Empunhadura classineta.

Olá estou reiniciando a treinar tenis de mesa, jogo como caneteiro, estou tentando adptar a empunhadura classineta mas estou com dificuldades pois não consegui adaptar confortavelmente. Gostaria de saber qual a melhor posição dos dedos, para um melhor golpe com o backhand?

Pra quem esta comecando a trilhar o caminho do classineta, uma raquete adequada eh fundamental. A madeira tem ser um allround, talvez plus, dependendo do teu nivel tecnico. Se vc eh iniciante mesmo, algo como:

Yasaka Allround, Stiga Allround Classic, Avalox 550, 729 6040

Se jah tiveres alguma tecnica, algo como:

Yasaka Extra, Stiga Allround Evolution, Avalox 555, Butterfly Primorac, 729 6030L, DHS Wang Hao,

A empunhadura eh bem diferente da japonesa. A mao nao se espalma aberta no back, mas se encaixa com a lateral do dedo medio, com os dedos anular e minimo se encaixando por cima do medio e tocando somente com a ponta por cima da raquete (da borracha, no caso). O dedo indicador, que envolve o cabo, tende a ficar mais aberto do que com a empunhadura japonesa.

Obviamente, este eh o encaixe basico e pode variar durante o jogo. Mas com este mesmo encaixe vc executa o forhand e o rpb (reverse penhold backhand). Se desenvolveres um estilo como o do Wang Hao que basicamente nao usa shoto, nao precisas de outro encaixe. Se nao conseguires jogar sem shoto, entao qtens que treinar “idas e vindas” entre o encaixe do shoto e este que te descrevi.

Uma adaptacao que eu ja fiz (uma gambiarra, na verdade) foi serrar a parte do cabo onde se encaixa o dedo indicador e colar uma parte de cortica, com um desenho de secao meia-lua. Eu tinha entao um misto de empunhadura chinesa com japonesa. O backhand RPB nao era prejudicado e nos golpes de forehand tinha mais firmeza no grip.
Agora, jogar classineta sem shoto ou sem bloqueio normal eu acho muito dificil, quase impossivel. Sem duvida o Wang Hao eh um jogador espetacular, tanto pela empunhadura (sem shoto) como pela forma com que a utiliza.

Eu estou mais ou menos na mesma situação do amigo Carlos, e com um agravante - Meu cerebro ainda não consegue entender que eu preciso bater daquela maneira, ou seja, treinando até que vou bem, mas jogando raramente utilizo o golpe por trás.

Cadupa esse também é um problema, adaptar o cerebro ao estilo, o cerebro fica condicionado a usar o shoto, ai acaba esquecendo o backhand.
E uma pergunta alguem ai ja viu alguem jogando classineta com raquete quadrada?

Esse eh o problema que 100% dos que migram de caneta para classineta tem que enfrentar, e esoh tem uma solucao, muito treino… o golpe tem que estar automatizado, nao pode ser pensado quando se precisa dele. Quando eu iniciei classineta a 1 ano atras, eu parei de treinar shoto e fazia 100% de exercicios com algum padrao no qual se utilizasse o forhand e o backhand.

Por outro lado, nao usar shoto eh quase impossivel. O Wang Hao eh o unicco exemplo conhecido que eh capaz de jogar sem shoto. Treinando como descrevi acima, o que aconteceu comigo foi que meu nivel de jogo caiu muito no inicio. Mas com perseveranca e crenca de que consegguiria superar a ma fase, e ainda me tornar melhor jogador do que antes, insisti no rpb. De 4 meses pra ca tenho tido uma melhora constante e sinto que estou para dar um salto de nivel.

Tipos de treino que eu priorizei: qualquer padrao que envolvesse a troca entre o bh e o fh. Depois, matchs de treino (o objetivo nao eh ganhar…) no qual eu tentava nao usar shoto e somente o rpb e fh.

Agora voltei a treinar shoto. Procuro fazer exercicios nos quais se alternem shoto, fh, rpb, na mais variadas formas possiveis.

Tenho cada vez menos duvidas sobre o que usar, na hora do ponto. Parece que o shoto e o rpb estebeleceram os seus territorios na minha mente. Acho que para os novos que aprenderem o rpb direto, sem passar pelo caneta puro, esta separacao sera automatica.

Pergunta: existe algum tecnico treinando atletas classinetas no Brasil?

classineta de destaque com raquete quadrada ainda nao apareceu. Nunca vi tb nem sem destaque.

Eu fiz experimento com uma Nittaku AA e nao deu certo (nao insisti demais tb). Ai tirei do bau um chinese real e comecei treinar: gar nichts, treinava treinava e nao ia pra frente … So consegui comecar ter resultados quando passei pra uma Yasaka Extra… nao que a YE em particular seja magica, mas ela eh o tipo de raquete que funciona bem para classineta. Outras parecidas estao em um post anterior, acima…

na verdade, raquete quadrada com duas borrachas eh geralmente rotor naum?
usa uma anti no back, e de vez em qdo (quase nunca) ataca de classineta, soh em casos extremos.

Eu já vi um “projetinho” classineta q tentou jogar com uma raquete quadrada nessa empunhadura

Porém imaginem, um cara q nem sabe jogar direito jogando com uma borracha velha (até descolorida) de um lado e uma espuma (espuma mesmo!) do outro

Na época, msm ñ conhecendo o estilo, eu achei ridículo

Mas, isso é amar o Tênis de Mesa!!!

Duas dicas que posso dar.

Ao segurar a raquete, não junte muito os dedos polegar com o indicador. A tendëncia dos dedos atrás é a de acompanharem o indicador e desse modo a posição para a batida atrás fica melhor.

Assistingo os jogos do Ma Lin notamos que o golpe é feito na lateral da bola. Ela na sua frente, o golpe é feito no seu lado esquerdo. Isso também facilita bastante.

Sobre o encaixe dos dedos o Mitidieri já havia comentado exatamente isso…

Mitidieri,
Estou jogando classineta e uso a madeira taksim da butterfly.O que vc acha dela p/ o classineta e quais são suas vantagens e desvantagens comparada a madeiras já citadas por vc ( ex:YE)?

A taksim, alem de ter uma espessura de 7 mm, eh construida com arylate e carbono. Quer dizer, eh uma madeira rigida que favorece o shoto, mas nao um jogo focalizado em topspin, como eh o classineta moderno. Mas pode ser que se ajuste ao teu estilo… O Liu jogava, parece, com uma stiga clipper, que eh bem rigida tb, mas lembre-se que ele jogava com pino no fh.

Outra coisa fundamental para o classineta e qzue a madeira tenha “toque”, i.e., sensibilidade para controlar bolas curtas com precisao… neste quesito, jah nao sei como a taksim se comporta. Diz o fabricante que ela tem um toque medio…

Nao sei se estas satisfeito, mas acho que se estas realmente motivado a continuiar no classineta, valeria a pena experimentar com uma raquete mais flexivel… Uma boa dica eh a “729 6030L”, que custa somente 18(a raquete)+12 (o frete) dolares na www.zeropong.com (USA)… nao conheco pessoalmente, mas nos forums da vida dizem que eh uma boa raquete, com um das melhores relacoes custo-beneficio do mercado

A www.ping-pong.com (canada) esta em liquidacao de fim de ano (soh esta semana), e esta dando 25% de desconto no artigo mais caro da tua lista de compras… eles tem as avalox 550 e 555 que ficam por mais ou menos 36 dolares (c/ desconto) mais o frete (e imposto, provavelemente).

Ou quem sabbe a yasaka do Brasil coloca a extra no mercado? nao custa pedir… a YE tem um preco otimo, mais ou menos 35 dolares