É festa na Canetelândia...

Final Olímpica entre Hao e Ryu. Oportunidade única para observar os dois melhores caneteiros da atualidade em um duelo histórico. Vai ser uma aula de técnica e tática.

Ryu Seung Min é o maiorrrrrrrrrrrrrrrrrr…

Deu Caneta na final e com certeza vai dar muito trabalho no minimo para wang Hao, Ryu Seung Min, vai levar…

Hummm O Império Chinês está caindo…

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

CANETEIROS FOREVER!!! :slight_smile: :):):):slight_smile:

  • se nao fosse o famoso ‘esquema’ chines, o Wang Liqin jogaria contra o Ryu Seung Min (c/ eu jah havia previsto Ryu ganharia do Waldner). + bem q eu prefiro o Wang Hao mesmo… + jah q os chineses acharam q seriam melhor deixar o Wang Hao ganhar do Wang Liqin melhor pra mim! :slight_smile:

Um abraco a todos,

Não acho que tenha havido manipulação no jogo entre os Wangs. Se tivesse que haver alguma manipulação, seria a favor do Li Qin. O Hao ganhou por mérito.

Qual seria a lógica de se favorecer o Hao? O jogo entre os dois ocorreu antes do jogo entre o Waldner e o Ryu, então nao havoia como decidir qual Wang seria a melhor opção pra final. O Li Qin é mais antigo no time chinês e sabe como é corporação, se alguém tem que ser favorecido, este alguém é o mais antigo. O Li Qin é mais experiente do que o Hao e tem uma “vida útil” como atleta mais curta, em comparação ao Hao. O Hao teria mais tempo para chegar a um título Olímpico.

Na minha modesta opiniao, eu acho q os chineses tinha CERTEZA ABSOLUTA q o Ryu perderia pro Waldner.

Considerando o Waldner na final, ele tinham CERTEZA ABSOLUTA, q o Liqin perderia, pois c/ todo mundo sabe, apesar de ser um super jogador, o Liqin eh um amarelao de marca maior, enq. o Hao tem um jogo diferenciado e eh bem + forte psicologicamente, ai ele era a MELHOR OPCAO com certeza… Alem do +, ele ainda nao tem nenhum titulo expressivo a nivel mundial (fora o titulo da Grande Final do Pro Tour do ano passado), entao esse seria o seu principal titulo, jah pra motivar a Wang Hao a treinar forte pra ser campeao mundial no proximo ano. Sem esquecer q o Liqin, jah tem um titulo de Campeao Mundial em 2001.

O Wang Liqin simplesmente nao perde pra chines nenhum desde o meio do ano passado, massacrou TODOS: Ma Lin, Wang Hao, Chen Qi, Kong Linghui e Hao Shuai… Entao nao seria agora q ele perderia… A NAO SER, q ele tenha ‘ameralado de novo’… + NORMAL essa derrota dele nao foi… Eu, por exemplo, prefiro 10000 X, o Wang Hao, + o Wang Liqin joga brincando com todos os chineses ultimamente, NAO TEM NEM JOGO, eh vitoria facil… :slight_smile:

Um abraco,

Mas a rateio entre o Ma Li n e o Waldner tambem era de 7x1 pro Ma Lin, e no entanto ele perdeu. E não acho que havia a certeza de que o Ryu perderia apra o Waldner. Acho que mesmo que a lógica era e é que o Ryu tenha mais chances de vencer o Waldner do que o oposto, mesmo com o Waldner estando em um pico de performance.

Segundo algumas fontes, o Cai (capo di tutti cappi na seleção chinesa) baniu a prática do dumping na seleção chinesa, uma vez que ele próprio teria sido vítima de um esquema.

De mais a mais, isto é o tênis de mesa: um detalhe decide. O Hao jogou melhor e ganhou.

Calma gente. Não dá p/ afirmar x ou y sem ver o jogo. Msm pq se houve “jogo de entrega” fica muito fácil de distinguir, como na final de 2001 entre o Kong e Wang Liqin. O Kong ficava até sem graça de errar todas aquelas bolas. Se não errava ele dava aquela bolinha fácil p/ o Liqin meter o winner. :frowning: Vamos ver…

eu não havia cogitado a hipótese de um esquema chinês, mas pareceu a mim bastante plausível. o Wang Hao está em 4º no ranking, atrás do Ryu. Se ele ganhesse essas olimpíadas, e o Ryu tivesse perdido pro waldner, eu não sei como é o esquema de contagem de pontos, mas acho que talvez o Hao tivesse chances de passá-lo.

com a possibilidade de ter de novo os três primeiros do ranking de nacionalidade chinesa, talvez eles tenham facilitado um pouco o jogo. foi completamente surreal esse placar: 4 X 1 para o Hao!!! como foi dito anteriormente, o Liqin tem brincado com qualquer chinês na atualidade, basta ver o jogo do aberto de Cingapura entre ele e o Ma Lin.

Falando nisso, o que está acontecendo com o Ma Lin??? um jogador que se manteve por tanto tempo na primeira colocação mundial, perdendo assim, deliberadamente? será que ele estava com excesso de auto-confiança? ou será problema físico? eu reparei que ele não tem mais se mexido com tanta sofreguidão como há alguns meses atrás…

[quote=“Mitidieri”:klasyod9]Final Olímpica entre Hao e Ryu. Oportunidade única para observar os dois melhores caneteiros da atualidade em um duelo histórico. Vai ser uma aula de técnica e tática.[/quote]pq o Ma Lin não entrou nessa lista??? eu acho ele melhor q o Hao, só está em má fase.

  1. Sacrificar a melhor possibilidade de se ganhar um título Olímpico em troca de posiçes no ranking (o que pode ser obtido em qualquer fase normal do pro tour) é que soa um pouco surreal.

  2. Como disse o Nakata, eh facil ver se houve dumping ou nao. Basta assistir o jogo. Nakata, estou esperendo teus comentarios sobre este assunto.

  3. Ma Lin nao aguentou a pressão. Ele próprio confessou isto (http://home.covad.net/~chunglau/082104.htm) . Muito provavelmente, O Li Qin também não. To cansado de dizer filho, treino eh treino e jogo eh jogo, e agora tem nova versão, quanto maior a importância do torneio, mais contam os nervos. Wang Hao está apenas mostrando quem tem mais tutano.

  4. Tá viajando, Louis? O Ma Lin nao esta na lista, porque ela é minha e eu ponho quem eu quizer. :smiley:

Essa questão do jogo de entrega, ou “dumping” (nem conhecia essa palavra :smiley: ) é muito ampla e vários aspectos têm que ser considerados. Eu concordo com algumas opiniões aqui expressadas e discordo de outras. P/ começar eu não acho que a determinação p/ se entregar um jogo vise posições no ranking, tal qual o Mitidieri. Os dirigentes chineses sempre tiveram interesse em “espalhar” os títulos entre seus diversos jogadores. Pelo menos essa é a impressão que eu tenho. Por isso eu não concordo com outra variante: o fato do favorecido ser o + experiente, como numa empresa. Basta ver a final de 2001. Como o Kong já tinha o título mundial, optou-se por fazer um novo campeão mundial, naquele caso o Wang Liqin. Mas tbm não se pode tomar como padrão esse tipo de decisão dos dirigentes chineses. Por ex., em 1999 o Liu Guoliang já era campeão olímpico e ainda ganhou o título mundial em cima do Ma Lin, que não era nada na época, apenas um novato jogando muito. Mas quem pode afirmar que houve determinação x ou y dos dirigentes naquele jogo? Ou msm que disseram apenas: “Se virem! Que vença o melhor.”? Eu acho que aconteceu esta última hipótese.
Sobre eles terem banido de vez essa malandragem, eu não confio muito não. Talvez eles podem ter orientado os atletas a darem uma disfarçada p/ não ficar tão evidente, como fez o Kong há 3 anos atrás. Não é tbm através dessa prática que eles mantêm o predomínio no TT masculino? Eu não acho que eles descartariam esse artifício (ainda que desonesto) já que a China é o único país que tem condições de agir dessa maneira.
E o que dizer do TT feminino chinês? Com a Wang Nan ganhando tudo desde que a baixinha Deng se aposentou, não seria lógico pensar que os dirigentes devessem “repartir” o bolo? Mas talvez o predomínio delas seja tão evidente, que os dirigentes nem se preocupam em agir assim no feminino.
O que é facil ver é quando há jogo de entrega. Como em 2001 ou 1991. Já em 99 eu fiquei na dúvida, por isso tenho a opinião de que não houve esse procedimento.
Nessa última semi só dá p/ opinar baseado em hipóteses, já que ainda não liberaram o vídeo. Eu tenho a impressão que não foi uma coisa normal o Wang Liqin ser trucidado como foi. Como disse o Adriano, que levantou a suspeita de entrega, o magrelão vinha massacrando todo mundo e tinha retomado a forma física / técnica / tática de quando ganhou vários Pro Tours seguidamente. Pode ser que a pressão tenha martelado na cabeça dele, mas que foi estranho ele levar de 3 no último set, isso foi.
Sorry moderadores, por fugir do tema principal do tópico, mas pediram a minha opinião e eu tive que me expressar.
[ ]'s a todos.

Muito ponderadas as tuas considerações Nakata, assim como é razoável a possibilidade levantada pelo Adriano.

Mas soh uma coisa. Porque se entregaria o jogo em uma semi-final, quando nada ainda está garantido? Se fosse uma final, tudo bem, seria apenas uma decisao burocratica de quem vai ter ouro e quem vai ter prata. Mas no caso, seria uma aposta no escuro, uma jogada de poker.

Bom, pra voltar a comentar este assunto, acho que vou esperar a liberacao do video, como sugeriu o Nakata.

Valeu

Minha opinião: eu vi o jogo e pela expressão no rosto do Wang Liqin dava pra ver que ele tava nervoso. Eu acho que foi a pressão psicologica. Alem disso o Waldner perdeu na disputa do Bronze.

Falou,
MTN

[quote=“MTN”:1sgb9k8n]Minha opinião: eu vi o jogo e pela expressão no rosto do Wang Liqin dava pra ver que ele tava nervoso. Eu acho que foi a pressão psicologica. Alem disso o Waldner perdeu na disputa do Bronze.

Falou,
MTN[/quote]

Considerando a opiniao do MTN, q viu o jogo, entao cai em cima da minha 2a. hipotese, ou seja, o Liqin perdeu do Hao pq amarelou… :smiley:

Entao nao foi o tal do ‘dumping’ (essa expressao tb nunca tinha ouvido falar… :stuck_out_tongue: ).

Por falar, em ‘amarelar’, quem amarelou tb foi o Waldner contra o Liqin… Errou 2 saques… Eita… Foi um passeio do Liqin, tava 7 x 1 no primeiro set (salvo engano) pro Waldner e terminou de 12-10! Ou seja, ‘quase’ q o Liqin vencia, ai teria vencido era por 4 x 0…

Um abraco a todos,