Duvidas sobre raquete e borrachas

Ola pessoal sou novo no forum
joguei tenis de mesa por alguns anos e estou retornando ja fazem alguns meses.

Utilizo uma dhs power g5x (a madeira é nova foi comprada setembro) com 2 dhs hurracane 3 neo (que ja sao usada ha alguns anos foi uma “doação”)

a prefeitura da minha cidade despertou o interesse em competir em outras cidades em liga especial pois sou deficiente fisico.

Mas estou sentido que as borrachas nao tem a mesma “potencia” desde quando comecei a usar elas e acho minha raquete bem pesada em comparação a outras que possuem na academia.

Hoje colei uma Xion vega pro no FH para ver se me adapto.
Estava de olho em uma tibhar Stratus Powerwood para ver se seria melhor em questao de peso do que a g5x.

Mas faz sentido trocar de madeira e borracha? A madeira é relativamente nova.
e se sim faz trocar tambem a H3 neo do BH?

1 Curtida

Pela ficha técnica, a DHS Power G5X tem uns 89g. Tenho uma madeira que pesa isso e não acho pesada, pessoalmente, porque eu tenho madeiras bem mais pesadas, de 100g e 115g.
Uma de 5 folhas, como a Tibhar Stratus Powerwood, deve pesar um pouco menos, mas tem que pesquisar bem, pois a sua DHS é uma OFF+, com carbono, e estilo de jogo é algo bem pessoal. As madeiras sempre tem alguma variação dentro do mesmo modelo (não são idênticas), mas essa que você pesquisou tem indicações para comprar as mais pesadas, para manter as características ofensivas dela. E o que você quer é uma madeira com a mesma qualidade, porém leve, né?
Talvez alguém que use uma madeira bem leve e ofensiva possa falar com propriedade. No geral, que eu vejo nas minhas pesquisas e nas madeiras que eu uso (tenho 8 raquetes), madeiras mais leves do que 85g costumam ser menos ofensivas e não sei se 5g façam tanta diferença para você.
Pode ser também que a sua madeira esteja fora do padrão de fábrica, mas tem que ver se as madeiras com as quais você comparou no seu clube tem o mesmo estilo. O peso das borrachas também varia de modelo pra modelo e, claro, conforme a espessura da espuma. Se você tem a possibilidade de fazer um teste com a raquete de alguém, facilita.
Espero que tenha ajudado.

eu acabei trocando ambas as borrachas por duas xiom.
Xiom Vega pro BH (foi um “emprestimo” mas ainda nao definitivo) e Xiom Omega 7 Ásia FH (Comprei no mercado livre com cupom de 20%)
Ja senti uma diferença no peso ja senti um pouco mais leve ou pode ser somente um efeito placebo kkk.
Mas gostei bastante das borrachas com relação a DHS, as xiom’s com “pequenos” movimentos ja consigo um bom giro, agora com as DHS eu tinha que entrar muito bem nas bolas e como sou deficiente fisico as vezes nao é sempre possivel kkk.
Vou continuar treinando e me adaptando :slight_smile:

e com relação a madeira vou deixar um pouco mais pra frente, a madeira é nova, e nao sera ela que fara diferença.

1 Curtida

Provavelmente, não é placebo. As borrachas chinesas costumam ser mais pesadas mesmo.
E isso que você falou da H3 é a mesma coisa que eu já senti usando ela. Acho que não só a espuma dela é dura como a topsheet também. Apesar de ser pegajosa, a bolinha não tem um bom contato. As características da Xiom me agradam mais. Se o peso voltar a te incomodar, uma solução pode ser uma borracha de espessura menor.

Beleza.

Treinei umas 3 horas no sabado e estou gostando bastante da raquete.

Agora preciso entender como funciona as ligas especiais, porque todos os campeonatos que eu ando participando, no vale do paraiba, acabo jogando contra pesoas “normais”.

1 Curtida

Aproveitando o topico, de quanto em quanto tempo é bom trocar de borracha?
Pergunto pois em conversa com a pessoa que me emprestou a xiom fui informado que ela esta prestes a fazer 1 ano de uso.

Sobre trocar de borracha é só você que pode dizer. Se você treina muitas horas por semana, ou num lugar mal cuidado (chão sujo, por exemplo) certamente terá que trocar a borracha dentro de poucos meses, isso se quiser manter um bom desempenho (principalmente efeito) nos seus golpes. Porque eu conheço jogadores que usam a mesma borracha por mais de um ano e vão se adaptando à perda gradual de efeito.
No meu caso, que treino pouco, de 4h a 6h/semana, e jogo apenas um torneio por mês, espero que minhas borrachas durem de 9 meses a 1 ano.

eu treino umas 8 horas por semana, mas varia da minha força de vontade kkk.
Minha academia é limpa, tem pessoa responsavel pela limpeza.

Mas a minha duvida é porque acabei ficando com a Xiom Vega pro, paguei um valor “simbolico” de 40 reais kkk mas o antigo dono falou que comprou ela no aliexpress em novembro, entao ela ja possui alguns meses.

Eu tenho um equipamento que é bem pesado (215 gramas) e a madeira é de folha única, bem grossa. Apesar de ser pesado e a madeira ser grossa, a empunhadura é um pouco mais fina do que o normal. Eu estava um pouco incomodado, sentia que, com o peso e a empunhadura fina, a raquete poderia voar da minha mão caso eu fizesse um movimento muito forte.
Então, pensei numa solução que está funcionando: usar um grip que seja bem pegajoso. Eu estudei ergonomia na faculdade e uma das ideias por trás disso é tirar a necessidade de enrijecer a mão pra segurar todo o peso da raquete, transferindo essa força só para a movimentação do braço.
O grip tape que eu usei foi o da Nittaku, pois, além de ser fino (0,6 mm), é leve e tem essas características de ser pegajoso. O da DHS é grosso e não achei pegajoso o suficiente (Nittaku é Nittaku).
O peso da minha raquete aumentou 8 g, mas senti uma melhora na usabilidade.

1 Curtida