Dúvidas sobre bolas e tênis

Boa noite. Após um longo tempo, resolvi reunir uma galera da época das bolas de 38mm e raquetes Betinho e Biriba pra voltar a brincar. Acabei de comprar uma mesa Automat na Hobbytt. Já usei bolas de 40mm e inclusive tenho algumas Bty 3 estrela e DHS, mas resolvi comprar umas novas e estou em dúvida. Existem diferenças entre as bolas 40 e 40+? Todas essas bolas do mercado são de plástico, ou ainda existe bolas de celuloide disponíveis? E por fim, a qualidade das bolas DHS 3 estrelas está muito inferior a das Bty 3 estrelas? Alguma outra sugestão de bolas decentes?
Sobre os tênis, a dúvida é a seguinte: pensando em comprar um tênis baratão de futsal pra voltar, tipo um Penalty de 50 conto, e caso engrene, daí eu pego um Wave Medal na TTJAPAN. O q o pessoal atual tá usando no pé? Grato se puderem ajudar. Abraços!
P.s.: Procurei tópicos específicos antes de criar este, me perdoem se já existe um.

Eu não sei se ainda existem bolas de celuloide no mercado, o que posso dizer é que eu só uso as DHS D40+ de 3 estrelas. Para mim são satisfatórias, com ótimo custo-benefício (demoram para quebrar).
Já as DHS D40+ de 1 estrela eu dispenso. A maioria delas vêm muito ovais, afetando diretamente os golpes.
Sobre tênis eu uso os específicos para tênis de quadra, mas sem ser para quadra de saibro. Eu sempre procuro os tem solado para quadra indoor.
Os tênis próprios para TM são caríssimos e com durabilidade que não me agrada. Por isso prefiro calçados para tênis de quadra, que são feitos inteiramente de couro e aguentam mais os treinos.

1 Curtida

Então rapaz… Fiquei perdido nas siglas, 40, 40+, ABS… Procede que as bolas marcadas apenas com “40” são de celulóide e as “40+” são de plástico? Quanto ao tênis, vou pegar um baratão mesmo. Não pretendo importar agora, com o dólar nesse valor.

Essa questão das bolas de celuloide ou de plástico eu nem lembro direito quando exatamente aconteceu a mudança.
Mas digo que fui comprando a mais nova que ia surgindo no mercado, afinal por que continuar jogando com uma bola ultrapassada que ninguém usa mais em nenhum campeonato?

1 Curtida

Boa noite,

Realmente faz um bom tempo que não vejo bolas de celulóide sendo comercializadas, o que faz todo sentido, uma vez que já faz mais de 7 anos que elas deixaram de ser utilizadas oficialmente. E depois de um período de transição e muitos problemas com a primeira geração de bolas pós celulóide, atualmente (desde 2017) são usadas estas denominadas “40+”. Portanto, não há muito o que pensar quanto a isso. Hoje elas têm uma performance mais estável, e coincido com o @nakata: a durabilidade está muito melhor, e avaliando qualidade, disponibilidade no mercado e preço médio, a DHS ainda é a melhor escolha. E tem a questão de convergência de fabricação (todas as bolas sendo produzidas em poucas fábricas), mas simplificando: a DHS ainda é a melhor solução.

Quanto aos tênis, o que se usa por aí varia muito. Claro, os tênis direcionados para o nosso esporte continuam caros em sua absoluta maioria, e pior com o câmbio atual. Mesmo assim, a durabilidade não é um problema tão sério em nível amador (exigência do material e rotina de treinos) e com uso adequado. Há algum tempo, a Decathlon começou a comercializar aqui no Brasil um tênis específico para o tênis de mesa. Ainda não tive oportunidade de treinar com um, mas ele é bem feito e após ter pelo menos calçado um, posso te dizer que é confortável. A Joola também está comercializando um tênis no Brasil que é bem legal, e não sei dizer o valor agora, mas custava em torno de 400 reais. No campo dos não específicos, tem o Asics Gel Rocket, acredito que em torno de 300. Obviamente não é pouco dinheiro, e entendo a intenção de economizar com o tênis, mas sugiro que considere o seguinte: se vc não pretende praticar com muita frequência e/ou intensidade, a preocupação não precisa ser muito grande tb, talvez nem precise pensar em outro tênis que não seja o barato de futsal mesmo. Mas caso contrário, o barato pode sair bem caro, e até em pouco tempo. Isso pq os tênis de futsal (pelo menos os clássicos / mais baratos), são muito baixos, e no caso dessa maior intensidade (e não estou falando de alto nível), suas articulações vão receber muito mais impacto. Tanto é assim, que os próprios tênis de futsal em geral (mais caros) estão recebendo mais amortecimento, e tem até muitos caras buscando tênis de outros esportes para jogar futsal. De forma geral, aprendi nas minhas próprias pernas o custo de economizar com calçado (felizmente não no tênis de mesa), então, avalie bem se a economia vale a pena.

Abraços!!!

Opa, então… Tava vendo os preços das bolas em sites gringos, mesmo com o dólar alto, ainda assim, dependendo da quantidade, compensa comprar fora. Mas tô com preguiça de esperar, então vou acabar pegando da DHS mesmo. Quanto ao tênis, vou tentar um de futsal mesmo; se eu empolgar (e a patroa liberar), talvez eu compre um específico no futuro. A esse respeito, vi uma chuteira de futsal da Nike (React Gato) que não fica devendo nada pra um tênis específico de TM. O tênis da Decathlon eu pesquisei, existem 2 modelos e o mais barato (q gostei mais) tá custando 260 pau. No mais, agora que a mesa nova chegou (de 25mm - rapá q belezura e que peso!), é tirar a poeira do material, passar um Fair Chack (opa, essa não pode mais) na Hasha e mandar bala. Vamos ver o que vai dar. kkkk. Abraço!