Empunhadura Caneta = Dificuldades

Oi galera … Bem a minha a minha dificuldade seria movimentação tenho treinado muito recentemente so que o problema persiste entao estou pedindo a ajuda de vcs que tipo de treinamentos vcs me indicam para eu melhorar nesse termo pq todo a bola que vem rapida ou media velocidade no meu FOR eu estando no Back nao consigo fazer a trocar de Back x For rapidamente e nem consigo chegar na maioria das bolas que vao no lado oposto que estou na mesa … entao me ajudemmmmmmmmmmmmmm!!! :frowning: :frowning: :frowning:

Qual sua empunhadura, caneta Japonesa ou classineta?

Se for caneta japonesa, estou adicionando um video que da pra treinar a transicao, do back para for, mas e um movimento que
tem que ser treinado e que o mais importante e o grau de dificuldade maior sao as pernas

Abracos e bom treino, se voce tiver iniciando e mais facil voce migrar para classineta

https://www.youtube.com/watch?v=54BVpk0shA4

de uma olhada no youtube, procure por treinamento Ryu seung Min, tem varios videos auto explicativos

Que bom que estamos falando de técnica e treinamento finalmente!!! Muito obrigado!

Pois bem, realmente, a situação que vc descreve é o maior desafio dos caneteiros: o famigerado e essencial footwork. E neste caso, a menos que vc se mantenha na postura defensiva, não há de fato outro caminho que não seja melhorar a agilidade para buscar golpear o máximo de bolas possíveis com o uso do forehand. E embora eu esteja a anos luz de ser perito no assunto, segredos básicos (que valem para todos, mas para os caneteiros são mais importantes ainda) são pernas flexionadas e apoio nas pontas dos pés.

E acredite no Ailton! Para quem tem 93 anos, ele se movimenta até que bem hahahahhahahahaha.

Abraços!!!

Rsss e amigo Alcir, o problema que a movimentacao ate que vai o problema e o folego… ja nao vai mais

Caneteiro japones, tem uma tendencia mt forte de sempre armar o for o back e pouco usado e necessario o maximo treinamento de pernas para poder ser deslocar e armar sempre para o for… Na liga e mt complicado, principalmente
quando voce se desloca para esquerda para sair de forhand e a barriga do juiz encobre a direita do adversario… levando
o caneteiro ao erro de bater na esquerda do adversario, obviamente levando um shotao na direita… ai haja perna pra se deslocar… rsss
Se fosse iniciar novamente jamais seria caneteiro… objetivo seria ser classista…

Abracos, mt feliz com a conquista do Eric Jouti no aberto da Argentina

Epunhadura Caneta opa… essa posso comentar um pouco:

  • Essencial ataque forehand sempre que possível;
  • Eu tive problema no back caneta muitas das vezes tinha que usar o pivô, mas para não ficar saindo sempre de pivô eu passei a usar o shoto, usei tanto o shoto que o meu shoto ficou um dos melhores do clube onde treino, com ele eu trocava bolas rápidas e até mesmo buscava definir o ponto de shoto ofensivo nos cantos do campo adversário, assim deixando um pouco mais o pivô de lado.
  • Como Ailtonaga falou “de uma olhada no youtube, procure por treinamento Ryu seung Min, tem varios videos auto explicativos”, me ajudaram bastante.

Abraços

LeonardoNobre,

você tem basicamente três opções, duas já foram comentadas: treinamento técnico e físico para melhorar a movimentação ou usar mais os shotos e drives de backhand, o que vai permitir que você se posicione menos para o back reduzindo o espaço do fore que fica “aberto”.
A terceira (a que eu optei) seria mudar para o classineta, continuo usando bastante os shotos e bloqueios de back, deixando o RPB para momentos de “desespero” (= cansaso ou uma bola rápida no back sem chance de movimentação). Esta opção minimiza a movimentação e reduz a área aberta do fore.

Abraço…

Quanto ao bloqueio, principalmente contra topspins do oponente, experimente fazê-lo com o RPB. É muitíssimo mais eficiente, embora um pouco mais difícil de controlar no início, mas com bastante treino a coisa flui naturalmente.
Quando eu digo mais eficiente quero dizer que fica um jogo mais dinâmico, com menos tempo para o adversário continuar com uma sequência forte de topspins. Eu costumo alternar entre bloquear normalmente, usando o pino curto do forehand, e com o RPB. Contra adversários menos gabaritados isso gera confusão e eles acabam errando na sequência.

Nakata,

eu faço bloqueios com o RPB quando o adversário começa a se acostumar com o tempo de bola do fore. A borracha do fore é tensionada e do back não. Esta diferença de velocidade causa confusão e leva o adversário ao erro. Mas, normalmente, prefiro os bloqueios com a borracha tensionada, principalmente com a nova bola de plástico. Já usei pino curto (Xtend PO) no back, ficou muito rápido. Prefiro o contraste das tensionadas para as não tensionadas. Aqui em BH e outras cidades do interior de MG, é muito comum os caneteiros usarem a “costinha” com antispin ou pino longo. A maioria utiliza apenas para receber saque.