Dúvidas/Sugestões/Aprendendo ajuda com raquete

Olá, sou novato tanto no fórum e também no mundo do tênis de mesa, apesar de jogar pingue-pongue a 8 anos (o que jamais deve ser considerado algo que preste), no entanto recentemente decidi investir um pouco mais e partir para algo mais sério. O problema: moro em cidade do interior então nada de treinador nem material que preste (tecnicamente já me lasquei aqui, uma vez que nunca vou poder ter uma boa base, quanto muitos aqui tiveram).
Dadas a situação acima, optei por desistir de treinador e ver o (desastre) que vira sem, mas quando se fala da raquete… são outros quinhentos, logo sou obrigado a comprar e não conheço nenhuma especificação técnica, nisso comecei a procurar aqui e ali, e devido a vários motivos decidi comprar uma montada (sei que não é raquete boa de verdade),mas se considerarmos as condições do qual sai ainda é uma Ferrari do lado de um Fusca.
Bem como falei não conhecia nada então estou pensando em comprar Top Teams 800 Clássica DONIC, só não sei se é boa então gostaria da ajuda de vocês se possível.
E apesar de ter esquecido de comentar antes, meu estilo de jogo é clássico, diria que sem jogo definido (falta de treinador e devido as diferenças do adversário) acabei desenvolvendo um jogo com muito SideSpin e Reverse SideSpin, sem cortes (no pingue-pongue, é praticamente impossível jogar afastado da mesa) e um belo protótipo de raquete dos anos 90’s sendo está o lindo modelo: Shark Klopf (que como disse, nem se compara a uma raquete montada de alta qualidade, imagina um customizada então?). Resumindo em uma linha meu jogo: jogadas de SideSpin e Reverse SideSpin (ou na verdade seria Top Spin e BackSpin? Não tenho uma jogada que seja correta para saber nem alguém pra me dizer, enfim como disse estou a cegas)com uma movimentação passável e estilo clássico, procurando uma raquete possível de jogar com bom Spin.
Desde de já agradeço.

PS: Se possível, podem comentar algum dica de como treinar?

[quote=“Gabriel F.” post=108637]Olá, sou novato tanto no fórum e também no mundo do tênis de mesa, apesar de jogar pingue-pongue a 8 anos (o que jamais deve ser considerado algo que preste), no entanto recentemente decidi investir um pouco mais e partir para algo mais sério. O problema: moro em cidade do interior então nada de treinador nem material que preste (tecnicamente já me lasquei aqui, uma vez que nunca vou poder ter uma boa base, quanto muitos aqui tiveram).
Dadas a situação acima, optei por desistir de treinador e ver o (desastre) que vira sem, mas quando se fala da raquete… são outros quinhentos, logo sou obrigado a comprar e não conheço nenhuma especificação técnica, nisso comecei a procurar aqui e ali, e devido a vários motivos decidi comprar uma montada (sei que não é raquete boa de verdade),mas se considerarmos as condições do qual sai ainda é uma Ferrari do lado de um Fusca.
Bem como falei não conhecia nada então estou pensando em comprar Top Teams 800 Clássica DONIC, só não sei se é boa então gostaria da ajuda de vocês se possível.
E apesar de ter esquecido de comentar antes, meu estilo de jogo é clássico, diria que sem jogo definido (falta de treinador e devido as diferenças do adversário) acabei desenvolvendo um jogo com muito SideSpin e Reverse SideSpin, sem cortes (no pingue-pongue, é praticamente impossível jogar afastado da mesa) e um belo protótipo de raquete dos anos 90’s sendo está o lindo modelo: Shark Klopf (que como disse, nem se compara a uma raquete montada de alta qualidade, imagina um customizada então?). Resumindo em uma linha meu jogo: jogadas de SideSpin e Reverse SideSpin (ou na verdade seria Top Spin e BackSpin? Não tenho uma jogada que seja correta para saber nem alguém pra me dizer, enfim como disse estou a cegas)com uma movimentação passável e estilo clássico, procurando uma raquete possível de jogar com bom Spin.
Desde de já agradeço.

PS: Se possível, podem comentar algum dica de como treinar?[/quote]

Opa Gabriel, tudo certo?

Respondendo suas perguntas, em primeiro lugar, nunca é tarde para ter desenvolver uma boa base. Não sei sua idade, mas há vários jogadores que começam depois dos 30 ou 40 e conseguem alcançar um nível bastante bom. Claro que quando se fala no nível profissional, a preparação começa com cerca de 7 anos, mas para um atleta com “nível de clube”, é possível ter bons resultados mesmo iniciando os treinamentos mais tarde.

Em relação ao técnico, de fato é mais fácil treinar com algum tipo de assistência, mas é possível aprender o básico mesmo sem técnico ou professor. O importante é ter um parceiro de treino e foco, pois no começo seu nível pode cair um pouco até que se adapte aos movimentos corretos. Existem vários canais no youtube que ensinam técnicas iniciais. A maioria é de língua estrangeira (inglês, chinês e japonês), mas observando as técnicas é possível aprender mesmo sem dominar a língua.
Seguem dois bons canais para iniciantes.
https://www.youtube.com/user/pingskills
https://www.youtube.com/user/BrettClarkeTT

Você deve começar aprendendo os golpes básicos, vou colocar os nomes em inglês para facilitar a busca no youtube: 1. batida de forehand (forehand counterhit) e batida de backhnad (backhand counterhit). 2. Drive de forehand/backhand (forehand/backhand topspin ou forehand topspin loop (muitas vezes o “Loop” é usado para indicar um drive com emprego de mais efeito). 3. Kato (forehand/ backhand push).
Há várias outras técnicas e variações (como o emprego de sidespin e muitas outras), mas com algum domínio dessas vc já consegue entrar no mundo de tênis de mesa propriamente dito.
Tem muita coisa teórica legal na internet também, sobre a mecânica do movimento, melhor empunhadora, física dos golpes, que ajudam a entender melhor o esporte.

Finalmente, quanto ao material, qualquer uma dessas montadas é direcionada para fins recreativos, então se você pretende levar o esporte mais a sério, é importante investir em um material de melhor qualidade. Como já tem uma madeira disponível, talvez trocar somente as borrachas seja mais adequado do que comprar uma montada, há também um grande mercado de materiais usados, de forma que com o mesmo preço de uma montada, muitas vezes é possível adquirir um material de boa qualidade.

No mais, nada é mais importante que treinar, o material serve apenas como uma extensão do seu corpo, logo deve se adaptar a seu estilo e técnica, não o contrário.

Muito obrigado Tiago Brizola, me ajudou a esclarecer muita coisa. Vou tentar fazer como falou, treinar a partir de vídeo-aulas.

Comentando da idade, estou terminando o Ensino Médio e jogo principalmente na escola e esse é meu maior problema, pq não sei se pode imaginar a bagunça da situação a seguir, mas é nisso que jogo: mais de 10 pessoas querendo jogar sendo tudo ruim, dividisse na metade, aí segue perdeu saí e enquanto ganhar fica (logo é extremamente difícil ter chance de jogar, isso quando não fica mais de 10 min esperando) mas ainda é de boa, agora o maior problema espaço, pois as pessoas além de ficarem próximas e atrapalharem toda hora, o local que a mesa está colocada, tem de um lado uma parede a nem 1,5 m de distância da mesa e em dos fundos quase não tem 1 m para se movimentar. Bem ruim, não?

E quando comentou de parceiro de treino, teria um mas ele se mudou (até tínhamos começado a treinar sério) e os outros apenas sabem jogar, mas sem muito interesse em treino sério, apesar disso já teve ocasiões que consegui empregar ao menos uma movimentação de pernas mais ou menos correto quando posso. Por isso, assim que tiver chance quero ir a um clube de verdade.

Nessas condições, sem muito parceiro de treino, nem local bom fica difícil ter algo realmente bom. Mas ainda tentarei começar a jogar corretamente.

E sobre raquete ser para recreativo, acredita ser possível jogar algo mais que seja recreativo? Mas mesmo assim, sugeriria alguma madeira + borracha, que pudesse ser boa? Não jogo ofensivo nem defensivo, minhas jogadas geralmente tem um efeito de médio a alto, e a velocidade de jogo ser rápido (apesar de variar bastante por causa do nível do oponente), além disso diria que jogo em média distância (não posso afastar muito como gostaria devido ao jeito como jogam na escola, mas quando posso sempre afasto e jogo melhor) e acho que é isso.

PS: Sei que pareço, ser daquelas pessoas que só fica arranjando desculpas para não fazer nada. Mas é realmente ruim jogar nas condições que tenho.

Pois então Gabriel,
a questão do espaço para jogo é realmente complicada, mas o principal problema e não ter como ficar por um longo tempo na mesa, pois evoluir no esporte exige repetição. Uma opção seria você conversar com a diretoria da sua escola para poder treinar em contra-turnos, quando a mesa estiver livre. Não há nenhum clube na sua cidade com mesas disponíveis? A maioria dos clubes tem opções de sócio-atleta por valores acessíveis.

Em relação ao material, a raquete que você citou vai servir ao seus propósitos inicialmente, pois ainda que seja iniciante, já possui esponja e uma borracha que gera algum efeito, então já será bem mais adequada do que a raquete que vc está usando atualmente. Além disso a Top Teams 800 parece ter uma madeira razoável, provavelmente muito superior a essa que vc usa, então no futuro pode trocar as borrachas e montar um conjunto mais adequado.
Agora, se puder investir aconselho que adquira uma Donic Dicon ou uma Offensiv 2016 com duas Baracudas, pois trata-se de um conjunto bastante equilibrado e não tão caro, soma cerca de R$ 500,00. Eu sei que o valor é alto, ainda mais pra quem está iniciante, por isso é muito comum começar trocando só as borrachas da raquete montada. Além disso, indico esse conjunto por ele estar disponível aqui no site com a opção de compra parcelada.

Então Tiago,

O problema do local persiste realmente, na escola não posso fazer muito por ser escolha Federal, logo tem toda aquela enrolação e funciona o dia todo, com minhas aulas sendo em tempo integral e o período noturno também tem aula, então não fica vazio e quando acontece de ficar vazio não tem ninguém para poder jogar e por ser Federal não possa dar uma de sem vergonha, e ir jogar no sabádo. E quanto a clubes, tem apenas dois na minha cidade e em uma a mesa é praticamente para ocupar espaço já que a rede é toda rasgada e ainda tem titica de passarinho em cima (fora outros problemas com um pequeno “U”) e na outra, apesar de ser melhor, a madeira está começando a desfarelar e a altura me parece ser mais baixo que a altura normal.

E sobre a raquete, considerando que sou equilibrado e as informações que andei procurando recentemente, o próprio pessoal do site, quando pedi ajuda na loja me recomendaram Ovtcharov Senso V2 com Donic Acuda P2 na FH por ser um pouco mais ofensiva e a Donic Acuda P3 na BH por ser um pouco mais defensiva. E sai nessa faixa de preço também R$ 500,00, na hora tive que desistir da compra passar um pouco da minha faixa de preço (300 reais). Talvez eu espere um tempo e vou juntando, só fico em dúvida de qual conjunto comprar o que me recomendaram ou o que você recomendou.

PS: Minha intenção é quando começar a faculdade ano que vem (se eu conseguir passar) é ir para um clube, por isso torço para passar em uma cidade que tenha e a mais perto que atende a isso é Gyn. Nisso não sei o que fazer, tenho medo de comprar uma muito melhor e jogar dinheiro fora por não ter como jogar.

Muito obrigado, continua me ajudando muito.

O material que te indicaram é muito bom. Pessoalmente não gosto da série Acuda P, mas para suas necessidades o conjunto Acuda P2/ Senso V2/ Acuda P3, te atenderá completamente. De fato trata-se de um investimento alto, então você pode adquirir a raquete montada por hora e no futuro, quando conseguir participar de um clube, investir num material mais adequado ao treino.

O importante é ter consciência de que não é o equipamento que fará seu jogo mais ou menos ofensivo. Mais ainda, não é o material que moldará seu estilo, mas o treino e as características pessoais de cada jogador. Inicialmente, deve-se preocupar em adquirir um equipamento que possibilite o aprendizado técnico. Nesse quesito, tanto o conjunto que indiquei quanto o que você já tinha pesquisado, são adequados.

[quote=“Gabriel F.” post=108642] PS: Minha intenção é quando começar a faculdade ano que vem (se eu conseguir passar) é ir para um clube, por isso torço para passar em uma cidade que tenha e a mais perto que atende a isso é Gyn. Nisso não sei o que fazer, tenho medo de comprar uma muito melhor e jogar dinheiro fora por não ter como jogar.

Muito obrigado, continua me ajudando muito.[/quote]

Se entendi bem, você mora perto de Goiânia. Aqui na cidade têm 2 centro de treinamentos e pelo menos mais 2 locais bons para se praticar tênis de mesa. Tente vir em um sábado de tarde para ver como é a realidade de um CT. Também tem bastante gente para você conversar sobre material e quem sabe até conseguir alguma coisa usada mais em conta.

Se você comprar uma raquete boa para jogar nas condições que você falou, ela não vai durar quase nada. Pelo que entendi tem muita sujeira e pouco espaço. Então o desgaste e a chance de você bater a raquete é muito grande.

De qualquer maneira, acho que vale uma visita antes de você pensar em montar um material.

Att.,

Obrigado pela ajuda, mas acho que pensando como o amigo Julio falou, onde o desgaste devido ao péssimo local de jogo vai ser grande. Vou acabar resistindo um comprado uma “fubequinha” montada, pelo menos até conseguir arranjar um CT e melhorar minhas condições…

Mora perto de Goiânia, até que pode falar que moro (200 Km não é tanto assim), o problema é ir durante em finais de semana, já que não possui veículo próprio e estudo em período integral, porém vou tentar ir durante as férias.

Por sorte, posso me orgulhar de conseguir jogar até bem no espaço que tem sem bater a raquete praticamente nunca, com exceção é claro de umas pessoas “surdas”, que ignoram quando pedimos para afastar da mesa daí quando vê já acertou uma raquete na pessoa.

E sobre a raquete vou ver, tenho planos se tudo der certo de ir aí em Goiânia em julho, poderia passar em um CT, caso consiga enrola a compra até lá, se não faço como havia falado antes, compro uma raquete montada “fubequinha”, só para um treinamento melhor.