Empunhadura, caneta-classineta-clássica ? no mesmo jogo

Não vejo nada a respeito na regra!

Já tive jogadores que faziam e as vezes fazem o serviço(saque) de forma clássica e depois alternavam a raquete para empunhadura caneta ou vice versa, sempre adverti os atletas pela questão de comprometer a seqüência técnica da jogada, a desconcentração.
Sempre ouvia dizer no clube onde eu treinava que não era permitida a troca de empunhadura durante o jogo.
Qual é o parecer dos praticantes neste fórum ?

Não existe nada que impeça o jogador de trocar de empunhadura durante o jogo, embora isso precisa ser feito em horas propícias para não acabar mais prejudicando do que ajudando.

No saques mesmo dependendo do que eu quero fazer, faço um pega que fica intermediário ao classico e caneta e depois volto para o classico.

Olá,

Técnicamente é um subterfúgio estranho sacar clássico e mudar a empunhadura, a pegada caneta possibilita pulso livre e maior amplitude na relação velocidade/efeito ao servir.

Os jogadores que trocam de mão sempre utilizam como argumento válido que fulano e fulano o fizeram em torneio internacional…

Em demonstrações é uma habilidade e em partidas um último recurso, em cursos de árbitro a interpretação é:

A norma da ITTF define mão da raquete e mão livre, a questão é se no momento de mudar a empunhadura ou a mão que segura a raquete se o jogador deixa de ter um dos dois definido.

Trocar a empunhadura ao meu ver é mais "legal (enquadramento da regra) do que alternar a mão, de direita para esquerda e vice-versa.

É uma questão a ser definida em Congresso Técnico ou pelo árbitro Geral.

De pleno acordo. Ao meu ver, seria mais natural o contrário (sacar caneta e logo depois empunhar clássico).
Mas obviamente, vai da adequação e intenção de cada um e não me cabe julgar.

[quote=“hinoki”:2xaav8oo]A norma da ITTF define mão da raquete e mão livre, a questão é se no momento de mudar a empunhadura ou a mão que segura a raquete se o jogador deixa de ter um dos dois definido.

Trocar a empunhadura ao meu ver é mais "legal (enquadramento da regra) do que alternar a mão, de direita para esquerda e vice-versa.[/quote]
Nunca havia me atentado para isto dentro da regra como uma possível restrição, mas foi um questionamento bastante interessante. Sob esta perspectiva, tb estou de acordo. Realmente, fica mais fácil caracterizar uma infração na troca de mãos do que na troca de empunhadura.

Abraços!!!