Efeito p/ iniciantes clássicos

E aí, moçada!?

Começei a jogar TM faz pouco tempo. Optei pelo estilo clássico, porque acho mais legal, mais fácil de jogar cortando e, também, porque me parece uma forma mais natural de segurar a raquete.

Quando jogo com jogadores que não dão efeito, me saio bastante bem, dando cortadas longas e baixas, tanto no back quanto no fore. Agora, quando jogo com um cara que manja de efeito, aí o bicho pega: mando bolas na rede, pra fora, pra cima, pros lados. Tem sido rara uma vitória minha em cima de um cara que sabe aproveitar o efeito.

A teoria eu já sei (efeito lateral, back, top, anulação, combinações)… agora, tá (muito!) difícil de aplicar tudo isso, seja pra me defender das bolas com efeito, seja pra mandar bolas com efeito.

Então, pergunto: algum clássico aí com experiência pode me dar dicas de que devo fazer pra aprender a melhorar com o tal do efeito!? E outra coisa, uma porrada bem dada na bola pode, por si só, anular o efeito?

André 8)

Eu jogo classico HehEe

Minha dica eh… naum anule o efeito… e sim devolva com mais efeito que ele

Se uma porrada destroi o efeitu !?!?

Bom pra mim SIM :twisted: :twisted: :twisted:

PS : Qual eh seu estilo de jogo !?!? Parece ser Ofensivo estou certu !?!?

Em teoria sim, uma boa porrada na bola pode anular o efeito, só que isso é extremamente difícil de ser aplicado.
Isso por que EM TEORIA (volto a repetir) se você conseguir golpear a bola no momento em que ela estiver no ponto mais alto da sua trajetória e com uma quantidade certa de energia, a tendencia da bola é passar a rede e atingir a mesa do adversário independente de qual efeito tenha sido aplicado.
Porém isso é uma teoria de laboratório pois durante um jogo vc não tem como saber exatamente onde é o ponto mais alto da trajetória da bola e nem quanta energia ao certo vc tem que usar. O que é possível fazer é mais ou menos calcular as duas coisas baseado em sua experiência e prática de jogo. Por isso a recomendação é uma só… PRATIQUE para que, com o tempo, você consiga calcular isso automaticamente.

Meu caro amigo, só existe uma maneira de melhorar, o jeito é treinando… mas quando eu digo treinando não estou me referindo a ficar tirando jogo sem fundamento algum, estou falando de treino ministrado por alguém experiente. Procure um clube para que você possa receber um treinamento que com certeza será bem eficaz.
Caso você não tenha acesso à um clube que possa te oferecer um treinamento, comece baixando uns videos de treinamento e comece a praticar junto de algum amigo. Quando eu vou pro clube onde sou associado eu prefiro ficar treinando ao invéz de tirar jogo, aposto que se você seguir um treinamento com rigor e dedicação seu jogo vai melhor e muito!
Qualquer coisa me manda um e-mail ou tenta entrar em contato comigo que eu posso te passar uma lista de treinamento que costumamos fazer, talvez possa ser útil para vc!

Hugo Tadashi

Pois é André, o pessoal aqui acabou por te dizer o que já sabias, mas não deixa de ser a mais pura verdade, a melhor forma de melhorares a tua forma de jogar é mesmo praticando em vez de competir. Seja para lidar com efeitos ou para qualquer outro movimento, o essencial é o treino especifico, tens de treinar cada movimento para que depois ele saia quase por instinto durante os jogos.

O ideal seria (tal como o Tadashi mencionou) treinar junto de alguém mais experiente, mas se não tiveres essa hipotese (tal como eu) podes sempre baixar alguns videos de treino (por exemplo em http://tabletennis.about.com), ou arranjar alguns manuais de treino eleborados por jogadores que mais experientes.

Fica o meu pedido ao Tadashi para que disponibilize os tais manuais de que falou, toda a ajuda é bem-vinda :slight_smile: .