DÚVIDAS TÁTICAS

Tenho sérias dúvidas sobre táticas no tênis de mesa.
Jogo no estilo kato, com pino longo e borracha lisa. Tecnicamente até me saio bem, mas estou totalmente perdido taticamente. Alguém pode me ajudar?

https://mesatenista.net/modules.p … +caneteiro

Visite este topico, la tem muitas informações. Tem um mais antigo e melhor mas num achei.

Num eh bem oq vc pediu mas ajuda :wink:

Jogadores defensivos devem ser extremamente regulares.

Ponto um e o mais importante, devolver sempre qualquer bola que passe para o seu lado da mesa.

Após esta regularidade vem a variação de peso e colocação na mesa.

O defensivo executa um jogo de bloqueio, cut e deixadas, preparando a finalização como qualquer outro jogador.

Treinar serviço e devolução dos mesmos de forma que a bola venha sempre da forma que você espera.

Explora o psicológico dos atacantes através da consistência das devoluções(imputa a chance de errar ao adversário.

Top spin e smash fundamentais para definir a sequência.

Bons parâmetros para desenvolver táticas.

Amigo Mola, agradeço muito pela dica.
Na verdade, já havia lido esse post, e há coisas que ajudam muito. Mas quase tudo que leio tem muito de técnica e pouco de tática. Não sei se estou enganado, mas parece que não se dá tanta importância para isso.
Como “desenvolver” jogadas contra os vários estilos? Em cada caso, como é melhor sacar, e o que fazer depois? Trocar bolas? Matar o ponto rapidamente?
Enfim, vejo poucos comentários sobre o assunto.

Hinoki, enquanto eu estava escrevendo vc também postou. Também agradeço, e é um ótimo começo. É possível explorar um pouco mais essas colocações?

taticamente,como jogar?
Depende muito tambem do adversario ,mas vamos ver se posso ajuda-lo.
se vc sacar com bastante efeito lateral(pesado ou somente lateral)e o adversario retornar com uma cozinhada.Qdo possivel use o pino longo,pois o efeito volta p/ o adversario e quem sabe ai vc consegue alguns pontinhos.
Normalmente qdo se da um bom cato pesado o adversario cozinha ou da um loop drive.Portanto se ele cozinhar vc ataca e se ele der loop tambem,pois normalmente o loop a bola vai lenta e alta.Apesar de ter bastante efeito.
taticas sao varias e a cada jogo tem que mudar.acima vai soh algumas.abs

Opa! Melhorou bastante!
Atacante, sua primeira colocação é muito importante para todos os pineiros, principalmente os que usam pino longo, no que diz respeito a inversão ou não de efeitos.
Alguém mais pode ajudar???

Eu uso pino longo e uma coisa que eu gosto de fazer muito, é repetir o mesmo saque, mas lá do fore, curto no fore do adversário sendo canhoto ou destro, geralmente volta no pino, aí como o adversário vai estar em cima da mesa, empurra com o pino profundo em cima do adversário que geralmente passa ou ataca com pouca potência. Sacar bem é tudo, ajuda muito. Treina saque invertido, laterais, e saques em cima do corpo. Ah, e aprenda a jogar com quem passa bola, com quem dá drive morto, sem spin, pois pra pino, isso é um impedimento, pois precisamos de spin pra dar kato e de spin pra puxar no fore geralmente se usa uma borracha viscosa no fore.

Com relação a treinos com bolas mortas, tenho feito e muito, pois como não tenho com quem ou onde treinar por aqui, arrumei um robô e coloco o danado prá mandar bolas mortas.
É realmente horrível dar um kato numa bola sem spin.
Mas a dica tática do saque também foi excelente, Jornalista.
Moçada me ajude!