LukTM e Mutley-BR, o regimento disciplinar da FBTm fala sim sobre isso.
Regimento online: http://www.fbtm.com.br/fotonoticias/REGIMENTODISCIPLINARFBTM2011.pdf
Art. 22.1 - Atletas, técnicos, representantes de clubes e os árbitros deverão preservar a boa apresentação do esporte. Em particular os atletas têm que fazer o possível para vencer um jogo e não abandonar o jogo exceto por contusão ou doença;
Como eu já esperava, houve a enterrada. Alguns diziam que o atleta antes do jogo disse que ia enterrar pq não queria pegar o colega de clube nas quartas.
Na hora do jogo, o oponente dele não aceitou isso e começou a errar várias bolas também. O que se viu foi um espetáculo dantesco, onde nenhum dos dois queria vencer o jogo: erros propositais, furadas, bolas jogadas em direção a rede.
A platéia se dividiu: uns riam, outros criticavam.
Terminada a partida, eu fiz uma apelação por escrito à Diretoria da FBTM, alegando que o atleta havia “entregue” a partida para não pegar o companheiro de equipe (que disputava o título baiano) e iria me enfrentar nas oitavas (e eu também disputava o título), e solicitei julgamento do caso.
Agora sentem-se…
Durante o julgamento, em pleno torneio, o presidente da FBTM chamou um outro atleta que resolveu não disputar as ultimas etapas do campeonato baiano, não participando inclusive da etapa em andamento (Copa Bahia), para dar uma opinião “interessante” (??? alguém entendeu isso?). O atleta em questão falou que achava isso normal. E que minha apelação era “choro de perdedor”. E que ele mesmo já tinha enterrado várias vezes pra evitar atletas fortes.
Resultado: Minha apelação foi julgada improcedente.
Após ouvir amigos que me pediram para não abandonar o torneio, fui e, educadamente, em respeito aos presentes, disputei a partida e perdi por 1x3 nas oitavas, ficando em 2º lugar no Campeonato Baiano.
Eu filmei toda a partida e verei como apelarei a instância superior.
O problema não é ser campeão baiano ou não (eu tinha pouquíssimas chances e o campeão baiano o foi por méritos na mesa e é, notadamente, um atleta de nível técnico superior aos outros aqui na Bahia), mas minha indignação é que, na minha opinião, a ética foi jogada na latrina e deram descarga.