ENQUETE: EMPUNHADURA CLASSISTA SE SOBRESSAI SOBRE A CANETA?

Pensei sobre este questionamento depois de analisar varios jogos entre os dois melhores joradores de cada estilo na atualidade, Ma Lin, que eu considero o melhor caneteiro da atualidade e Wang liqin o melhor classista, enfim, o que pude constatar é que o número de vitórias de Wang Liqin é bem superior do que a do Ma Lin e além disso a facilidade com que Wang Liquin ganha os jogos sobre o Ma lin é incrivel, há jogos em que Ma Lin simplesmente desiste e fica brincando o último ponto com Liqin, nao sei em qual pró tour, Bom é apenas uma análise e gostaria apenas que voces postassem suas opinioes.

Na minha opinião o Ma Lin é Classineta e não caneteiro.
O melhor caneteiro da atualidade é o Ryu Seung Min, que aliás foi campeão Olimpico, com respeito a enquete o estilo Clássico com certeza se sobre sai sobre os Canetas, mas o caneta puro ainda dá muito trabalho, e é por isso que pretendo acabar com essa diferença, chegando a um bom nível jogando caneta puro…

bom quanto a wang liqin é um ótimo classista, acredito que é o melhor depois do waldner…

Quando me referi ao Ma Lin como caneteiro quis dizer a forma como ele empunha a raquete, pois, classineta é apenas uma variacao, mais uma opicao, ou seja, colocando uma borracha no back, e nao uma nova forma de empunhar a raquete, entendeu?

Realmente o classineta é uma evolução do estilo caneta, isto inclusive foi matéria do site durante um bom tempo, não me lembro o nome do jogador que usou este estilo pela primeira vez, a única diferença é o formato e o uso da borracha dos dois lados.
Mas se prestarmos atenção são raras as vezes que Ma Lin utiliza o lado de tras da raquete, como o pessoal costuma chamar, costinha, a maioria das vezes ele joga no estilo caneta, mas dizer que o Ma Lin é superado, é dificil de avaliar, pois ele foi o n. 1 durante um bom tempo, e o que ocorre é um vai e vem entre os dois na posição, imagino que em breve o rendimento dele deva cair em função da idade. Mas se observar-mos bem o que realmente existe é um maior número de classistas do que caneteiro, não por ser melhor ou pior e sim por cada jogador se adaptar melhor em determinado estilo, eu mesmo já tentei jogar classico e não me adaptei, hoje eu jogo com uma raquete classineta que me dá uma opção a mais de resposta quando a bolinha se desloca muito para minha esquerda, jogo com a mão direita, podendo responder com as costas da raquete com velocidade e muito efeito.
Não existe melhor estilo, existe o melhor jogador dentro de seu estilo.
A superação de um em cima do jogo do outro está no talento e não no estilo de jogo. Por isso na olimpíada Ryu Seng Ming ganhou, dentro de seu estilo, ele jogou melhor e superou os outros.
E é isso que vale.
PS. o campeão brasileiro de Masters não joga nem caneta, nem clássico, e sim um meio termo, segura a raquete como classico e só responde no back como caneteiro, e ganhou o campeonato, também foi matéria deste site, uma hora surge alguém com um estilo diferenciado ou uma novidade que vai superar os outros e até surpreender e é isso que vale.

Rodrigo,

Soh 2 coisinhas, se vc realmente pretende fazer uma ‘enquete’, vc deve editar a sua primeira msg dessa pagina, e colocar as opcoes pro pessoal votar, pois ‘enquete’ eh isso, eh uma pergunta com opcoes pra a pessoa, escolher a sua preferida.

Outra coisa, eu discordo dessa sua afirmacao q o Wang Liqin ganha sempre facil do Ma Lin, eu concordo q do final de 2003 pra cah SIM, ele comecou a ganhar facil, nao apenas de Ma Lin, c/ de todos os outros chineses. Porem entre 99 e ateh o inicio de 2003, os jogos entre ambos eram sempre muito equilibrados, e normalmente cada 1 vencia uma partida em media. Eh soh ver os dados no site da ITTF pra confirmar a minha afirmacao.

Um abraco,
Adriano.

Caro Adriano, primeiro a minha intencao é fazer uma enquete fundamentada ‘acho isso por causa disso’ e nao simplismente um sim ou nao, e outra coisa eu afirmei que assisti varios jogos entre ambos, nao colocando datas, ou seja nao afirmei que assisti atodos os jogos entre ambos, mas como vc mesmo disse nos ultimos tempos só tem dado Wang Liqin, chegando a um silogismo ou Ma lin nao evoluiu o suficiente para manter a mesma consistencia que tinha no passado contra Liqin ou Liqin teve um sobresalto nao apenas sobre Ma Lin, mas sobre todos os outros tops; por isso tenho a conviccao que os caneteiros assim como eu vao ter que se aprimorar muito afim de que possam se sobressair sobre um classista nato.

Essa “enquete”, francamente falando, é uma bobagem. É o mesmo silogismo da política, religião e do gosto, ou seja, coisas que não se discutem (apesar de eu ser contra no que se refere à política).
Porém, como sempre surgem pessoas querendo discutir essas coisas, com relação ao tópico sugiro, antes de mais nada, que se recorra a um levantamento estatístico muito simples (até quem souber somar 2+2 vai entender o que estou dizendo): quantos atletas participam atualmente das competições válidas para a contagem de pontos no ranking mundial? Desses participantes, quantos são caneteiros e quantos são classistas? (Creio que entre 80 e 90% sejam classistas…) E finalmente, quantos são caneteiros e classistas entre os 10 primeiros do ranking?
Agora me respondam com toda sua sinceridade racional e lógica. Qual estilo, BASEADO EM DADOS NUMÉRICOS E TANGÍVEIS, e não no número maior de adeptos apaixonados, que às vezes ignoram a base de qualquer estatística (NÚMEROS) é o mais eficiente? Se você suspeita da resposta, elementar meu caro Watson…a questão está resolvida e o caso encerrado.

Calma pessoal!!!
Tudo é questão de gosto e estilo.
Querem um jogo potente, à meia distancia e cheio de efeitos? Sejam jogadores de empunhadura clássica (empunhadura “tipo martelo, raquete de tenis”).
Querem um jogo com sensibilidade de toque, precisão e variação em cima da mesa? Sejam jogadores canetas (empunhadura “tipica de escritores, pauzinho para comer arroz dos orientais (Hashi)”).
Agora, quanto à questão de ser a melhor empunhadura… cada um defenda o seu.

Caro Sisco, se essa enquete fosse tao irrelevante quanto vc diz, ela nao sairia na única revista em que se fala em tenis de mesa no país a ‘TABLE TENNIS PLAYER’, vou lhe dar até a data afim de que vc possa se esclarecer melhor outubro de 1999. Como tudo na vida há evolucoes meu caríssimo eu queria apenas que vc desse sua opiniao e nao falasse coisas sem o menor fundamento; leia um pouco mais!!!

Caríssimo é o r.q.o.p meu chapa. Sem o menor fundamento? Então acho que você não deveria perder o seu tempo discutindo comigo, gaste-o se informando melhor. Quem sabe você pode contribuir com tópicos melhores no futuro. Pergunte ao principal colaborador da revista que você citou qual estilo ele acha mais eficiente?
Mantenho minha opinião. Isso não passa de silogismo (coisa que não se discute), e os cruzamentos entre proporção numérica X resultados diz qual estilo é mais eficiente.

Se sentiu ofendido pelo caríssimo isso é apenas uma forma de tratamento e por sinal elegante nao acha?, mas voltando ao assunto a enquete já está dando o que falar nao acha?, senao nao perderíamos tanto tempo falando sobre ela, relax, afinal de contas precisa-se de um certo 'knowhow", para se discutir coisas interessantes, e por falar em coisas interessantes, vou lhe explicar o que é silogismo: raciocínio estruturado a partir de duas premissas das quais, por deducao, se tira uma terceira a conclusao. E estatísticas nem sempre dizem a verdade veja o caso de eleicões e etc. UM ABRACO!!

Os chineses sao os únicos em todo o mundo que dominam teoricamente o tenis de mesa. Os demais países só podem desenvolver seus jogadores da forma prática. Os chineses (técnicos) estudam as possibilidades e tendências, chegam a algumas conclusões teóricas do que será melhor para o futuro, entao vejam bem, todo espote vai se aprimorando com o tempo através da tecnologia e de estudos aprofundodos afim de se obter a melhor formula para o sucesso; e nao é diferente no tenis de mesa, um bom exemplo disso é a evolucao do caneteiro, raquete quadradinha/japonesa ou raquetes redondas/chinesas com borracha em um só lado, para o estilo classineta com borrachas em ambos os lados, que aliás os chineses foram os pioneiros neste estilo. O que aconteceu? os chineses comecaram a analisar que para se jogar no estilo caneteiro com borracha em um só lado, o atleta deveria ter uma condicao fisica invejável, comecando pela velocidade, resistência muscular, resistência aerróbica, potência muscular e habilidades nos menbros inferiores(pernas). Tecnicamente devem contar com forehands “mortais” , bons saques(principalmente os dissimulados - aqueles que enganam o adversário quanto ao efeito imposto a bola) e bloqueios concistentes no lado do backahand (onde será muito explorado pelos adversários). O que isso significa? Significa que jogar no estilo feroz ( empunhadura caneta japonesa) nao é para qualquer um. Nao é eficiente todo o tempo, mas principalmente quando nao existem mais as melhores condicões físicas. Imagine se o Vadner que para mim foi o melhor de todos os tempos, fosse caneteiro, jamais que ele estaria jogando de igual pra igual com os atuais tops do mundo; entao gente está certo que existe um biotipo para cada estilo, mas, com certeza os estilos vao se aperfeicoando em busca de suprir suas falhas afim de alcancar o máximo de eficiência.

Caro amigos em minha concepção independentimente da impunhadura escolhida pelo seu adversário você numca deve desvaloriza-lo ou por ser classista ou por ser caneteiro. Em meu ponto de vista os dois estilos são bons, e cada um apresenta alguma vantagem sobre o outro ou seja isso gera um empate.

Estilo: caneteiro off+
Madeira: Yasaka Hasha
Borracha: Bryce/Vstage depende do dia

Caro senhores,
Esta discussão é muito abstrata. Sua validade deveria se colocar no estudo das empunhaduras, e não no confronto delas. Apesar dos chineses possuir grande domínio do tenis de mesa, ele não foram capazes de prever uma evolução de outros estilos como o “Pseudo-Defensivo” (Joo)coreano ou da Caneta-Shoto-bomba coreana(Ryu). E veja que estou falando que apenas de eventos atuais. Sem falar no estilo Classico suicida de Schlager, Timo Boll. Não existe tautologias (verdades absolutas) em nenhum esporte não seria o tenis de mesa que iria mudar isso.
O chineses levam vantagem no tenis de mesa, assim como nós levamos no futebol. Mas o sucesso deles não está na empunhadura. Por exemplo na minha humilde opinião Liu Guoliang foi o melhor caneteiro Chines de todos os tempos E SEU ESTILO NÃO É CLASSINETA MODERNO(Wang Hao). Seu estilo é apenas uma adaptação do classineta.
E com todo o “dominio” teórico os chineses não mantiveram o ouro olímpico e nem o Campeonato mundial. Para o bem do esporte espero que isso continue acontecendo.

Era o que eu pretendia caro Jadson, um debate acerca das empunhaduras hoje existentes no tenis de mesa, mas é que a conversa foi tomando outro rumo e acabei me chateando com algumas colocacoes pejorativas a minha simples mais complexa pergunta. Na realidade o que eu queria colocar era que o jogador caneteiro japones está cada vez mais em extincao entre os tops daí a pergunta, posso até estar equivocado quanto a minha colocacao de achar que esse estilo já estava se tornando obsoleto, pois depois de ver Ryu jogar nas olimpíadas foi um verdadeiro show a parte, mas convenhamos o Ryu é uma execao à regra e mesmo assim nao possui uma regularidade muito boa, entao até que venhao novas provas continuo achando que esse estilo está em decadência.

Há quase 20 anos q estão dizendo q o estilo caneta vai desaparecer do alto nível, e com base neste “consenso” cada vez menos jogadores são iniciados no estilo. No entanto o q se vê é que sempre tem caneteiro entre os top 10 , 20, 30, 40, 50, etc. Apesar de ter uma minoria de praticantes, 2/3 dos top 3 sao caneteiros no momento.

E tem uma safra nova estorando na China, criada a partir do sucesso do WH. Aliás, o mais impressionante nesta história é que o estilo caneta ainda está em desenvolvimento, enquanto do clássico, já se conhece tudo. O que quer dizer que os classistas ainda vão poder alegar por um bom tempo que perderam pq “não estavam acostumados”

Fora os dados estatísticos inegáveis, o estilo caneta tem algumas vantagens (e desvantagens) indiscutiveis em relação ao estilo clássico, só q eu voiu continuar outra hora porque agora vou ter sair :smiley:

Em algum lugar neste tópico eu encontrei algumas das mais ridículas mensagens que já li no site, mas acho que a dúvida do rodrigo é super válida!!!

O que o mitidieri quis dizer com isto: “do clássico, já se conhece tudo”?!?! Isso é pra valer ou é força de expressão?

Valeu Latour!!!, vejo que vc é uma pessoa sensata.

:smiley: Um pouco exagerado da minha parte, mas nao deixa de ser verdade que o estilo clássico é bem melhor conhecido (pontos fortes e fracos, táticas a anti-taticas, etc.) do q o novo estilo RPB

O classineta tem mais nuances técnicas que o classico, que ateh hoje apareceram isoladamente em jogadores diferentes. Está faltando alguém fazer a síntese (adivinha onde vai ser?) de todas estas técnicas isoladas em um único jogador (que vai ter q ser genial, é claro), para uma nova página ser escrita.

Pontos fortes do classineta em relação ao clássico:

  1. Menor vulnerabilidade no meio. Com o jogo ficando cada vez mais rápido (situacao irreversivel, a nao ser por decreto da ITTF), esta eh uma vantagem decisiva.

  2. O mesmo lado da raquete para jogo curto por sobre toda a mesa. (Classico precisa dos lados). Este pequeno detalhe permite o total aproveitamento de uma borracha como a H3 e outras do mesmo tipo. Borracha chinesa é uma dos detalhes que faz do Timo Boll um fregues do Ma Lin. E estao na origem da facilidade com o Wang Liqin vai do jogo passivo ao ativo varias vezes em unico ponto.

Obviamente, o classineta leva desvantagem para jogo afastado da mesa e em especial para se defender longe da mesa. Mas hoje em dia, no alto nivel, todo mundo tah jogando na mesa, entao …

Classineta tem mais dificuladade para mudar o ritmo. mas eu tenho pra mim q isto eh mais uma condicao psicologica do “setup mental” padrao do caneteiro. Com a devida orientacao, nao tem q ser assim

Veja bem Mitidieri,
Eu sou classista, e até a metade do ano passado jogava no estilo europeu com movimentos longos, cadenciado e sempre procurando alongar o jogo. Mas então resolvi trocar minha Mark V do forehand e minha Flextra do BackHand. Pois devido a minha estatura mediana (1,73 m ) não conseguia evoluir mais o meu jogo. Estava começando a desanimar pois toda vez que tinha que jogar com caneteiros, eu tinha muita dificuldade, pois a capacidade travar bolas de certos caneteiros me deixava maluco.
Foi então que meu técnico, me disse que se eu tivesse vontade, ele me treinaria como se fosse um jogador clássico no estilo moderno chines. Mas para isso eu tinha que mudar de borrachas, para estabelecer um ponto de mudança. Mudei então para borrachas chinesas. Me supreendi já com as mudanças, e como é dificil jogar longe das mesas com estas borrachas chinesas. Primeiro por serem duras e com nenhuma elásticidade. Mas aí veio a mão do técnico, ele ajustou minha empunhadura, deixando ela mais neutra (menos profunda).
Resultado perdi 3 quilos pois para jogar como um chines tenho que bater na bola sempre na ascendente (subida).
Estou começando a incomodar vários caneteiros, que antes ficavam brincando de levantar bola pra mim. E comecei vencer eles. Ou seja dentro de uma empunhadura temos variações grandes de estilo de jogo.
Voltando ao tópico para dizer qual vantagem que uma empunhadura tem sobre a outra, primeiro teremos que ver a empunhadura como ela é, e para quem ela serve. Pois se começarmos a avaliar a empunhadura pelo que alguns jogadores fizeram ou fazem. Veremos que temos uma gama variações praticamente infinita de estilos de empunhadura e suas variações.
Um bom exemplo é o que o Ryu fez nesta olímpiada. Mas não pensem que isso é algo raro, acredito que a Coréia deverá ser um grande adversário para a China em um futuro bem próximo. Isto tudo no rastro que do Kim Taek Soo. Usando a estilos e empunhaduras que os chineses acreditam estar em decadência. Ledo engano chineses.
Olhe que existe outros estilos e empunhaduras. Algumas até exóticas como o V-Grip.
Precisamos avaliar técnicamente a empunhadura e suas consequências para desenvolver o nivel do atleta.
Hoje quando eu consigo manter o meu nivel concentração e ritmo de jogo sou páreo duro para qualquer no meu clube. mas para jogar igual a um chines tive que mudar 70% do meu jogo. Os outros 30% ficaram para quando eu vou pra longe da mesa. Aí o território é todo europeu ainda…

Espero que agora recomecemos este tópico sem perder o foco…