Dúvidas sobre as borrachas da xiom

Gostaria de experimentar borrachas chinesas, já que até hj usei somente as japonesas, sou caneteiro, não sou profissional, porém conheço bem todos os fundamentos, jogo a mais de 25 anos (porem fiquei 6 anos sem jogar agora recentemente), me falaram que as borrachas chinesas são diferentes na forma de jogar e gostaria de experimentar. Gostaria da opinião de vcs se vale ou não a pena. Última borracha que eu usei foi uma sriver fx da butterfly. Obrigado pela atenção.

Eu tenho duas da Xiom Omega V: a Asia e a Euro. São boas, mas não tem as características de borrachas chinesas, grudentas. Essas, pelo menos, não são, mas pegam muito efeito. Eu uso numa Nittaku Septear, que são 7 camadas de hinoki, pois li recomendando borrachas um pouco mais duras nessa madeira específica. Escolhi essas da Xiom, testei e ficaram muito boas, gosto muito da raquete, mas não sei o resultado das borrachas em outras madeiras. Como não tenho outras borrachas da Xiom, não sei se tem as características chinesas que você quer. A Xiom não é chinesa e, sim, coreana. Tem madeiras fabricadas na China, atende ao mercado chinês, mas não é de lá exatamente.

Obrigado por sanar minha dúvida

Tem uma borracha da Xiom que é a Vega China, que meio que combina características das borrachas chinesas e européias. Outras nessa mesma linha de híbridas são a Rakza Z e a Dignics 09.

AS BORRACHAS, CHINESAS SÃO MAIS DURAS, E PIORES PARA SPIN, POIS A BOLINHA PATINA. MAS OS MELHORES JOGADORES, DO MUNDO SÃO CHINESES, ENTÃO É SÓ UMA MODESTA OPNIÃO. :ping_pong::ping_pong::wink:!

Borrachas chinesas piores p spin? Elas são justamente as que geram mais spin. Por exemplo, a Nittaku Hurricane Turbo Blue tem a esponja tão dura que a única utilidade dela é gerar um spin monstruoso (além do controle) porque não se pode contar com a velocidade.
Agora, se você quis dizer sobre uma situação específica como um dia muito chuvoso e úmido, eu concordo, a bola desliza e não se pode confiar que a borracha vai gerar spin. Borrachas chinesas são péssimas para jogar em dia chuvoso.

1 Curtida

@Rodrigo_N_Escobar, acho q vc usou alguma borracha chinesa bastante desgastada ou antiga, pois não existe borracha melhor no mundo do que borracha chinesa quando o assunto é efeito. Hoje, todos os principais fabricantes do mundo estão tentando imitar a topsheet de borrachas chinesas.

A BORRACHA MAIS DURA NÃO É MADEIRA MAS É O MAIS PRÓXIMO !

Sim, são bem duras,.mas tem uma capacidade Sem igual de gerar spin, uma coisa não anula a outra.

Essa sua impressão de que elas não geram spin, deve ter sido pq vc testou aquelas bem baratinhas da Milkway, aquelas realmente são ruins

Já que está havendo essa discussão, por que, em vez de generalizar atacando ou defendendo as borrachas chinesas, a gente não cita algumas específicas e analisa caso a caso?
Já tive experiências ruins com borracha chinesa, mas também escuto isso da qualidade do spin. Qual é a boa e qual é a ruim?

Na verdade é mais fácil perguntar qual borracha chinesa é ruim para aplicar efeito. O padrão deles é esse: esponja dura e topsheet extremamente pegajosa. Não é à toa que desde o berço eles aprendem a executar o forehand sempre cobrindo a bola, já que, se bater chapado com borracha chinesa, vai parecer que está jogando com uma placa de papelão.

Eu fiquei chocado com a primeira (boa) borracha chinesa que testei, isso em 2008. Era uma DHS Skyline TG3. Fui bater bola chapando. Parecia raquete de iniciação. “Ajustei” o ângulo e a bola saia rápida e eu acertava mais o aparador que a mesa.

Sei que não são todas, mas tem borracha chinesa que eu sinto que a esponja é dura em excesso. Aliada com um topsheet extremamente duro também, não permite que a bola entre em contato com facilidade pra aproveitar o spin. Um exemplo é a DHS Hurricane 3, que muitos usam booster pra melhorá-la e a versão realmente elogiada não é a popular, mas a nacional, que tem uma esponja diferente e azul.
Imagino, como você falou, que a técnica faça toda a diferença, mas é isso que o vídeo que o @Rodrigo_N_Escobar postou o print, do Fumihiro, diz. Eu mesmo usei e não me adaptei bem.