Equilibrio entre madeira e borracha

Oi pessoal, começando no forum e com dúvidas para que me ajudem a encontrar uma opção. Atualmente faz pouco tempo tenho uma madeira classineta Yasaka Sweden Clássica 5 lâminas e borrachas Baracuda no fore e Rakza 7 soft no back. Senti uma pouco de falta da participação da madeira, parece como se as borrachas estão trabalhando e a madeira ficou no local sem sentir muito ela, e fiquei pensando que para melhorar isso poderia ir para uma raquete de 7 lâminas puras de madeira ou um raquete de 5 laminas com duas de carbono, meu receio é perder a sensibilidade de gerar bolas com efeito e ficar fora de controle os giros, ou escapar do controle os toques, meu jogo basicamente é mistura de efeitos, deixadas e ocasionalmente golpes ou drives, jogo encima da mesa por causa de dores de joelho e dependo muito da sensibilidade dos efeitos, por isso estou na dúvida ir para 7 laminas puras de madeira ou madeira com carbono. Sei que nos dois casos tenho que esperar um aumento de tudo, mas não quero que seja exagerado. Uso espessura máxima, será que teria que diminuir para no caso que for pouca diferença compensar com um pouco menos de espessura. Obrigado se alguém me ajudar, abraço.

fala Carlos, beleza?

Tenho uma madeira 5 laminas com 2 carbon e eu posso dizer que você vai sentir muito a diferença de sensibilidade. Eu atualmente estou jogando com uma parecida com a sua, de 5 laminas por conta de estar em um estilo mais defensivo, mas volta e meia tento jogar uma ou outra com a raquete rapida ainda e nenhuma bola minha entra.

Por você jogar em cima da mesa acho que o ideal seria a de 7 laminas de madeira, embora nunca tenha experimentado, a madeira de carbon vai ter muita explosão para quem não pretende afastar para golpes mais fortes

Eu entendo perfeitamente a característica de “chegar na madeira”, como meu técnico costumava dizer.
Uma raquete super macia como a Sweden Extra obviamente não é a ideal para engajar madeira + borracha num drive, ainda mais se as borrachas forem de espessura máxima.
Como você mesmo citou existem (teoricamente) 2 possibilidades para solucionar isso, uma madeira mais dura ou borrachas mais finas.
Se optar por trocar a raquete existem infinitas possibilidades quando se diz “madeira com carbono”. Existe raquete dura com carbono extremo, com carbono soft, com carbono pulverizado, com carbono mixado (ALC, Zylon-Carbon, Aramid Carbon, etc). Enfim, as opções são tantas que pode ficar difícil encontrar a melhor combinação.
Isso não difere muito se optar pelas 7 folhas, existem 7-ply super duras, normais, softs, grossas, finas, só de hinoki, de 2 limba + 5 ayous, etc.
Então o ideal seria experimentar raquetes de outros jogadores em seu clube para ver o que melhor se adapta as suas habilidades. Se isso não for possível sugiro dimiinuir a espessura das borrachas para até 1.8mm e manter sua raquete atual, assim terá mais sensibilidade na batida e até mais controle, com uma certa perda de velocidade. Mas como vc citou que joga em cima da mesa me parece que velocidade não é a prioridade para seu jogo.

Valeu Henrique, já me avisou algo, obrigado.

Obrigado Nakata, muito úteis seus comentários, antes de começar a usar a yasaka sweden Clássica estava com Yinhe T-11, madeira de balsamo com 5 +2 e estava muito boa a combinação, então antes de sair procurando e seguindo suas dicas tirei minhas borrachas da Yasaka e coloquei na T-11, amanhã vou ter a primeira sensação, espero que de certo porque o Balsamo é macia e Carbono mistura e fica uma combinação interessante e leve ainda.

Boa noite,

Basicamente, a questão é o que vc mesmo já antecipou: com o aumento da velocidade, o seu estilo de jogo pode ser comprometido e vc pode estar inserindo ao jogo um ritmo mais acelerado que não te convém.

A pergunta é se vc realmente precisa disso. A madeira está trabalhando, mas está fazendo o que ela foi feita para fazer. Porém, isto estaria mesmo atrapalhando o seu jogo, ou vc gostaria de experimentar algo diferente? E não há nada de errado com isso, mas vc pode criar problemas onde sequer nem havia.

Abraços!!!

Obrigado Alcir pelo retorno:
Estava esperando seu comentário que respeito. Na verdade, a sequencia foi assim, estava jogando com uma Yinhe T-11 há um par de anos atrás, 5 lâminas de madeira de Balsa e dois de carbono, e ainda usava borrachas com boa aceleração e giro, e estava satisfeito. Comecei a economizar nos gastos de material pois a situação não estava para gastar quase R$ 300,00 cada borracha e acabei entrando no mundo das borrachas chinesas, baratas, novas e conseguia jogar, o que não percebi no começo é que precisei fazer o dobro de esforço para fazer girar ou bater na bola, e isso foi piorando porque não tinha focalizado nesta mudança e o efeito ruim que estava produzindo no meu jogo, até que decidi comprar uma madeira Yasaka Sweden Clássica e uma borracha Baracuda e senti que voltei a sentir a sensibilidade e a recuperação dos giros que dava antes, mas senti que a madeira de 5 lâminas da yasak ficou magra rodeada de uma baracuda e uma rakza 7 soft, sentia a borracha mas não sentia o corpo da madeira e comecei a pensar o próximo passo seria colocar uma madeira com mais corpo mas sem comprometer muito meu jogo de controle e efeitos e percebi que o próximo passo seria continuar só com madeira e uma de 7 laminas ou uma com 5 lâminas e duas de carbon e esse foi o motivo de eu postar minhas dúvidas, mas percebi também que tinha deixado de lado minha anterior madeira que tinha um ajuste que gostei do começo, madeira de balsa com dois de carbono e tinha um corpo razoável e ainda era leve, tirei as borrachas da Yasak Sweden clássica e coloquei na T-11 voltando a minha antiga escolha, hoje a tarde vou ver se acertei e estou torcendo, senão continuarei onde parei, procurar uma 7 laminas de madeira pura, se passar do ponto me adaptarei e bola para frente mas sempre achando que tem que ser natural e no instante a química tem que acontecer, estou ansioso para que chegue a hora do treino e perceber que deu certo a procura. Obrigado Alcir.

Bom dia Alcir: Fiz o teste ontem e a química aconteceu no primeiro toque, estava torcendo para sentir o que estava planejando, achei um degrau intermediário antes de emigrar para um 7 láminas puras ou uma de 5+2 de outra madeira. A raquete T-11 Yinhe tem a combinação que eu queria, as 5 lâminas de madeira de Balsa, bem macia com as duas coberturas de carbono, mais as duas borrachas de bom giro da barracuda com a rakza 7 soft, ficou tudo afinado para meu jogo, a maciez da balsa é complementada com o toque do carbono, o que falta em um o outro complementa, com isto economizo em gastar em madeira e posso focar só em borracha. Abraços.

1 Curtida

Que bom que conseguiu um bom resultado com o que tem em mãos. Isso poupa muito trabalho e dinheiro.

Material pode se tornar facilmente uma espiral negativa. Portanto, se achou algo que te permite fazer bem o que vc faz, concentre-se em faze-lo cada vez melhor ou pelo menos em não perder o que vc arduamente desenvolveu com treino hahahahahahah.

Abraços!!!