dúvidas

oi estou começando a jogar agora.gravo sempre que possível os jogos que passam na espn,mas não treino em lugar nenhum,pois não tenho tempo e jogo mais por diversão,porém sempre seguindo as regras oficiais.comprei junto com uns amigos uma mesa speedo tamanho oficial e tenho algumas dúvidas:

-casquinha após o saque vale?
-pode sacar para qualquer lado e não somente em diagonais?
-a bola pode passar pelo lado da rede ou tem que passar sempre por cima?
-a raquete pode bater na mesa?

[quote=“marviowesley”:bhooeaj5]oi estou começando a jogar agora.gravo sempre que possível os jogos que passam na espn,mas não treino em lugar nenhum,pois não tenho tempo e jogo mais por diversão,porém sempre seguindo as regras oficiais.comprei junto com uns amigos uma mesa speedo tamanho oficial e tenho algumas dúvidas:

-casquinha após o saque vale?
-pode sacar para qualquer lado e não somente em diagonais?
-a bola pode passar pelo lado da rede ou tem que passar sempre por cima?
-a raquete pode bater na mesa?[/quote]

1 - Casquinha vale em todo e qualquer momento;
2 - Pode-se sacar em qualquer direção. A listra branca no meio da mesa só serve para os jogos de duplas, onde o saque deve ser obrigatoriamente efetuado da direita para a direita;
3 – A bola pode passar pelo lado ou por baixo do suporte (antes que achem esquisito passar por baixo, isso não é tão complicado… até eu já fiz isso, e foi no ponto decisivo da partida!);
4 - Sim, a raquete pode bater na mesa.

Dúvidas como estas podem ser esclarecidas com uma consulta a seção de regras ( https://mesatenista.net/modules.p … es&secid=4 ).

Abraços,

Mazinho

Se os cara que jogam comigu aceitassem essas regras tava feitu :?
Da raiva qdo os cara quer inventar regra :evil:

hehehe, realmente eh chato jogar com gente que inventa regra, no meu colegio no jogo de 1x1 tem q cruza o saque e ainda vale saque preso (sem lançar a bola para cima 16 cm)

HehEHeh
No meu tb saque tenque cruzar sem ser de dupla :evil:
Se o saque pegas na casquinha tenque voltar o saque
E os cara fala que a bolinha naum pode passar pelo lado da rede :evil:

Só ressaltando, além de poder passar pelo lado e por baixo do suporte da rede, a bolinha pode bater em qualquer dos elementos que compõe o conjunto rede (rede, suporte e haste).

O saque pode sair pela lateral da mesa do adversário?

Não entendi sua colocação.

O saque na verdade tem uma regra muito complexa pra quem não está acostumado. Tente ler os artigos nas regras que tratam do saque. A regra completa pode ser encontrado nesse msm site, nos links do lado da página.

Se as dúvidas ainda persistirem, tente reformular a pergunta.

tipo
ele quis dizer o saque sem passar pela linha de fundo, passando pelo lado da mesa, nao pode faze isso nao

Me espressei mal, mas é o que o guivolp entendeu. O saque tem de sair pela linha de fundo?
Abraços.
Claudio Medeiros

Eu li as regras mas ainda fiquei em dúvida porque não fala nada de ser obrigatório o saque sair pela linha de fundo do adversário.

Tentando esclarecer melhor:
2.6.3.1 desde o início do saque até ser batida, a bola deverá estar acima do nível da superfície da mesa e atrás da linha de fundo do sacador, e o sacador não deverá esconder a bola do recebedor com qualquer parte do corpo ou vestimenta, tanto sua quanto do seu companheiro de dupla.

Comentário: o propósito desta regra é deixar a bola visível para o recebedor em todos os momentos durante o saque. O atleta ou dupla que está sacando não poderá praticar qualquer ação para impedir o recebedor de ver a bola na hora em que ela sai da mão do sacador e para impedir o recebedor de ver o lado da raquete usada para bater na bola.

É obrigatório a bola sair pela linha de fundo do adversário(recebedor), quando se trata de jogos com atletas de cadeiras de rodas.