Enterradas no Campeonato Baiano

Amigos do Mesatenista,

Gostaria de uma orientação:
Aqui no campeonato baiano, na etapa passada, teve um atleta forte que, propositadamente, perdeu para um atleta de menor nível técnico que o dele (a famosa enterrada).
Ele fez isso para não enfrentar outro atleta nas quartas-de-final nos cruzamentos do torneio.
Porém isso acabou me prejudicando, pois eu me esforcei pra sair em primeiro de meu grupo, ganhando minhas partidas e enfrento um atleta, que é forte, e que agiu de forma anti-ética para fugir do confronto com outro jogador da equipe dele.

Acontece, que novamente, meu grupo cruzará com o dele, e novamente, se ele sair em 1º do grupo enfrentará o outro atleta da equipe dele. Portanto, obviamente, ele deverá enterrar para um atleta de menor nível que o dele para fugir do cruzamento.

Eu tenho visto que em outros esportes (como na fórmula 1), não é aceita essa manobra anti-ética e prejudicial ao esporte salutar. E no Tênis de Mesa? o que pode ser feito para evitar um absurdo desses? quais providências posso tomar junto à FBTm ou a CBTM?

Olá jadsonalmeida!
Antes de mais nada, entendo sua frustração e tb acho esta uma postura lamentável. Porém, apesar de entender a sua linha de raciocínio, eu creio que não é possível tomar nenhuma iniciativa que possa ser atendida.
Acontece que, para qualquer intervenção objetiva em relação a estas situações, são necessárias provas da queixa. Vc citou de forma muito feliz o exemplo da Fórmula 1, mas embora eu não seja nenhum especialista no assunto (e nem pretenda ser), sei que muitos aspectos são controlados em tempo real pelo órgão competente via telemetria, entre outros. Sendo assim, eles têm dados suficientes para analisar se uma ultrapassagem foi feita por “conveniência” ou não: se o carro não apresentar sinais telemétricos de falha, não haveria motivo para uma desaceleração muito pronunciada, por exemplo. E tudo isto está devidamente relatado, com equipamentos devidamente aferidos, por instituições devidamente reconhecidas pelas equipes, etc. Por isso eles conseguem estabelecer punições de forma tão rápida, pq têm parâmetros objetivos (embora eu não saiba se usam parâmetros subjetivos e quais seriam eles).
Já no caso de outros esportes, como é que se vai provar objetivamente que x perdeu para y por conveniência? É claro que nós percebemos a atitude muitas vezes (e muitas vezes de forma explícita), inclusive não só no tênis de mesa (vide futebol), mas como prová-la? Só a “coincidência” de que o resultado supostamente favoreça não é uma prova. E muito além disso, não consta nas regras que o atleta é obrigado a querer vencer todo e qualquer oponente, em qualquer situação.
Reforçando, mais uma vez digo que me oponho diametralmente a esta atitude mas, uma vez que ela não é classificada oficialmente como infração (ou alguém me corrija se estiver errado, por favor), não me resta outra coisa a não ser lamentá-la.

Abraços!!!

Caro Jadson, por mais lamentável que seja o comportamento do outro “atleta”, e que talvez vc. tenha a impressão que ele tenha amarelado, pra fazer jogo de equipe ou para benefício próprio, o que fica no final é que :
1o. Vc. venceu, primeiro por ter jogado sério,
2o. Existe a chance dele realmente não conseguir lidar com seu estilo e ter causado até algum espanto para vc. e
3o. Caso tenha feito a enterrada, ele é apenas mais “um”, pois ficou com receio de jogar com fulano ou beltrano…kkkkkkkkkkk… ou seja, ficou com temores muitas vezes infundados.
E convenhamos… isto mostra que para ser um jogador forte, técnica não é tudo, a ética também faz parte do conjunto, logo ele pode até ser técnico, porém forte ou completo como jogador, acho que dificilmente será.
Faça o seguinte, já que ele está dando uma enterrada, coloque um 11x0 nele pra ele lembrar por um bom tempo que respeito e ética fazem parte da vida e não só da partida !!! ::aplausos:: ::aplausos:: ::aplausos::
Abs e boa sorte.

Alcir,

No Tênis de Mesa tem sim como verificar isso.
1º - A rescindência: Não é a primeira vez que isso ocorre. O cara perde no grupo pra sair em 2º, e, milagrosamente, vence todo mundo no mata-mata (sic);
2º - O nível técnico: A diferença de nível é significativa. Por que essa derrota só ocorre no grupo? por que no mata-mata não ocorre isso? (no mata-mata só perde pra forte e ganha dos outros…)
3º - “A coincidência”: Essas derrotas pra atletas mais fracos só ocorrem quando, no cruzamento, o atleta sem ética vai enfrentar um atleta forte do seu clube. Por que essas “derrotas” não ocorrem quando o cruzamento é favorável?

Ou seja, em resumo, o cara olha o cruzamento e decide se sai em 1º ou em 2º do grupo.
Não sei a opinião dos outros, mas na minha, isso tem de ser combatido.
A “enterrada” uma atitude lamentável e prejudica nosso esporte.

Puxa Jadson,entendo vc.Já vi isso acontecer várias vezes… Eu tento analisar jogos de meus possíveis oponentes e que venha quem for,prefiro enfrentar jogadores fortes ,mesmo eu perdendo.Mas no seu caso é pior ,me parece “jogadinha de clube”.Bola pra frente e boa sorte.

[quote=“jadsonalmeida”:1ywsv4js]Alcir,

No Tênis de Mesa tem sim como verificar isso.
1º - A rescindência: Não é a primeira vez que isso ocorre. O cara perde no grupo pra sair em 2º, e, milagrosamente, vence todo mundo no mata-mata (sic);
2º - O nível técnico: A diferença de nível é significativa. Por que essa derrota só ocorre no grupo? por que no mata-mata não ocorre isso? (no mata-mata só perde pra forte e ganha dos outros…)
3º - “A coincidência”: Essas derrotas pra atletas mais fracos só ocorrem quando, no cruzamento, o atleta sem ética vai enfrentar um atleta forte do seu clube. Por que essas “derrotas” não ocorrem quando o cruzamento é favorável?

Ou seja, em resumo, o cara olha o cruzamento e decide se sai em 1º ou em 2º do grupo.
Não sei a opinião dos outros, mas na minha, isso tem de ser combatido.
A “enterrada” uma atitude lamentável e prejudica nosso esporte.[/quote]
Eu estou baseando minha perspectiva em termos objetivos, e sendo assim, tenho que afirmar que todos os jogadores que participam de um campeonato em uma mesma categoria têm sim o mesmo nível técnico, pois todos estão disputando em condições de igualdade (o jogo começa em 0x0 para todo mundo). Portanto, minha opinião é que ninguém pode ser punido com base em nível técnico. Tudo bem que este não é exatamente o “nível técnico” que vc diz, mas este “nível técnico” que vc diz é responsabilidade de cada um.
A questão é que, por mais que tudo isto seja latente, com base em que regulamento ou código de conduta EXISTENTE este atleta pode ser punido? Vc pode tentar levantar o tema junto aos órgãos competentes para iniciar uma discussão (e acho que seria mesmo interessante), mas na inexistência de parâmetros, ainda não se pode fazer nada.
Mais uma vez: repudio a atitude, inclusive fico muito chateado ao ver gente fazendo isso nos campeonatos que participo. Mas não vejo outra contramedida que não seja os adversários vencerem o cara e não darem opção de escolha a ele. Enquanto ele tiver condições de fazer isso, infelizmente terá esta carta na manga.

Abraços!!!

Falae povo!..
Creio que o X da questão seja esse; pois se no regulamento da competição não existe nenhuma punição pra esse tipo de comportamento, fica difícil conseguir algo.

Aqui no RJ temos um Tribunal Desportivo, que visa julgar atitudes indisciplinares e “pequenas causas”… Talvez seria um caminho a seguir…Mas confesso que até onde sei, não consta em nosso regulamento (por exemplo o da temporada 2011) nada nesse sentido de “enterrada”.

[]´s

Não tem nada no regulamento??, então faz parte do jogo, de acordo com a tabela o atleta(que tenha condição) define seu futuro adversário…treine e tente ganhar dele, esse tipo de atleta espertinho só aprende se for logo derrotado.

LukTM e Mutley-BR, o regimento disciplinar da FBTm fala sim sobre isso.
Regimento online: http://www.fbtm.com.br/fotonoticias/REGIMENTODISCIPLINARFBTM2011.pdf
Art. 22.1 - Atletas, técnicos, representantes de clubes e os árbitros deverão preservar a boa apresentação do esporte. Em particular os atletas têm que fazer o possível para vencer um jogo e não abandonar o jogo exceto por contusão ou doença;

Como eu já esperava, houve a enterrada. Alguns diziam que o atleta antes do jogo disse que ia enterrar pq não queria pegar o colega de clube nas quartas.
Na hora do jogo, o oponente dele não aceitou isso e começou a errar várias bolas também. O que se viu foi um espetáculo dantesco, onde nenhum dos dois queria vencer o jogo: erros propositais, furadas, bolas jogadas em direção a rede.
A platéia se dividiu: uns riam, outros criticavam.
Terminada a partida, eu fiz uma apelação por escrito à Diretoria da FBTM, alegando que o atleta havia “entregue” a partida para não pegar o companheiro de equipe (que disputava o título baiano) e iria me enfrentar nas oitavas (e eu também disputava o título), e solicitei julgamento do caso.
Agora sentem-se…
Durante o julgamento, em pleno torneio, o presidente da FBTM chamou um outro atleta que resolveu não disputar as ultimas etapas do campeonato baiano, não participando inclusive da etapa em andamento (Copa Bahia), para dar uma opinião “interessante” (??? alguém entendeu isso?). O atleta em questão falou que achava isso normal. E que minha apelação era “choro de perdedor”. E que ele mesmo já tinha enterrado várias vezes pra evitar atletas fortes.
Resultado: Minha apelação foi julgada improcedente.
Após ouvir amigos que me pediram para não abandonar o torneio, fui e, educadamente, em respeito aos presentes, disputei a partida e perdi por 1x3 nas oitavas, ficando em 2º lugar no Campeonato Baiano.
Eu filmei toda a partida e verei como apelarei a instância superior.
O problema não é ser campeão baiano ou não (eu tinha pouquíssimas chances e o campeão baiano o foi por méritos na mesa e é, notadamente, um atleta de nível técnico superior aos outros aqui na Bahia), mas minha indignação é que, na minha opinião, a ética foi jogada na latrina e deram descarga.

Pois é LukTM, vou tentar treinar mais e melhorar meu jogo para evitar essas manobras.
Mas que isso chateia, chateia.

Por enquanto, vou cuidar é de minha família, pois aqui a duas semanas meu filho estará nascendo. ::aplausos::
E bola pra frente.

[quote=“jadsonalmeida”:22zvn7qm]

Por enquanto, vou cuidar é de minha família, pois aqui a duas semanas meu filho estará nascendo. ::aplausos::
E bola pra frente.[/quote]

O meu filho vai ganhar do teu, ele já está treinando !!! :lol: :lol: :lol:

Boa tarde pessoal
fiz cadastro hoje aqui…
primeiro comentario…
olha só acredito que ele tenha entregado para favorecer o clube dele…ja vi varias vezes atletas entregarem antes do mata mata para fazer mais pontos para o club no troféu eficiencia…
eu ja fiz o contrario posso falar aqui agora…
brigava por um titulo geral de uma liga mas para isso o outro atleta que disputava comigo tinha que ficar de quinto para traz,sendo assim entreguei no grupo para enfrenta-lo nas quartas de final,porem ele viu que perdi e tbm entrego… e depois um atleta do meu club o eliminou e fico tudo bem…
até o nosso querido hugo ja vi entregar para favorecer sua equipe nos abertos,eu não acredito que alguem entregaria um jogo para não enfrentar outro atleta,se de qualquer jeito para ser campeão vc precisa ganhar todos os jogos…
bom é isso…
vlw pessoal