[quote=“Gabriel F.” post=108637]Olá, sou novato tanto no fórum e também no mundo do tênis de mesa, apesar de jogar pingue-pongue a 8 anos (o que jamais deve ser considerado algo que preste), no entanto recentemente decidi investir um pouco mais e partir para algo mais sério. O problema: moro em cidade do interior então nada de treinador nem material que preste (tecnicamente já me lasquei aqui, uma vez que nunca vou poder ter uma boa base, quanto muitos aqui tiveram).
Dadas a situação acima, optei por desistir de treinador e ver o (desastre) que vira sem, mas quando se fala da raquete… são outros quinhentos, logo sou obrigado a comprar e não conheço nenhuma especificação técnica, nisso comecei a procurar aqui e ali, e devido a vários motivos decidi comprar uma montada (sei que não é raquete boa de verdade),mas se considerarmos as condições do qual sai ainda é uma Ferrari do lado de um Fusca.
Bem como falei não conhecia nada então estou pensando em comprar Top Teams 800 Clássica DONIC, só não sei se é boa então gostaria da ajuda de vocês se possível.
E apesar de ter esquecido de comentar antes, meu estilo de jogo é clássico, diria que sem jogo definido (falta de treinador e devido as diferenças do adversário) acabei desenvolvendo um jogo com muito SideSpin e Reverse SideSpin, sem cortes (no pingue-pongue, é praticamente impossível jogar afastado da mesa) e um belo protótipo de raquete dos anos 90’s sendo está o lindo modelo: Shark Klopf (que como disse, nem se compara a uma raquete montada de alta qualidade, imagina um customizada então?). Resumindo em uma linha meu jogo: jogadas de SideSpin e Reverse SideSpin (ou na verdade seria Top Spin e BackSpin? Não tenho uma jogada que seja correta para saber nem alguém pra me dizer, enfim como disse estou a cegas)com uma movimentação passável e estilo clássico, procurando uma raquete possível de jogar com bom Spin.
Desde de já agradeço.
PS: Se possível, podem comentar algum dica de como treinar?[/quote]
Opa Gabriel, tudo certo?
Respondendo suas perguntas, em primeiro lugar, nunca é tarde para ter desenvolver uma boa base. Não sei sua idade, mas há vários jogadores que começam depois dos 30 ou 40 e conseguem alcançar um nível bastante bom. Claro que quando se fala no nível profissional, a preparação começa com cerca de 7 anos, mas para um atleta com “nível de clube”, é possível ter bons resultados mesmo iniciando os treinamentos mais tarde.
Em relação ao técnico, de fato é mais fácil treinar com algum tipo de assistência, mas é possível aprender o básico mesmo sem técnico ou professor. O importante é ter um parceiro de treino e foco, pois no começo seu nível pode cair um pouco até que se adapte aos movimentos corretos. Existem vários canais no youtube que ensinam técnicas iniciais. A maioria é de língua estrangeira (inglês, chinês e japonês), mas observando as técnicas é possível aprender mesmo sem dominar a língua.
Seguem dois bons canais para iniciantes.
https://www.youtube.com/user/pingskills
https://www.youtube.com/user/BrettClarkeTT
Você deve começar aprendendo os golpes básicos, vou colocar os nomes em inglês para facilitar a busca no youtube: 1. batida de forehand (forehand counterhit) e batida de backhnad (backhand counterhit). 2. Drive de forehand/backhand (forehand/backhand topspin ou forehand topspin loop (muitas vezes o “Loop” é usado para indicar um drive com emprego de mais efeito). 3. Kato (forehand/ backhand push).
Há várias outras técnicas e variações (como o emprego de sidespin e muitas outras), mas com algum domínio dessas vc já consegue entrar no mundo de tênis de mesa propriamente dito.
Tem muita coisa teórica legal na internet também, sobre a mecânica do movimento, melhor empunhadora, física dos golpes, que ajudam a entender melhor o esporte.
Finalmente, quanto ao material, qualquer uma dessas montadas é direcionada para fins recreativos, então se você pretende levar o esporte mais a sério, é importante investir em um material de melhor qualidade. Como já tem uma madeira disponível, talvez trocar somente as borrachas seja mais adequado do que comprar uma montada, há também um grande mercado de materiais usados, de forma que com o mesmo preço de uma montada, muitas vezes é possível adquirir um material de boa qualidade.
No mais, nada é mais importante que treinar, o material serve apenas como uma extensão do seu corpo, logo deve se adaptar a seu estilo e técnica, não o contrário.