Envernizar a Madeira

Estive lendo sobre este procedimento em diversos posts em um Forum de Tenis de Mesa americano, onde os gringos chamam de selar a madeira de modo a reduzir os danos à madeira que muitas vezes ocorre ao se retirar a borracha para recolá-la.

Fazendo isto, segundo eles, os danos praticamente inexistem.

Os caras aconselham o uso de verniz de envernizamento (é o processo menos aconselhado), spray de cabelo ou um selante (sand sealing) que não sei o que é e que lá é vendido somente em grande quantidade.

A Joola vende este selante com o nome de “Sealing varnish” http://www.joola.de/en/produkte/zubehoer/bladeseal.htm que nada mais é que um “sand sealing” que eles reengarrafam e cobram muito mais caro.

Alguém aqui sabe o que é o correspondente no Brasil a este tal de “sand sealing”?

Abraços

Joca

Nao exatamente o que é esse sand seeling, mas uma coisa eu posso dizer, o selante da Joola é o melhor que tem, muito melhor que qualquer verniz

Eu já usei o Racket Coat da TSP e não gostei do resultado. Optei por laquê. Ou então verniz bem diluído em thinner.

Eu fiz diferente, solicitei ajuda profissional, passei minha raquete pra um marceneiro cuidar, o cara pegou um verniz de boa qualidade, usou um diluente próprio e aplicou com revolver de pintura, ficou uma camada finíssima e uniforme nem parece que tem verniz. show de bola

Olá, gente
Vcs podem fazer o seguinte: vão numa loja de tintas e comprem “selador”. É um líquido que lembra fisicamente o verniz, mas serve para fazer exatamente o que queremos (e o que o próprio nome diz), selar a madeira. Isto é, tapar os poros da madeira e evitar que a cola “ancore” nela.
Dê uma lixada de leve na superfície da madeira para eliminar algum ressalto, caso haja, e limpe depois com um pano seco. Passe uma camada de selador com pincel fino. Deixe secar à temp ambiente (mas não muito frio). Após, passe então uma scotch brite ou lixa 400 para tirar o excesso. Limpe com um pano seco. Verifique se ficou bem lisinho. Caso ainda esteja com porosidade, vá repetindo essa sequência até a superfície ficar igual a “bumbum de neném”… Após aúltima camada, passe o scotch brite, limpe e deixe secar até o dia seguinte.
Então, divirta-se!!
Um abraço.

Uma vez me falaram pra passar base de unha…
Mas a minha continua em nada…

O problema é que tem gente que quase não usa cola e sim solvente.
Explico
Nas primeiras colagem eles usam cola grossa (cola normal não-rapida, cola rápida boa ou cola caseira com pouco solvente) até formar uma pelinha na borracha. Depois de várias colagens, forma-se a pelinha de cola, e daí passam só solvente para a pelinha de cola derreter. Porém de tanto usar solvente mesmo se a raquete tiver protegida com verniz ou selada, essa proteção acaba sendo diluída pelo solvente após várias colagens.

Só uma dica (que em geral está nos papelzinhos que vem nas borrachas): Imagine a raquete em pé com o cabo voltado para baixo (ou para cima, tanto faz). Na hora de retirar a borracha, retire-a de um lado para o outro da raquete ou seja num movimento horizontal. Se você tirar a borracha num movimento vertical (a partir do cabo para a ponta, por exemplo) a chance de sair pedaços é maior. Se não me engano isso tem alguma relação com o sentido das fibras da madeira.

Falou,
MTN

A frequente utilização de cola rápida(solvente) pode, com o tempo deixar a madeira da raquete encharcada(chôcha), ou seja, alterar as propriedades de impacto, sensibilidade e rapidez da madeira? Ou depois de três anos recebendo pinceladas de cola a sensibilidade ainda é a mesma.

Oi, com certeza as condições de uso alteram a durabilidade da raquete.
Solvente, umidade (suor) e impactos (quedas) vão enfraquecendo as fibras.
Já tive duas Capricorn da BTL, uma raquete caneta japonesa com carbono e a mais antiga e usada estava chocha.
É importante proteger o material destes mecanismos, mas infelizmente a madeira tem vida útil em torno de 3 anos de uso.