Dúvidas sobre características d borracha

Olá,

Gostaria de entender sobre causa e efeito de 2 situações e/ou características das borrachas.

Expulsar mais a bola \ efeito catapulta – tá ligado a dureza da esponja ou ao fato de ser uma borracha tensionada?

Ser mais sensível ao efeito colocado pelo oponente – superfície grudenta, top sheet, dureza?

isso dai é meio polemico, porque a dureza vai influenciar de maneira diferente do tensionamento, a tensionada normalmente a esponja amassa e expulsa a bola de forma que ela ajuda na velocidade e pode ajudar no efeito, a borracha dura vai fazer algo parecido, mas somente quando utilizada força suficiente para comprimir a esponja.

muitas vezes a sensibilidade ao efeito que percebemos é mais relativo a velocidade que a borracha expulsa a bola do que realmente reagir ao efeito. borracha que segura mais a bola dá menos sensação de ser sensivel ao efeito.

1 Curtida

Esta é uma discussão interessante de fato quando direcionada ao entendimento da técnica em si, pois independente do material, é possível conectar ao que é necessário para tirar o melhor dele (o que a maior parte das pessoas esquece hahahahahaha).

Como o @darkstalker falou, as coisas não funcionam sozinhas, e as componentes são infinitas. Mas isolando as coisas, apenas para simplificar, o efeito catapulta funcionaria basicamente como uma mola, gerando impulso à medida que acionada. Até aí, simples assim. Então, a interação da dureza é exatamente o que o @darkstalker diz com “quando utilizada força suficiente para comprimir a esponja”. A borracha mais macia responde com impulso mais rapidamente, porém se chega mais fácil à compressão total que ela tem para oferecer, e aí não se consegue tirar mais impulso do que aquilo. Já para as borrachas mais duras, vale o contrário: é mais difícil gerar compressão, mas ela responde com impulso maior e tem maior potencial para essa geração de impulso. Por essas razões, geralmente os atletas profissionais usam borrachas mais duras. Eles geralmente precisam deste potencial a mais e têm a potência necessária para acioná-lo. Mas muito importante dizer: isso não quer dizer que é o melhor para todo mundo, nem mesmo para todos eles, OK?

Quanto ao efeito, obviamente as características da superfície em primeira instância fazem diferença. Porém, como o @darkstalker mencionou, tirando a física de lado, em termos de jogo mesmo, muito vai do tempo de contato com a bola e da habilidade que vamos ganhando de manipular a bola com esse tempo. Ou seja, tudo se resume ao que você consegue fazer com a bola durante o tempo em que ela está na sua raquete. As interações com a dureza, velocidade e efeito vão afetar este tempo, e daí criar condições diferentes.

Abraços!!!

1 Curtida

Em relação à primeira pergunta, acredito que é possível pensar na borracha como se fosse uma mola.
Se ela for mais dura, será mais difícil comprimi-la, mas uma vez que isso seja feito, a energia potencial será superior à mesma compressão numa mola mais mole.

A borracha tensionada é como uma mola que já foi parcialmente comprimida e que vai liberar essa energia inicial de forma quase instantânea. Então o efeito catapulta dela é mais imediato, ainda que talvez não seja tão intenso, quando o equipamento é levado ao limite de compressão possível, do que com um material mais duro.

O interessante é atentar que como estamos falando de energia potencial, efetivamente transformá-la em energia de movimento vai depender de diversos fatores. É por isso que provavelmente o Ma Long considera a Xiom que eu uso uma borracha muito mais lenta do que a DHS dele, enquanto eu, que não sou tão técnico e rápido quanto ele (ainda que jamais tenha perdido um único set para o suposto dragão), acho as Hurricanes borrachas muito lentas.

Sobre a sensibilidade ao efeito, aí já acho que tem muito a ver também com os materiais utilizados no próprio topsheet, pois não há uma relação evidente com a dureza.

1 Curtida