrada nas MP mais tarde, ok ? Qualquer outra dúvida que possa surgir, me responda via MP, ok ? E lembre-se são apenas sugestões baseadas na minha experiência.
Sinta-se a vontade para questioná-la ou rejeitá-la, ok? Sinceramente, o correto mesmo seria um colega seu mais experiente ou um instrutor analisar seu jogo ou este seu início e sugerir algo bem acertivo, ou vc. tomar contato com materiais de colegas antes de decidir investir nesta sua raquete.
Abs

Sempre compro raquetes para amigos iniciantes no esporte. Uma das primeiras dicas que passo é buscar utilizar raquetes de seus amigos, pois cada um deva ter a sua, espero que tenha opção de clássica e caneta japonesa pelo menos, pois o metodo de jogada é totalmente diferente uma da outra, testando suas jogadas com cada uma delas, a que você mais se adequar, você ja terá uma boa ideia de como adquirir a sua.

Obrigado pelas dicas, rpb_player e Hebert, me ajudaram a ampliar a minha visão sobre o tênis de mesa. Estou pensando em procurar algum clube aqui em São Paulo onde possa conhecer um pessoal interessado em tênis de mesa pra me divertir um pouco e ter a oportunidade de testar novos materiais e aos poucos ir me adaptando (não sei se vou estar com muito tempo pra isso, mas acho que vale a pena tentar hehehe). Bom saber que posso contar com o pessoal aqui do fórum pra me ajudar. E, novamente, obrigado.