Empunhaduras das raquetes

Esperimentei raquete classineta barata de iniciante com borrachas mais macias e percebi que como usa-se mais movimentos com o punho necessita de borrachas mais firmes pois já coloca-se efeito usando o punho.
Também senti falta de apoio no dedo indicador que na caneta é bem maior mas se colar pedaço de rolha nos dois lados do cabo ou até mesmo cortar perto da borracha fica parecido.
Caneteiro pode render mais colocando (duas borrachas) e assim obtendo melhor tempo de resposta no backhand mas não é inferior as demais classineta e clássico pois possue outras coisas.
Coloca menos efeito mas a precisão é maior também destaca-se no saque e convenhamos o “back é menos fácil para todos por ser no lado oposto” etc…
Modesta opinião de quem jogou ping pong menos de meio ano e com vários problemas físicos depois parou longo período por causa do desemprego e pandemia.
Caneteiro precisa aprender a usar duas borrachas treinando back etc não usando cabo curto demais para em (distância maior trocar a empunhadura para classica) golpeando mais a bola.
A principal diferença não está no equipamento e sim em quem usa. :ping_pong:

Com essas 2 principais mudanças a empunhadura caneta se torna melhor ou não? A classineta com a alteração no cabo citada a cima no texto se torna melhor?
Classica?
Deixe sua opinião.

Quando você diz que: “A principal diferença não está no equipamento e sim quem usa”, simplesmente você mesmo mandou o contra-ponto da sua opinião.

Realmente a raquete quadrada tem mais apoio ao indicador devido a área de contato maior e o o cabo com apoio. O formato e construção em si permitem mais apoio pros dedos de trás.

Em contrapartida, a maioria das madeira canetas mais rapidas são de hinoki e de espessura 9-10mm, e pesam mais de 100g as vezes, fica entre 90 e 100. Na maioria dos casos, colocando duas borrachas fica pesando mais de 200g, o que é muito pesado pra empunhadura caneta a nao ser que seu pulso seja realmente bem forte. Além disso cabeça da raquete fica muito pesada, o que pode acarretar numa má distribuição de peso fazendo ela ser mais difícil ainda principalmente pro back reverso.

Mas isso é só a parte física, pode existir sim gente que usa caneta 10mm com duas borrachas e usa back. Mas não acredito que todos os caneteiros tradicionais vão render colocando a borracha atrás e usando back.

Uns vão virar classineta redondo, uns vão colar pino longo atrás da raquete caneta, uns vão colar
borracha de esponja fina no back só pra abrir topspin na esquerda, podem colar pino curto só pra smash medio/alto de back. Existem milhares de possibilidades. Não so de borracha, pessoas com pulso mais flexível podem colar borracha atrás na caneta e não perder nada da mobilidade que teriam com raquete classineta, e por aí vai.

A preferência pessoal é o que mais conta. Então, no que você fala que “caneteiro vai render mais colando borracha atrás e nao trocando pra cabo curto demais”, curto demais é oq vc acha do cabo, eu por exemplo acho o tamanho ideal, isso é preferência pessoal.

Eu tenho raquete classineta quadrada e não gosto muito, você gosta mais, isso é? Preferência pessoal.

Eu mesmo uso uma raquete classica com cabo cortado pois preferi devido a cabeça mais larga dos lados e cabo mais fino. Isso é preferência pessoal

Você rendeu mais usando a caneta com borracha atrás, mas você não pode tentar englobar isso falando que “caneteiro precisa colar borracha atrás e não trocar”, eu por exemplo iria perder bastante do meu rendimento. Por fim, respondendo as duas perguntas:

Pode ser melhor pra alguns, isso é preferência pessoal.

Pode ser tornar melhor pra alguns como pra você que preferem mais firmeza.

mas por via das dúvidas, qual raquete “classineta de iniciante” era e pode mandar foto?

Antes eu usei essa raquete da foto por curto período é a classineta CS 2000 agora uso caneta Brisker light com tenergy 05 e sriver fx g3