Enquete - Limpeza da borracha!

ja fiz diversos testes:

agua da torneira padrao com cloro diminui a vida util da borracha, mesmo com algodao.

borrachas novas e em condição total de uso :

o melhor possivel e o ideal eh limpar com agua descansada. levemente com um algodão ou couro tipo pelica/camurça fina, de leve pra nao riscar mais ainda com as sujeiras e poeiras…
isso toda vez antes de guardar a raquete, ( se for usar agua da torneira, melhor nem fazer isso todo dia, melhor deixar com poeira mesmo)

de tempos em tempos voce pode notar que mesmo limpando com agua, ela tem uma aparencia mais brilhante, ou mesmo uma consistencia de deslize com resistencia, - isso é porque ela está oleosa.
dai sim, voce usa o spray, ou espuma de barbear neutra e depois agua descansada ou destilada pra nao ficar residuos. de prefrencia não usar cremes com hidratantes ou para peles sensiveis. o ideal seria usar isso sempre, mas isso reduz sim a vida util, os especificos para borracha não causam muitos danos qto a espuma de barbear, mas sem a espuma especifica, a de barbear neutra normal ( sem ser para pele sensivel com ervas hidratantes e cheiros…) cumpre a função e é a melhor opção sem ser coisas profissionais. ( mas tem que tirar qqr residuo com agua depois DESCANSADA)

SOBRE A AGUA
TEM que ser agua descansada, opcionalmente se tiver disponibilidade e $, pode usar agua destilada ( agua de bateria que se vende em postos, sem aditivos AGUA DESTILADA ou H2O pura.)
tem que ser no minimo descansada pq a agua da torneira tem cloro, quando vc lava com a agua mesmo que seja pouco com algodao etc… fica cloro na borracha, e o cloro é uma das coisas mais corrosivas de borracha que existe. vc tira a sujeira e deixa residuos de cloro. nos meus testes comparando agua da torneira e agua descansada, teve diferença de 20% no tempo de durabilidade, uso diario e limpesa diaria.

COMO TIRAR O CLORO DA AGUA: (descansar)
Deixa ela parada, no minimo 24hs num balde, com bastante superficie em contato com o ar, 72hs é garantido que esta boa pra uso na borracha.
depois vc pode colocar num desses tubos de agua para esportes e coisas assim… é melhor ainda que aguas minerais.

é isso.
respondendo a pergunta:
o spray causa menos danos do que outras coisas- não é agressiva , principalmente as especificas para borrachas de TM, mas mesmo assim é amis indicado pra sujeiras de mais tempo, suor, gordura, gordura de dedos, enfim… qdo ela ficar “suja” e gosmenta mesmo depois de limpar com agua.

e pra qdo nao tem gordura, e eh soh sujeira e poeira do uso normal, a melhor e menos agressiva opção é lavar com agua destilada ou ainda descansada como alternativa.

não que seja horrivel usar agua da torneira, que parece a primeira vista o mais inofensivo, e é se fosse somente agua.
reduz a vida util tambem…
e nao custa nada deixar agua descansada ou comprar um tubinho de agua destilada pra limpar a raquete.

outra observação: é melhor ficar mais tempo cuidando e limpando(passar e limpar de leve) do que ficar esfregando a raquete ate fazer barulhinho… junto com a limpesa rapida e objetiva, voce faz riscos.
( os riscos acumulados junto com o ressecamento e oxidação pelo ar, sao os fatores que deixam a raquete “lisa” sem efeito etc… )
sao riscos microscopicos, mas que juntos basicamente esfolam a camada externa, que é justamente assim como pneus, a camada mais “aderente”

Eu uso o spray de limpeza, mas estas dicas foram uteis. Vou tentar este truque da agua descansada eu acho. O principio do raciocinio é interessante.

USO SEMPRE AGUA DA TORNEIRA, SÓ QUE A CADA PARTIDA DOU UMA LIMPADA, 1 GRÃO DE POEIRA PODE SER O DIFERENCIAL NUMA PARTIDA

uso spray sempre.

Água de poço já vem descansada… Seria bom alternar com o spray quando necessario

2 Coisas q não são possiveis de serem retiradas com agua(ao menos não facilmente: Substancias orgânicas q tenham nasua composição moleculas apolares. A agua eh uma molecula polar e dissolve melhor moleculas tb polares, quando ocorre o contrario elasnão se misturam.

A outra seriam gorduras lipossoluveis, ja q elas são soluveis em gordura e não em agua. Tb há gorduras hidrossoluveis, mas de cabeça não sei especificar qual eh qual…

F) nunca limpo, sempre baforada e camiseta/mão/braço

Pouquíssimas vezes usei spray, e nunca lembro de usar. Vou testar o método da água descansada.

Mola: o químico :smiley:

Abração!

durante o jogo ou treinos vou de baforadas/camisa…

Faço uso do spray antes de guardá-las (ja q em média treino agora 2x na semana).

repito as palavras do Mutley BR.

galera…como há um galão de 20 litros d água mineral onde treino, soh limpo com akela água…meu spray akbou em 6 meses…axei q durou bastante, visto q usava uma vez a kda treino…

Gilson

[b]Só por curiosidade… :?: :?:

O uso de água boricada, tem algum problema? 8) [/b]

[quote=“ErWeWil”:2ct4iz9x][b]Só por curiosidade… :?: :?:

O uso de água boricada, tem algum problema? 8) [/b][/quote]

água boricada : solução a 3% de a´cido bórico.

Ácido Bórico, é um composto químico, um ácido médio frequentemente utilizado como antiséptico, insecticida, retardante de chamas, e um componente de outros compostos químicos.

Pode ser utilizado como um antiséptico únicamente em pequenas feridas ou queimaduras. É venenoso se ingerido ou inalado.

É frequentemente utilizado como um insecticida relativamente não-tóxico, para matar baratas, térmitas, formigas, pulgas e muitos mais insetos. Pode ser utilizado diretamente sob a forma de pó em pulgas e baratas, misturado com açucar para as formigas. É também um componente de muitos inseticidas comerciais.

Acho que vai dar uma bela de uma limpada na borracha se usar isto… Se sobrar alguma coisa hehehe

8O e soro fisiológico? 8)

Ola galera!Eu uso agua de torneira em 1 pqeno spray e limpo usando esponja, aqelas d limpeza de cozinha, de cor amarela.E de vez em qando, uso spray de limpeza da buterfly!

Com esse último post me surgiu uma dúvida ou é mais eficiente para limpar uma borracha, e o que danifica menos, é o algodão ou a esse esponja amarela dessas de cozinha que o Douglas_JPersson falou que usa também, eu uso essa esponja.

O que é melhor?

Abraços mesatenísticos