Dúvidas entre raquetes e borrachas

Pessoal, estou iniciando no tênis de mesa, eu era pingue pongueiro mas agora quero me especializar no TM (não quero virar profissional e viver do esporte, mas sim como um hobby para relaxar). Pretendo aprender a executar os fundamentos (sei alguns, mas não todos). Resumindo, quero ser um jogador de tênis de mesa não profissional. Sou classista e gosto de jogar a médias e curtas distâncias.
Vou montar minha primeira raquete, a minha anterior era uma DHS 4002. Estou em dúvida nas seguintes combinações:

Madeira: CHAMPION PRO - OFF 7
Borrachas: Borracha Sriver FX - Backhand
Borracha Sriver FX - Forehand

ou

Madeira: XIOM EXTREME S
Borrachas: Borracha Sriver FX - Backhand
Borracha Sriver FX - Forehand

Estou livre para aceitar opiniões, então caso alguém tenha outras sugestões de borracha ou madeira, só escrever no post que eu estarei lendo.
Grato desde já, Gabriel.

Melhor dica que eu posso dar: procure um clube para treinar. Qualquer dúvida que você tiver poderá ser tirada nos treinamentos. Você poderá testar raquetes de outros jogadores para ver o que melhor se adapta ao seu estilo. E até mesmo o seu estilo poderá ser moldado no clube.

Não poderia estar mais de acordo.
Demanda de material é algo que deve ser um processo “puxado” e não “empurrado”. Ou seja, o seu desenvolvimento e sensibilidade devem demandar o seu material e não o contrário. Depois disso, vc pode até voltar às mesmas conclusões, mas aí já com senso crítico e certeza de estar fazendo o melçhor por vc mesmo.

Abraços!!!

Não poderia estar mais de acordo.
Demanda de material é algo que deve ser um processo “puxado” e não “empurrado”. Ou seja, o seu desenvolvimento e sensibilidade devem demandar o seu material e não o contrário. Depois disso, vc pode até voltar às mesmas conclusões, mas aí já com senso crítico e certeza de estar fazendo o melçhor por vc mesmo.

Abraços!!![/quote]

Também concordo com o Alcir.
Entretanto, como a gente precisa começar com algum material, atrevo-me a recomendar uma raquete clássica de 5 folhas (DHS PG8, por exemplo) e as borrachas já indicadas (Sriver FX).

Abraços e bons treinos, que é o mais importante.

Olá atletas,
Alguém saberia me dizer se pode utilizar Pino Longo SEM esponja(OX) em raquetes clássicas??

[quote=“Pin0” post=101204]Olá atletas,
Alguém saberia me dizer se pode utilizar Pino Longo SEM esponja(OX) em raquetes clássicas??[/quote]
Pode-se utilizar qualquer borracha em raquetes de qualquer empunhadura. O resto é adequação e adaptação, mas aí já é outra história.
Se não entendi sua pergunta, por favor, esclareça um pouco melhor.

Abraços!!!

Caro Alcir,
Vi em sites que o uso de pino sem esponja em raquetes clássicas era proibido! Apenas em raquetes canetas JPN e CHN!
Daí fiquei em dúvida, pois nunca vi algum atleta profissional usar pino OX!

[quote=“Pin0” post=101208]Caro Alcir,
Vi em sites que o uso de pino sem esponja em raquetes clássicas era proibido! Apenas em raquetes canetas JPN e CHN!
Daí fiquei em dúvida, pois nunca vi algum atleta profissional usar pino OX![/quote]
Realmente, o pino sem esponja é algo que, em meio profissional, não se vê. Porém, não existe nenhuma regra que o proíba, em qualquer empunhadura que seja. Acho que vale a pena checar a fonte da sua informação, pois o que eles apontam como proibição pode ser na verdade um “não recomendável” que está mal divulgado.
E mais importante do que o recomendado, na prática, é se vc quer usá-lo. E se for o caso, vá em frente. Experimente e veja o que vc achou.

Abraços!!!

Obrigado pela resposta Alcir!! :slight_smile:

Caros amigos, o que ocorreu em um passado não tão distante foi a proibição de alguns modelos de algumas marcas de pino longo OX por problemas de convergência à regras da ITTF. Algumas perderam o registro, outras simplesmente deixaram de ser fabricadas. Mas como vemos hoje, alguns modelos resistiram e ainda são empregados. Mas realmente ainda representa uma possibilidade para jogadores do estilo shakehand.
Abraço e bons treinos!

Como você ficou sabendo desta informação rpb_player?
Você sabe qual(s) marcas foram proibidas de utilizar em shakehand?

Se me lembro, os pinos longos (OX e com esponja) sofreram uma série de restrições por volta de 2007/08… Foi algo que inibia algumas marcas que não tinham coeficiente de atrito em seus pinos de forma regular, ou abaixo do convencionado pela ITTF e outras marcas que insistiam em ter distintos coeficientes em áreas diferentes do topsheet… (pelo menos era o que eu escutei na época).
Os kateiros ficaram revoltados na época.
Tem bastante informação no forum do site.
Grande abraço e bons chops kkkkkk

Valewww!!

Alguém sabe o material que esta atleta usa?
http://www.youtube.com/watch?v=WPgMdEXOkbc
Me disseram que era pino curto e anti spin, mas queria saber as marcas!??