Entrar em bolas cavadas.

Boa Noite companheiros

Estou com muita dificuldade de entrar (atacar) bolas cavadas (underspin), 80% das vezes a bola vai pra rede, qual o movimento que eu devo fazer? de baixo para cima ? chapado? braço reto???
( estou usando uma acuda s1 , e jogo caneta )
Se possivel um video ajuda…

Se a bola sair da mesa e vc for ofensivo, baixe a raquete na altura do joelho (literalmente encoste no joelho) e suba rapidamente para a altura da testa. Tente fazer este movimento usando mais o antebraço do que o braço inteiro (uma continência mais ampla).

Se a bola for curta e vc quiser atacar pode fazer a chiquita ou banana flick.

Se for curta e quiser passar, tente chegar perto da bola quando esta estiver acabado de kikar na mesa e toque nela para frente com a raquete aberta (apontada) 45 graus pra cima. Procure videos de cozinhar bola com efeito para baixo.

Se for longa e quiser passar com efeito para baixo também pode passar com kato ou com a mesma tática da bola curta.

Essa semana tento postar os videos comigo atacando essas bolas longas e passando as curtas no post: https://mesatenista.net/forum/14-troca-de-videos/97184-videos-de-treinamentos-atleta-nao-profissional.html#103460

Primeiramente você tem que aprender a mecânica do movimento. Me refiro ao forehand de topspin em bola cavada.
E nesta fase inicial a bola vai sair lenta, sem muita ofensividade. Mas é assim mesmo, o mais importante é aprender a mecânica. Vamos lá:

  • Como a bola vem cavada com underspin, normalmente ela sairá da mesa. É importante aprender os 3 tempos de bola após o quique na mesa: subida, topo e pós-topo. Num aprendizado de topspin a bola deve ser batida no pós-topo. E como você tem dificuldade com este golpe, vamos sugerir um pós-topo exagerado, explico a seguir.

  • O pós-topo exagerado a que me referi é deixar a bola cair até o nível da mesa (mesma altura da mesa). Este é o ponto onde você deve bater na bola. Mas bater como?

  • Bater sempre raspando a bola com um movimento de raquete totalmente vertical. Esta é a párte mais importante para aprender corretamente. Lembre-se: a tentação de fechar o ângulo da raquete para imprimir mais velocidade é grande, mas não caia nessa até ter dominado bem o be-a-bá do golpe. Faça sempre o movimento de raquete verticalmente.
    Um bom treino aqui é sacar por baixo e pedir para um parceiro de treino devolver cavado. Aí você executa o golpe.

  • Conforme for dominando o golpe (poucos ou nenhum erro numa bacia de 50 bolas) você pode experimentar ir fechando o ângulo aos poucos, deixar a bola cair menos e imprimir mais velocidade.
    Para ter uma ideia, jogadores tops pegam a bola no topo do quique, mesmo numa bola com muito underspin. Veja um vídeo em câmera lenta do Zhang Jike contra o kateiro coreano Joo. Isso é um topspin perfeito numa bola pesada.

[video width=425 height=344 type=youtube]TNDEauKcm54[/video]

E sobretudo, preste atenção na perna direita do Zhang Jike. Vc vai reparar que ele se prepara para o golpe concentrando seu peso sobre ela (flexiona a perna) e no momento do chamado “swing” (o movimento do golpe de fato), ele transfere o peso para a outra perna. Este peso te ajuda a transmitir uma potência “natural” à bola, facilitando bastante o trabalho. Vc deve tomar muito cuidado para não realizar o golpe apenas com o braço, em primeiro lugar pq com a repetição deste vício equivocado, vc aumenta suas chances de lesão, e tb pq fica muito mais difícil aceitar o golpe.

No mais, treine muuuuuito e divirta-se!!!

Abraços!!!