Olá Amigos,
Gostaria de saber se existe alguma tolerância quanto a empenamento na superfície de mesas ou a superfície tem de estar 100% plana?
Na verdade, tenho uma mesa nova de 25mm em casa e percebi um leve abaulamento em ambas as extremidades… Gostaria de saber se isto é normal, levando em conta que a madeira “trabalha” conforme o clima, e se isso compromete a qualidade do equipamento?
Agradeço desde já pela atenção!
Boa noite gera!
Até onde eu sei, não existem especificações técnicas definidas em termos de tolerâncias da mesa, seja de forma ou dimensional, pelo menos não como parâmetros oficiais. Para isso, eu percebo que se avalia a mesa de forma subjetiva mesmo. Enfim, é claro que a mesa deve estar 100% plana, mas o que quero dizer é que isto não é aferido.
Mas vc fala de “abaulamento” nas extremidades e empenamento, porém eu entendo as duas formas como coisas distintas. Vc poderia descrever um pouco melhor do que se trata?
De qualquer forma, adianto que os desvios do material conforme o clima não chegam a ser relevantes para o uso da mesa.
Abraços!!!
Olá Alcir!
A distorção a qual me refiro é bem sutil…Imagine você posicionado ao lado da mesa (perpendicular a posição de jogo) com os olhos na altura da lâmina da mesa…nesta posição tenho a impressão de que a mesa tem uma leve convexão (menos de 1 cm).
Não é nada que eu perceba que interfere no jogo (aliás meu jogo é muito mais torto que um half de skate…rsrsrs).
Mais uma vez agradeço pela atenção!!!
Um grande abraço!!!
Me identifiquei com vc, isto não deve ser bom hahahahahahahahahahahahahahaha. Essa foi boa.
Mas enfim, agora ficou claro para mim qual era o seu problema. Para ter certeza do desvio (se já não o fez), seria legal se vc conseguisse algo com o que pudesse verificar mais claramente. Se vc conseguir qualquer material que te sirva como referência de superfície minimamente retilínea (como se fosse uma “régua gigante”), coloque esta superfície sobre a mesa e compare com o perfil do tampo. Faça isto tanto na diagonal quanto na vertical e horizontal, e então vc vai ter uma idéia um pouco melhor do que o “olhômetro” heheheheheheheh.
E embora, como vc mesmo descreveu, o desvio não seja muito grande, já que a sua mesa é nova, recomendo que vc converse com quem te vendeu para avaliar a situação e, se possível, realizar uma troca. E se isto não for possível, não vejo grandes problemas em utilizar a mesa a menos que o desvio se acentue, afinal não existe mesa 100% plana, pois como vc mesmo disse, ela oscila em relação ao clima.
Abraços!!!
Gera e Alcir!
Segundo o Sr Williberto Hoffman, fabricante das mesas Hobby, este problema de empenamento deve-se a umidade do ar, isto se resolve deixando a mesa algumas horas exposta ao sol forte.
Espero ter ajudado na solução do problema da mesa, pois no problema do “jogo” não posso ajudar por sofrer do mesmo insolúvel problema.
Abraços
João Irigoyen
Muito obrigado pela informação Sr. Irigoyen!
Comecemos então uma “sociedade dos atletas com assimetria irreversível” hahahahahahahahah.
Abraços!!!
Olá Amigos Alcir e Irigoyen!
Mais uma vez agradeço a boa vontade em ajudar a solucionar o problema da mesa…
Hoje fez um pouco se sol e deixei a mesa exposta de acordo com a sugestão do Sr. Irigoyen…Aproveitei e tomei um sol junto com ela para ver se meu jogo também desempenava!!! A mesa ficou perfeita!!! Eu apenas consegui uma insolação…rsrsrs
Um super abraço a todos e ótimos jogos!!!