Enquete - Se colar cole se não colar não use cola rápida

Outro ponto importante que detona completamente borrachas
e eu descobri esses tempos, depois que voltei a jogar ( antes nao faziam isso… )
esse talvez seja o mais importante.

a colagem da borracha na raquete:

  • = vou explicar no final

Se voce usa cola rapida e recola toda vez:
*-pelo amor de deus, nao deixe a borracha na raquete se nao tiver usando, tira e deixa ela fora , e soh coloca e cola qdo for usar !.

  • use colas aprovadas pela ittf, tem colas que tem solventes que se combinam com a esponja e deterioram ela mais rapido, ela começa a virar uma pasta derretida e perde suas propriedades.

Se voce não usa cola rapida, ou ainda se voce nao quer ficar descolando e colando a borracha toda vez.
*- pelo amor de deus, NUNCA use cola rapida.

  • use colas normais feitas pra colagem permanente aprovadas pela ittf ( eu sei que é dificil achar mas vale a pena e vc vai ver pq
  • vipal só em ultimo caso de emergencia mesmo, ela é feita pra colar e nao soltar mais, ela é feita para DERRETER a borracha e VULCANIZAR JUNTO com a superficie a qual ela é colada. é feita assim pq é feita para grudar e nao soltar mais de borrachas de camaras de ar. - ela tem aparencia similar a colas de tenis de mesa simplismente pq ela eh uma cola com base de borracha, mas o processo de colagem é diferente, ela adere muito mais, e o principal problema é que ela detona a esponja. talvez se vc nunca colou com cola aprovada pela ittf ou colas feitas pra colar borracha em raquete ( cola normal, pra deixar fixo) voce nem saiba a diferença pq a vipal gruda e faz a esponja perder a elasticidade, ela vulcaniza jutno parcialmente com a cola… as feitas pra isso esse efeito é beeem menor.

é o seguinte.
EU APOSTO QUE MUITA GENTE PODERIA JOGAR MELHOR SEM USAR COLA, E NAO JOGA POR CULPA DAS COLAS.
eu explico:

a cola rapida e seus solventes polifenois, qdo evaporam expandem a esponja da borracha, a esponja aumenta de tamanho e com isso “puxa” todos os pinos da top sheet,
ela fica mais rapida e com mais efeito pq a esponja fica “tentando crescer” mas é segura pela top sheet. o que acontece qdo a bolinha bate ? ela empurra a topsheet, que na hora de votlar e impulsionar, tem o impulso a mais da esponja expandindo, que nesse unico mometno tem uma tregua da topsheet, que antes segurava a esponja ( por isso fica curva)

AGora, depois que os solventes evaporaram, a esponja volta ao normal.

E. o que acontece quando voce não descola ela e deixa depois de usar ? a esponja “desespande” mas esta colada !, ela´fica constantemente como se vc pegasse uma borracha nova, e ficasse esticando ela.
quando ta com o efeito da cola, ela se expande sozinha. qdo passou o efeito ela só fica la alterando suas condições pra virar uma borracha mais frigida e com menor elastifcidade.

agora !

E se voce nao quiser ficar tirando e colocando borracha, enfim, usar ela fixa ? OU ainda se voce acha que se ano usar cola rapida e ficar colando e descolando a borracha nao rende no jogo…
SEGUINTE:
usando cola como expliquei, a esponja “cresce” ai voce cola, e ela continua com essa tensao a crescer ate diminuir e acabar o solvente da cola…
quando ela ta tensionada e empurrando a topsheet, voce tem um impulso a mais digamos 20% ok… pq ? pq qdo a topsheet no impacto volta e empurra a bolinha, a esponja faz uma pressao a mais nela e vc tem mais impulso…
AGORA, imagine alem do dano da borracha ficar puxando o dia inteiro sem usar, imagine que voce quer fixar a borracha na raquete e deixar fixa… sem cola etc…
se vc colar com cola rapida, depois que passar o efeito, ela vai estar colada, a esponja vai querer encolher mas vai estar colada,
o que acontece ? voce perde 20% da velocidade original da borracha, simplesmente por ter usado cola rapida… PQ ?
pq da mesma forma que temos 20% a mais de impulso qdo a esponja ta tentando expandir, nos tambem temos 20% de “VACUO” puxando a topsheet devolta se nao tirarmos a borracha… e qdo ela afundar com a bolinha, tera uma tensão negativa pra topsheet nao empurrar mais a bolinha.
ou seja, com cola nromal voce cola a borracha original…
e ela funciona como é pra funcionar.
se for usar cola rapida, entao vc tem que colar e descolar sempre.

o que eu acho que deve acontecer muito, sao pessaos que como eu, acharam que se quisesse deixava la colada e usava e pronto se nao quisesse usar cola rapida… que seria a mesma coisa…

dai o que acontece ? o cara ve que a raquete bate mal e é lenta sem cola
e acaba achando que tem que usar cola sempre.
quando no fim sem cola seria de melhor proveito, alem de durar mais tempo.

ou seja, o cara cola com cola rapida e deixa, depois precisa usar cola sempre, pq se ano colar ela nao fica com velocidade suficiente…
mas se colar com cola rapida e deixar ela perde pelo menos 20% da velocidade original
da pra deixar uma borracha rapida por natureza lenta.

por isso até a fama da cola rapida, é um extremo ao outro que se experimenta
mas na realidade a diferença de velocidade é a metade da percebida.

pq qdo vc deixa colada ela perdeu 40% da velocidade da cola rapida…
mas se tivesse colada original sem expandir, com cola normal,…
ela seria só 20% menos rapida ( 20% é um exemplo, mas é ± nessa proporcao, o dobro mesmo)

ou seja
use cola rapida se for usar cola rapida,
se nao for usar procure e acha uma cola normal cremosa ( em geral sao bisnagas estilo pasta de dente) especifica de colar raquettes e deixar fixa.

e caso vc tenha essa preferencia por ficar colando
experimenta na proxima comprar uma borracha um pouco mais rapida e um pouco mais efeito, mas em vez de colar ela, usa co mcola normal.
provavelmente vc nao vai mais ter necessidade mais de colar.

Eu uso cola rápida, e descolo sempre depois do treino.

E a maior parte das pessoas que eu vejo que colam, descolam após o campeonato e os treinos.
Na copa brasil ou campeonato brasileiro, eu colo antes de jogar, jogo, descolo após o jogo e vou descansar, já que sempre tem uns intervalos enormes entre cada jogo.

isso eu concordo com vc muita gente cola com cola rapida e deixa assim e a borracha fica pior ainda muito ruim mesmo vira um verdadeiro bagulho :stuck_out_tongue: eu pelo menos colo toda vez q vou jogar

No caso da primeira colada quando a borracha ainda nem foi cortada. Já vi alguns post aqui no forum sobre usar a cola Vipal para a primeira colada. Mas agora fiquei em dúvida se a vipal pura na primeira colada agride de certa forma a borracha nova.

É preferivel que se use cola rápida para primeira colada? ou a cola vipal?

Na primeira colada caso use cola rápida, há perigo da borrachar ficar com tamanho menor que o da madeira após a colar perder o efeito e todo so solvente evaporar?

Se desde a primeira colada usar cola rápida é necessário sempre estar colando e descolando??

nao necessaramente mas o ideal e sempre colar nem seja com um pouco de solvente so para fazer a cola se tornar aderente e no caso da vipal ela muda mesmo as caracteristicas da borracha por que ela derrete a borracha para fundir 8O para isso q ela foi feita, tem quase o mesmo efeito q cola para pvc :!: o q ela faz e q com a reaçao da cola com o pvc ela chega a derreter a grosso modo o pvc para depois endurecer por que se for simplesmente para colar ela nao segura o que acontece com cola vipal :!: pode remendar uma camara de ar com cola vipal e pode por 100 libras nela que nao solta e acontece a mesma coisa na esponja :!: chega a ser tao agressiva quanto a cola rapida so que na cola rapida vc cola varias vezes na vipal o pessoal cola e esquece

A Vipal realmente vulcaniza a borracha, mas o processo não se completa no TM pq mesmo q a borracha derreta a outra superficie é madeira, e não tem como vulcanizar madeira. Por isso q mesmo com Vipal da pra soltar a borracha da raquete.

concordo com o mola…sempre colei com vipal e nunk derreteu…num tem como ela derretar minha raquete e fundir com a borracha…mas por outro lado tambem num vai fazer bem para a borracha… :frowning:

Gilson

[quote=“Gilson”:1ba7sil4]concordo com o mola…sempre colei com vipal e nunk derreteu…num tem como ela derretar minha raquete e fundir com a borracha…mas por outro lado tambem num vai fazer bem para a borracha… :frowning:

Gilson[/quote]

Eu não disse q não derrete. Oq acontece é q para o processo se completar tem q entrar em contato 2 superficies de borracha. Daí o nome cola de CONTATO.

Se alguem acha q não funciona passe vipal em 2 borrachas e cole uma na outra pra ver o estrago…
E mesmo com uma borracha só, apos muito uso a esponja fica tipo “enrrugada”. Oq aonteceu eh q ela deformou.

mola…num quis dizer q num derreteria…somente q naum fundiria com a raquete, ok? :wink:
como vaum os campeonatos ae em sp? :stuck_out_tongue:

abraços,

Gilson

E LOGICO QUE NAO VAI FUNDIR COM A MADEIRA SO ERA PARA EXPLICAR O ESTRAGO Q FAZ

ok…japanga…oq interessa eh q VIPAL faz MAL :frowning: …certo?

Mas afinal qual o procedimento que vocês usam para primeira colada. Me aconselhariam a colar com vipal, ou com cola rápida no caso a fair chack???

c vc tiver dinheiro pra colar com a fair chack…cole…c for pobretaum como eu… :lol: …kolok vipal msmo…mas saiba dos riscos, ok?

A mais recomeendada não é nehuma dessas e sim algo como a BTY Clean Chack ou Basic Chack. Caso contrario passa Vipal mesmo. Depois passa pra cola rapida.

Pergunta tosca (eu sei q eh, mas talvez algum novato tb tenha a mesma dúvida):

Ao descolar as borrachas, o ideal é guardá-las com a esponja fazendo contato em que tipo de superfície?

O simples descolar, deixar por cima da madeira e guardar na raqueteira já seria um bom procedimento pra o maior tempo de vida e desempenho das borrachas?

Desde já agradeço a paciência.

Abração!

qndo eu usava cola rápida eu as deixava na capinha em q vieram…tipw…vc compra a borracha nova…corta e cola…na hora d guardar EU guardava nessas capinhas…

Gilson

basicamente existem colas feitas pra colar uma vez só, todas as marcas vendem as suas, o problema eh que depois de começarem a usar cola rapida, o povo fica usando vipal e nem percebe que perdeu qualidade da borracha, pq simplesmente nunca colou com cola normal…
e o que acontece com isso é que dai todo mundo usa mais cola rapida ainda… e o que acontece com isso eh que ainda dai tem gente que cola pra ficar sempre sem tirar com cola rapida… ela fica tentando encolher depois do efeito do solvente mas ta colada… nao derrete nem nada como vipal, mas fica puxando pra dentro a topsheet, dando um efeito contrario ao da cola rapida. ela fica o mesmo que ganharia de velocidade e efeito da cola rapida, ela perde.

dai ninguem mais comprava cola normal, e dai ninguem mais trouxe cola normal pra ca ! pq todo mundo pega e usa vipal…
dai… mais e amis gente achando cola rapida indispensavel…
pq perdem a qualidade da borracha, principalmente colando com cola rapida a primeira… ( por isso o topico, se colar cole, se nao colar, nao use cola rapida)
alem de possiveis danos pq os pinos ficam tensionados esticando a topsheet eqto a espuma “tenta” encolher dneovo.
sendo que se vc tirar um dia. vai ver que borracha se comprime denovo. e dai… soh com cola rapida denovo ou vai sobrar madeira !

ou seja. pra colar pra ficar ela colada. tem que usar cola normal ( cola normal pra colar raquetes. em tubinhos estilo pasta de dente… )
vipal é pora colar uma vez so´ mas vulcaniza a borracha… talvez nao perca tanto a qualidade ( no uso, pq de material danifica) quanto colar com cola rapida…
enfim…

entao… tem que procurar em sites gringos e comprar cola normal…
ou continuar usando o que usa …

Somente no intuito de contribuir, pois não manjo muito assunto: colas.

Last update: January 2005 ADHESIVES
The following list is valid from 1st January until 31st December 2005
No. Distributors Brand Name Country
1 A. Kienzle Victoria Spin Germany
2 Beijing Champions Sports Co. Ltd. Sanding China
3 Xu Shaofa China
4 Beijing Haifu Weiye Trading Haifu China
5 Chemos Slovakia s.r.o. Elo Spin Slovakia
6 Contra Sport Contra Ultra Speed Germany
7 Dauphin-TT Proma France
8 Decathlon Production Decathlon France
9 Decathlon Colle normale
10 Donic Sportartikel Donic Persson Speed Light Germany
11 Donic Coppa Light
12 Donic Waldner Speed Master
13 Donic Enduro
14 Double Happiness Power Speed China
15 G. H. Produkter Spinny Top Sweden
16 G. K. Industries Jumbo-Speed India
17 Jet Line Trading Jet Taiwan
18 Joba Sport BT High Energy Speed Sweden
19 Joola Tischtennis Joola Speedy Germany
20 Joola Rossi Plus 100
21 Tango Fix
22 Joola Overdrive
23 Juic Co. Ltd. Juic Ecolo Effect Japan
24 Juic Ultra Effect II
25 Juic Pure Effect
26 Killerspin Co. Torque USA
27 Power
28 Propel
29 Kokutaku Co. Spark Glue Japan
30 Laurent Bérenger Tempo Belgium
31 LDS Sports Diffusion SA Propulsion Belgium
32 Lear Vulkan Champion Czech R.
33 Lohest-Germiat Lohest Green Spin Belgium
34 Millenium
35 Nippon Takkyu Nittaku Rubber Dine Japan
36 J. O. Flash Glue 1000
37 Nittaku Rubber Dine for Moristo
38 Nittaku Sound
39 Rubber Dine
40 Posno Sport Posno Spin Speed Netherlands
41 Prasidha (Hong Kong) Ltd Prasidha Power Hong Kong
42 Pyung Hwa Ind. Co. Ltd. Peace Korea
43 Schöler & Micke Andro future Germany
44 andro universal
45 JMS Performance
46 Spintech Table Tennis Enduro USA
47 Enduro Primo
49 Stag Stag Explosive India
50 Thunder Spin Long Lasting
51 Swedish Table Tennis AB Carbon Energy Sweden
52 Stiga Energy
53 Stiga Victory
54 Sziko KKT Premium Speed Hungary
55 Tamasu Co. Ltd Butterfly Clean Chack Japan
56 Butterfly Fair Chack
57 Butterfly Super Long Chack
58 Europe Butterfly Millennium Chack
59 Europe Butterfly Basic Chack
60 Europe Butterfly Fair Chack Light
61 Thule Sport Super Chesp Spain
62 Tianjin Golden Friendship Special 729 China
63 Tibhar GmbH Tibhar Rapid Clean Germany
64 Tibhar Individual
65 RAPID CLEAN de Luxe
66 Yamato Takkyu TSP Noriko Clean Japan
67 TSP Rubber Glue
68 Eco-Jet
69 TSP Speed Glue
70 Yasaka Co. Ltd. Yasaka Gatien Speed Clean Japan
71 (Woodhouse AB - Sweden) Yasaka Masterfix
72 Yasaka Super Speed
73 Yasaka Pro Life

Dúvida besta, de quem nunca tinha pensado em utilizar a cola normal: como se usa a cola normal? Alguém aí faz uso deste tipo de colagem ?Qual a cola que utiliza? A performace do material mantém-se constante por mais tempo?

Se você está falando da cola fixa, cola-se como na cola rápida, passando a cola na raquete na borracha.

Eu atualmente estou usando clean chack da Butterfly, quando colo a borracha se mantém constante por umas 2 semanas, quando sinto que a borracha está ficando “chocha” eu descolo e colo novamente.

A cola fixa é uma boa pra quem não viciou na cola rápida. Mas se você usava a rápida provavelmente não vai gostar da fixa.