Empunhadura: mão aberta atrás da raquete?

Com relação à empunhadura, é permitido ao atleta, segurar a raquete sem pegar no cabo - com a mão aberta? Isto vale?

Se vc observar, os classistas geralmente sacam sem segurar no cabo da raquete, para aproveitar a munheca. É válido, porém não utilizado durante a partida, somente no saque.

Tem um jogador aqui de sp que se chama Carlos Arnaud que joga caneta, porém só segura a raquete com o dedão a frente e todos os outros dedos atrás da raquete. E joga num nível muito bom, na minha opnião. Acredito que vale tanto no saque quanto durante o jogo tb.

A empunhadura tem muitas variações, empunhadura é pessoal. Vejam como Chila segura na raquete… Cada atleta tem suas empunhaduras(muitos atletas usam uma pra fore e outra pra back). Considero empunhadura tão pessoal como o material a ser utilizado pelo atleta.

Poder até pode, mas adequado acredito que não. Se vc for caneta por exemplo e segurar com os 3 dedos atrás aberto, vc até consegue jogar, mas fica mais difícil usar backhand.

MTN, fica não, antes de conhecer TM, eu jogava assim, com raquete classica empunhando como o Edson falou do rapaz, eu tinha fore e back e muito bom por sinal, jogava muito agressivo usando sempre o fore para bater tudo, é claro que eu não sabia que se chamava fore… :lol: só que me encantei quando vi o pessoal de TM pela primeira vez e achei o estilo classico muito bonito, daí resolvi jogar certinho no meio do pessoal de TM.

:oops: Nunca mais ganhei de ninguém… :roll: que saudade!!!

Abraços,

Bob

O que eu quero dizer é que pode limitar a evolução. Tem toda uma teoria que mostra por qual o motivo deve-se golpear dessa ou daquela maneira (aliás os chineses e japoneses são muito bons nisso). Por exemplo, jogadores canetas que jogam com os 3 dedos abertos tem uma certa tendência a ter dificuldade no backhand short (o famoso bloqueio ou shooto). Se a bola vem com muito efeito topspin como é que vc vai angular a raquete pra bloquear? Fica mais fácil fechar se os 3 dedos estiverem juntos.
Por que deve-se procurar bloquear perto do corpo (no caso do backhand no meio do corpo)? Porque fica mais fácil controlar a angulação para mandar a bolinha em qualquer posição.
Outros exemplo é se vc for destro atacante e jogar com o pé direito mais adiantado que o esquerdo (algo que geralmente quem faz é defensivo). Vc pode até jogar bem, mas os golpes vão tender a sair mais fracos, pois fica mais difícil usar o pé de apoio.
É lógico que vc pode se adaptar e até jogar razoavelmente bem, mas muitas vezes golpear de forma errada influencia na evolução. A mecânica de movimento correta influencia não só na potência, mas tambêm no equilíbrio, entre outras coisas.
Como ouvi dizer vários técnicos dizerem, vc pode até jogar errado e razoavelmente bem, mas acaba limitando a evolução. Vc já viu algum jogador caneteiro bom mesmo (que tenha bom posicionamento no ranking mundial) jogar com os 3 dedos abertos? Eu acho que não.

Conheço o CArlos, e é muito esquisita a empunhadura dele. Ele praticamente inutiliza o cabo de sua raquete.
E como disse o MTN, ele realmente tem muita dificuldade de usar seu backhand, porém pra surpresa ele consegue jogar num nível bom.

Ele trabalhou mto seu fore, e dificilmente erra no fore, e se movimente bem também.

Mas com certeza dificulta mto e se for possível corrigir, acho mto vantajoso!

Abraços

Ariel

[quote=“cesarav”:1ffifwpr]É válido, porém não utilizado durante a partida, somente no saque.[/quote][b]Tem Certeza?

No meio de um campeonato, ou até antes, o pessoal pode “reclamar que a empunhadura nâo existe”, mesmo que este jogue muito bem, e impor a este competidor que ele jogue somente as empunhaduras conhecidas?[/b]

[quote=“ErWeWil”:qa11cbto]Tem Certeza?

No meio de um campeonato, ou até antes, o pessoal pode “reclamar que a empunhadura nâo existe”, mesmo que este jogue muito bem, e impor a este competidor que ele jogue somente as empunhaduras conhecidas?[/b][/quote]

Sinceramente eu desconheço qualquer regra que não permita o uso de outras empunhaduras ou a troca de empunhadura durante o jogo. Pra mim, se estiver usando a borracha pra bater na bolinha já é o suficiente.

:roll: :roll: O MTM FOI PERFEITO EM SUA ANÁLISE, EXPLICANDO MUITO BEM O PORQUÊ DO POSICIONAMENTO DOS DEDOS NA EMPUNHADURA CANETA.PORÉM, COMO BOB, TAMBÉM COMECEI JOGANDO COM OS QUATROS DEDOS ATRÁS DA RAQUETE O QUE APROXIMA MUITO DA ANGULAÇÃO DA EMPUNHADURA CLASSICA NO FOR, O PROBLEMA É SEM DÚVIDA O BLOQUEIO DE BACK.
TEMOS AQUI NA BAHIA MESA-TENISTAS BEM NO RANKING COM ESSA EMPUNHADURA COMO MILTON FILHO 15 E MÁVIO ROCHA 46 QUE SEMPRE SOBEM NO PODIUM NOS RATING QUE PARTICIPAM AQUI NA BAHIA.(PARA DESESPERO DOS PURISTAS)

saudações mesatenista

ErWeWil, desculpe se não fui claro em minhas palavras. O que quis dizer não foi que é proibido usar outras empunhaduras durante o jogo, e sim que não são utilizados, em sua grande maioria, pois podem ocasionar “acidentes de trabalho”, como: bola nos dedos, ETC… Mas, conforme foi dito na outra enquete, vc pode utilizar a parte da borracha da raquete para bater na bola, independente da empunhadura, geralmente são utilizadas empunhaduras mais ortodoxas.