Dúvidas de como abrir o jogo e drive

Bom dia!

Estou com dúvidas de como abrir o jogo ofensivamente contra um saque com efeito para baixo. Também quando usar o forehand ou dar drive.

Obrigado!

Olleh,

Me desculpe se estou falando bobagem, mas não sou técnico, sou apenas jogador. O forehand em si apenas indica que você está batendo com a mão “boa” e do lado “bom” e com a palma da mão indo de encontro a bolinha. Ou seja, se você é destro, você está batendo com a mão direita, do lado direto, e como se fosse dar um tapa com a palma da mão na bolinha. Mude para da direita para a esquerda se você for canhoto.

Quanto ao drive, este é um movimento que você faz inicialmente colocando o braço na posição “3 horas” do relógio, sendo que a sua cabeça seria a posição “12 horas”, e deixe uma distância de no mínimo 20 cm do seu tronco para o seu cotovelo. o Passo seguinte e leva a mão a frente do seu rosto, ou seja, levar da posição “3 horas” para a posição 12 horas. Nesse movimento é importante que você rotacione o quadril. Para facilitar isso, você pode iniciar o movimento rotacionando ligeiramente o quadril para trás e seguir o descrito anteriormente.

Agora, para atacar um saque com efeito para baixo, existe várias possibilidades, ainda mais se você considerar que pode mudar de borracha lisa, para pino curto ou para pino longo.

Vou falar de um ataque mais comum, que é o da saque o dando uma batida na mesa e já saindo fora da mesa, ou seja, aquele que não pinga duas vezes na mesa. Tem um vídeo meu executando esse movimento nesse link: https://mesatenista.net/forum/14-troca-de-videos/97184-videos-de-treinamentos-atleta-nao-profissional.html. O sétimo vídeo inicia justamente em uma saque com efeito para baixo e um ataque. Nesse ataque o objetivo é dar topspin drive em um saque com efeito para baixo com uma borracha lisa (pinos invertidos para baixo em contato com a esponja).

A ideia nesse ataque é logo na preparação inclinar o corpo para baixo, como se fosse encostar a raquete no joelho. Em seguida você sobe o corpo para ir de encontro a bolinha, quando estiver quase chegando a bolinha, você acelera o antebraço para fazer como se fosse uma continência do exercito e no momento logo antes de tocar a bolinha, você acelera o pulso de baixo para cima para aumentar a velocidade de contato da borracha com a bola. Depois que tocar a bola é só relaxar o movimento e preparar para o próximo golpe.

Agora, se puder falar qual a outra opção que você imaginou para o ataque, posso tentar te explicar como eu entendo o movimento em questão.

Abraços,

Antes de mais nada, bom ver este tipo de discussão por aqui. E obrigado Julio pela bela contribuição, que vale para todo mundo como boa referência / lembrete quando houver dúvidas na execução destas técnicas. Claro que é sempre difícil descrever algo tão dinâmico e com tantos detalhes, mas acho que o Julio foi bem feliz.

Se eu posso acrescentar algo, é a questão das variações em relação à intenção do golpe. Isso depende, além da própria intenção (atacar mais agressivamente ou preparar uma jogada), da leitura da bola recebida, em termos de efeito e direção. Se vc receber uma bola com menos efeito, tem a possibilidade de tentar aplicar um golpe mais potente e finalizar o ponto. Para isso, aplicando exatamente a técnica descrita pelo Julio, vc transfere a potência do seu corpo junto ao movimento do braço para a frente, conjugando o giro do quadril com a transferência do peso e o movimento do braço. Esta transferência faz com que o seu golpe predomine sobre o efeito aplicado pelo adversário, porém se torna mais arriscado (mas não impossível) a medida que o giro para baixo recebido seja maior. No caso de bolas muito pesadas, o mais seguro é aplicar o topspin, usando pernas e braços como descreve o Julio (potência para cima). E embora exista alguns pressupostos sobre uma possível exposição ao contra ataque na aplicação deste golpe, quando bem executada, esta potência aplicada na forma de efeito é muito difícil de se devolver. Um grande e nosso exemplo disso é o Cazuo Matsumoto, que indico como referência neste caso. Jogadores de todos os níveis perdem pontos para ele devido a este golpe.

É importante lembrar que estas decisões a respeito da escolha de golpes é o que realmente torna um jogador melhor ou pior. Aplicar as técnicas repetidamente é essencial para adquirir a “fluência” (o “ensino básico” da coisa), mas escolher adequadamente dentro do repertório é o que torna seu jogo competitivo e difícil de enfrentar.

Abraços!!!

Bom dia!

Antes de começar a escrever queria agradece-los pela atenção!
A minha dúvida sobre como abrir o jogo ofensivamente foi respondida, quanto ao do forehand e drive a dúvida é outra: sempre quando estou em jogos (contra oponentes de borracha lisa) fico em dúvida se devo usar o forehand ou drive em algumas situações. Por exemplo, eu saco e o oponente ``cozinha´´ a bolinha, eu devo usar o forehand para devolver ou o drive?

Olleh, na minha opinião você pode usar forehand + alguma técnica e não forehand ou alguma técnica. Por exemplo, pode usar forehand drive ou forehand push (cozinhada) ou forehand chop (kato) etc. Forehand mesmo só indica o lado do seu movimento. Ok?

Abraços,

OLLEH,

Como indica o nosso amigo Julio, vc precisa desassociar o forehand como tipo de golpe. O forehand apenas indica com qual LADO SEU que vc está golpeando e nada mais. Tanto é que o “drive” se desdobra em forehand drive e backhand drive, e por aí vai. Se ajudar, pense em forehand e backhand como lado direito e esquerdo somente (e se vc for canhoto, o contrário).

Tendo isso em vista, aí vc poderá escolher de fato entre os golpes que te indicamos: loop ou topspin (para cima, com mais efeito), ou drive (para a frente, com mais velocidade). A forma como descrevemos aborda apenas o forehand, e para um começo, já é bastante assunto para treino.

Abraços!

Obrigado, dúvida respondida!

Alcir, minha tatica e abrir de for, drive rapido, em direcao ao back do adversario… 80 % chances dele errar ou colocar na direita da mesa… ai eu posso fechar o ponto… ou abri na de for na direita, com tops, obviamente voce estando na esquerda, existe 90 % de chances do adversario tentar descolcar vc para direita, mas devido ao spin a bola levanta, pouco, mas o bastante para possibilitar fechar, no back do adversario… se fechar no for e previsivel…

Normalmente jogo na esquerda do adversario, com mesmo movimento, com efeito e sem, adversario costuma, travar da mesma forma, dando rede… isto para adversario de meu nivel ou abaixo… mas adversarios com um nivel acima… atacam em cima ou tiram a velocidade da bola, deixando voce no vazio… rsss caso dos veteranos na liga!

Ailton,

Minha tática tem sido… rezar para que a bola passe, do jeito que dá. Cogitar a possibilidade de escolha tem sido muita pretensão para mim ultimamente hahahahhahaahahahah.

Abraços!!!

Boa Alcir…

Abracos

Olleh, quando o oponente saca para baixo se for um saque longo (segundo quique fora da mesa) a melhor maneira para abrir o jogo é dando um top spin. Se o saque for curto (segundo quique dentro da mesa) ai deve se dar o HARAU, essas são as formas que conheço para abrir o jogo.

Tô com o Alcir.

Bom dia, sou novo aqui no grupo e ainda estou aprendendo a mandar mensagens kkk mais enfim jogo classico a mais ou menos uns 2 anos porém tive um tempo parado e voltei, e sempre gostei de atacar e agora quando voltei comprei alguns materias novos e to voltando a treinar, uso uma tenergy 05 no meu back, e agora comprei uma Borracha Dhs Hurricane 3 national para meu fore, e tenho uma DHS POWER G7, e assim sempre tive meu backhand como ponto principal, porém eu tenho muito pouca regularidade, nos meus jogos eu sempre saco por baixo e ja entro puxando quanto no back como meu fore, mais se a bola ja devolvida eu ja sinto um pouco de dificuldade, e sempre quando estamos treinando com um colega eu erro muito topsin tanto de back como de fore. Alguem poderia me ajuda? Dicas de treino, videos de tecnicas. E parabéns o forum é excelente.

Olá Dioulopes, fica difícil dar um diagnóstico preciso sem ver o seu jogo, mas também voltei a jogar depois de algum tempo parado e encontrei algumas dificuldades semelhantes.
Em primeiro lugar é necessário que você analise se sua técnica está correta, para isso é sempre bom ter alguém com um nível mais alto para te dar algumas dicas durante o bate bola, pois muitas vezes é possível executar alguns movimentos (como o topspin contra backspin, por exemplo) de forma incorreta e mesmo assim conseguir colocar a bola na mesa, contudo isso vai prejudicar sua regularidade e a transição para o próximo movimento. Conheço alguns atletas que tem um nível de jogo bastante bom, mas que não conseguem mais evoluir por limitações técnicas dessa natureza. São os famosos vícios que existem na prática de qualquer esporte.
Desta forma, a melhor forma de conseguir regularidade é com a repetição, porém, a execução do golpe deve ocorrer com a técnica correta.
Há ainda o problema da movimentação de perna, que pode prejudicar seu jogo ainda que o movimento do braço, ombro e tronco esteja correto.

Segue um canal com algumas dicas legais para aperfeiçoar seu movimento, esse é o vídeo de drive contra bloqueio, mas há vários outros.

https://www.youtube.com/watch?v=BpVAPPzj3ZI&t=2s

Tiago muito obrigado pelas dicas, e sempre quando tiver videos como esse me manda fazendo o favor, forte abraço!

Dioulopes, segue um video legal de como melhorar o movimento de topspin de backhand. Tem outros videos que podem te ajudar também. Mas, 99% está em inglês.

[video width=425 height=344 type=youtube]UzfjAQodQu8[/video]

Abraços,

[quote=“julio.nakatani” post=108158]Dioulopes, segue um video legal de como melhorar o movimento de topspin de backhand. Tem outros videos que podem te ajudar também. Mas, 99% está em inglês.

[video width=425 height=344 type=youtube]UzfjAQodQu8[/video]

Abraços,[/quote]
Muito bom o vídeo Julio, muito obrigado! Já tinha visto algo desse canal, mas nunca esta sessão de coaching. A conexão da descrição com a demonstração passo a passo é muito bem feita e ajuda bastante.

Um ponto que ele executa, mas não está descrito (e é importante tb), é a contração do ombro “para dentro” na preparação. Ao mesmo tempo em que prepara o braço e o punho, ele gira um pouco o ombro da direção do corpo (como ele é destro, da direita para a esquerda) e gira de volta para fora (gerando mais energia, e obviamente precisa ser um movimento rápido) na hora do impacto. E pensando na continuidade, depois do impacto, é importante manter o movimento curto (não abrir muito o braço no final do golpe), para possibilitar um retorno mais rápido e uma melhor preparação para o próximo golpe.

Abraços!!!