É tarde pra começar???

Eu acabei de achar perdida aqui na minha casa uma butterfly Katana-FL, é uma raquete mto ruim???

Não conheço essa raquete, hehe
mas na minha opiniao você nao deveria iniciar com uma raquete carbonada, pois é muito rapida para quem está iniciando. Procure usar uma raquete mais lenta, que lhe de bastente controle, com borrachas chinesas, que além de serem mais baratas são muito boas para iniciar.
Abraço

Cara, tudo bem que o custo/beneficio eh uma das melhores, mas se o amigo esta querendo montar uma, eh sempre melhor optar pelas borrachas japonesas.

Vc jah não leu inúmeras vezes topicos como: “como se joga com as Hurricanes??” ou “como se deve jogar com borrachas chinesas?”

Abraços.

Cara, tudo bem que o custo/beneficio eh uma das melhores, mas se o amigo esta querendo montar uma, eh sempre melhor optar pelas borrachas japonesas.

Vc jah não leu inúmeras vezes topicos como: “como se joga com as Hurricanes??” ou “como se deve jogar com borrachas chinesas?”

Abraços.[/quote]
Tô com o “Kami”. De forma alguma indico borracha (com característica) chinesa para iniciante.

Por borracha chinesa entenda: muito dura e aderente.

Abraços,

Mazinho

Pô, é claro que haja dificuldades. Eu mesmo ralei e quase desisti de usar borrachas chinesas. Mas hj não largo delas. Se o jogador iniciasse jogando com elas, não teria que aprender depois de velho. A transição chinesa para japonesa é mais fácil.

Borracha chinesa para iniciante é muito indicada. Com borracha chinesa as vantagens para o jogador iniciante são as seguintes:

1) A bola não dispara muito. Portanto tem bom controle. Além disso, para fazer a bola ter velocidade, o iniciante deverá fazer movimentos completos. Fato que auxilia, em muito, o aprendizado dos golpes.

2) A batida chapada (reta, na cara da bola) não entra. Então o iniciante aprenderá logo a dar giros na bola.

3) A borracha chinesa é muito sensível ao efeito do adversário. Desta forma, o iniciante se acostumará mais rapidamente a responder bolas de efeito e a entender como funcionam os efeitos.

Tem mais duas vantagens que eu adicionaria:

4) Os chineses usam borracha chinesa, principalmente, no forehand.

5) Iniciante adora dar efeito, principalmente no saque. E quando ele joga com os pangas da escola (que jogam ping-pong), o saque (e os efeitos) dele ficaram logo famosos. O que será um incentivo para o seu desenvolvimento no esporte…rsrsrsrs… :lol:

Experiência Própria:

Tenho um sobrinho de 11 anos iniciando no Tênis de Mesa e ele está usando borrachas chinesas. O desenvolvimento dele tem sido mais rápido do que os colegas da escolinha de TM que começaram na mesma época, ou até antes dele, e que usam borrachas japonesas ou borrachas sem efeito algum (Sunflex, etc).

Opa, eu ia escrever um post, mas o Jadson já disse tudo :wink:

Só faltou lembrar do ótimo custo/benefício das borrachas chinesas, que chegam a custar cerca de 10 dólares na internet.

Eu acho que a chinesa mais recomendada para iniciantes seria a Friendship RITC 729 com esponja japonesa. É uma borracha mais allround e a esponja por ser japonesa não é tão dura como as chinesas. E é muito boa para se adaptar com as chinesas.

comecei usando chinesas, e eu tinha alguns vicios pq jogava tenis a muitos anos, as chinesas me ajudaram a corrigir a maior parte dos vicios, entao de certa forma, quando passei pra japonesa, percebi que as chinesas ajudaram muito. Até penso em voltar a usar chinesa, mas é coisa pra se pensar em outro tempo.

Amigo, como vários outros colegas já expuseram, nunca é tarde para começar.

Comecei com 43 anos (há dois anos atrás), mas sinto que o TM fizesse parte da minha vida há muito tempo e só me arrependo de não ter me dedicado antes.

Quanto ao material, vc já foi muito bem orientado, e, de toda forma, se vc tiver condições teste vários, tanto a madeira quanto às borrachas, pois o que vale é vc se sentir bem, com as respostas pretendidas para as jogadas que faz, pois é muito difícil estabelecer o que é melhor para uma pessoa em termos de material.

Dimitri
KWS nervosity
TSP

Quanto a discussão borracha chinesa x japonesa, posso dizer que pretendo em breve mudar meu conjunto p/ borrachas japonesas em ambos os lados. Pretendo abandonar p/ sempre a cola rápida e borrachas chinesas definitivamente não desempenham 100% sem cola. Segundo o Mitidieri a New Era funciona sem cola, mas eu não pretendo ter apenas uma escolha de borracha. Outro motivo é que borrachas japonesas são + fáceis e gostosas de se jogar. Como eu não tenho pretensão de ser um superastro, vou ficar no que me dá + divertimento.

Quais são as Borrachas Japonesas e Chinesas?
Byt>
Nitaku>
Friendship>
Mark
Tihbar>
DHS
Etc
Etc

TIBHAR:
BORRACHA VOLCANO
BORRACHA RAPID
BORRACHA RAPID SOFT
BORRACHA RAPID X-PRESS
BORRACHA MAKSS
BORRACHA TORPEDO
BORRACHA TORPEDO SOFT
BORRACHA SPEED SOFT

BTY:
Bryce
Bryce FX
Cermet
Catapult
Sriver-G2
Sriver FX
Sriver
Sriver EL
Ekrips
Ekrips SOFT
Tackifire Special(Soft)
Tackfire Special

NITTAKU:

Hammond-X
Hammond
Nodias
Refoma
Narucross
Narucross Tension
Moristo2000
Hurricane 2
Hurricane 3

DONIC:

Gallardo(sound)
Gallardo(speed)
Vario
Vario(soft)
Vario(cooper S)
Sonex

TSP:

Actor
Brio
Real
Triple
D-top

STIGA:

Carbo
Carbo(sound)
Mendo
Mendo(energy)
Mendo MP
Neos
Neos(sound)
Innova(ultra light)
Innova(premium)
Magna

YASAKA:

X tend
V stage
Fusion
MarkV
MarkV (AD)

JOOLA:

Samba
Drum
Air
Mambo
Mambo(H)
Mambo©
Tango

Está ai o nome e a marca de um monte de borracha.
Não conheço as borrachas da 729 então não posso falar nada sobre elas(nome…)

Espero ter ajudado!

Normalmente as borrachas chinesas tem mais aderencia a bola, mas elas possuem um menor tempo de duração comparadas com a japonesas.
Outras marcas de borrachas cninesas são

Dhs
G888
PF4
Hurricane

729
Geo spin

Hehe
Não era td isso que queria saber, mas meramente se determinada marca é chinesa ou japonesa, pois daí os diversos modelos logicamente são desse mesmo país.
Sei que Byt e Nitaku são marcas japonesas
E as outras???

Dê uma olhada no site da ittf, seção EQUIPMENT, terá uma idéia da variação e quantidade de fabricantes e modelos.