Enquete: Você apoiaria a restrição quanto ao uso de colas?

A ITTF, na pessoa de seu presidente Adham Sharara parece determinada a modificar nosso esporte ao ponto de desfigurá-lo.
Segundo esta notícia, da acessoria de imprensa da entidade, está sendo discutida a definitiva abolição do uso de colas rápidas (e solventes) tóxicos.
Como já foi postado pelo nosso amigo, Mitidieri, aqui estão dois links de matérias de aporximadamente 4 meses atrás:

http://www.ittf.com/stories/Stories_Sea … itle=glue&
http://www.ittf.com/stories/Stories_Sea … itle=glue&

Já está definido: A partir de 1 de Setembro de 2007, não será permitido o uso de colas contendo solventes orgânicos (com carbono em sua composição, seja qual for a substância).

Só para esclarecer, atualmente, TODAS as colas rápidas mais usadas são feitas de compostos orgânicos.
Isso inclui as colas caseiras também.

Depois de proibir o serviço escondido, aumentar o diâmetro da bola, mudar o sistema de contagem do jogo e modificar a regulamentação das borrachas (coisas como a densidade de pinos e densidade da borracha), todas as mudanças para tornar o jogo mais amigável ao público leigo e tornar o esporte (e a ITTF) mais populares, mas sacrificando o grande show do jogo, que são a velocidade vertiginosa aliada a quantidades cavalares de rotação e as constantes tentativas de enganar o oponente.

Até hoje, concordei com essas medidas, mas acho que ele já estão passando dos limites, a abolição das colas esolventes como eles são hoje, a princípio, me parecem só mais um fator degradante pro esporte, a cola rápida é básica nos tênis de mesa comtemporâneo!

Concordo Kayroz.
Até então eu achava as mudanças da ITTF até corretas como (saque escondido, aumento do tamanho da bola) mas agora eles já estão querendo desfigurar o Tênis de Mesa.
:evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

A verdade eh que no Brasil pouca diferenca fará, pois 99,9999% dos jogadores estão costumeiramente irregulares por usarem colas com solventes proibidos jah antes desta ultima medida.

Quero ver como a CBTM vai gerenciar a proibição quando ela chegar no Brasil.

Eu concordo totalmente com o lema “saúde acima de tudo” que embasa a medida. Mas eu acho que seria totalmente satisfatório a obrigação de se realizar a colagem em um ambiente separado e ventilado. Talvez se pudesse até incluir a exigência de que os jogadores utilizassem algum EPI (equipamento de proteção individual) durante o processo de colagem, e.g., uma máscara com filtros apropriados.

Mas como está sendo enfiada goela abaixo, esta medida eh uma re-tentativa de probir a cola a todo custo para abaixar a velocidade do jogo.

Esta medida vai ser um tiro no pé, se o intento for aumentar a popularidade do TM. Daqui a pouco isto vai estar parecendo “hard bat”.

[quote=“Kayroz”:1nqfsmgy]Só para esclarecer, atualmente, TODAS as colas rápidas mais usadas são feitas de compostos orgânicos.
Isso inclui as colas caseiras também.[/quote]

Soh um adendo. As ditas colas caseiras sao feitas com solventes organicos considerados excessivamente perigosos e hah muito banidos pela ITTF. No Brasil eles continuam sendo usados por motivos alegadamente economicos, e a CBTM nao faz nada por nao querer meter a mao neste vespeiro.

De certa forma, a CBTM vai ter o seu trabalho facilitado se a proibicao total eventualmente vigorar. O pior cenario para a CBTM e para o TM brasileiro será se uma nova geracao de colas baseadas em H2O vier a ser liberada (existem alguns sinais de que isto podera ocorrer). Estas colas serão provavelmente ainda mais caras do que as atuais Fair Chacks da vida

Mais sobre este assunto ainda em

http://www.ittf.com/stories/Forum_detail.asp

Pessoal não sei da veracidade disto, mas já ouvi falar que certa vez a tempos atrás tentou-se banir a cola rápida mas os próprios jogadores (digasse aqui os melhores do mundo) não consentirão, segundo ouvi falar o Waldner disse até que paradia de jogar se não fosse mais permitido o uso da cola rápida. Acho que a uma grande probabilidade disto acontecer com cola os caras já pegam tudo já penso se tirarem. 8O

Olá colegas!

Concordo Francamente que:

  • o uso da COla rápida é algo que é essencial para o tenis de mesa moderno, sem ela retoraríamos aos rallies de dezenas de minutos…;
  • Aqui no Brasil, usamos cola chamada “caseira” pelo fator econômico… Vc prefere gastar 50, 50 ou mais R$ em uma Latinha ou pagar entre 15 e 25 R$ pela mesma quantidade? Não ganhamos em dólar… Ou alguma marca por ex. Butterfly (que nunca quis patrocinar nossa seleção) instalaria uma fábrica para produzir cola barata? E a Yasaka, a Stiga, a Donic, a Tibhar, A friendship ou outa marca qualquer fariam isso?

Creio que cobrar o uso da Cola Autorizada as competições de nível Internacional (vigiadas pela ITTF) é algo certo mas nas que são realizadas aqui pode esvaziar os torneios… visto que muitos pais não podem “custear” seus filhos dessa forma (alto custo do material). Sorte dos que podem! e quem é casado, noivo, ou tem outros compromissos familiares? MAnter o Esporte que ama ou ajudar a família???

Abraços