Dúvidas de arbitragem

Caros estou com algumas dúvidas com relação a arbitragem e peço ajuda aos experts de plantão.

  1. Em um campeonato que participei o atleta se recusou a bater bola no início do jogo, esta situação é passível de punição ou é um direito do jogador?

  2. Há alguma determinação contra o uso de correntes, relógio, anéis, bandanas, etc

  3. O atleta é obrigado a mostrar sua raquete ao adversário e explicar as características da mesma ou somente o árbitro e a comissão organizadora tem este privilégio.

[quote=“pinorongo”:39ln7ur3]Caros estou com algumas dúvidas com relação a arbitragem e peço ajuda aos experts de plantão.

  1. Em um campeonato que participei o atleta se recusou a bater bola no início do jogo, esta situação é passível de punição ou é um direito do jogador?

  2. Há alguma determinação contra o uso de correntes, relógio, anéis, bandanas, etc

  3. O atleta é obrigado a mostrar sua raquete ao adversário e explicar as características da mesma ou somente o árbitro e a comissão organizadora tem este privilégio.[/quote]

1)nunk vi alguem q chegasse e recusasse a bater bola…jah vi gente q naum queria bater, eu msm jah perguntei prum adversario, vc quer bater bola? (pq ambos tinhamos acabado de jogar a partida anterior, entaum estavamos quentes jah)…porem se uma das partes quer bater, o otro deveria ter o bom senso de pelo menos bloquear as bolas… eu acredito q o bate-bola eh uma obrigacao pq nos profissionais, os kras nem querem bater bola de tanto q jah aqueceram antes da partida, o bate bola se torna simbolico, sendo assim eu acho q eles batem pq saum obrigados…

2)eh desaconselhavel o uso de relogio, mas tem varios jogadores q usam…(eu nem sei pq o arbitro pede p tirar)

  1. o atleta eh obrigado a mostrar a raqt sim…maioria das vezes eu nem olho a raqt pq jah sei q o kra soh usa borracha lisa…soh eh mais relevante olhar qdo o kra usa pino ou anti-spin

Esse negócio de jogar com relógio é uma questão realmente complicada, mas creio q é liberado (veja o Joo Se Hyuk ele joga com um relógio no braço que mais parece uma panela de pressão, nem sei como ele consegue jogar com akele trambolho no braço, logo se não proibiram é porque é valido).

-A questão dos adereços é simples.

Leia a determinação 3.2.2.5 das Regras da ITTF. O uso de jóias, relógios e semelhantes não é proibido. Porém esses acessórios não devem atrapalhar o adversário emitindo qualquer tipo de brilho que possa afetar a visão do adversário.

  • A questão do aquecimento antes do jogo, pelo que procurei não há nenhuma determinação que obrigue o atleta a aquecer-se. Há apenas a deliberação do direito de aquecimento de 2 minutos. (Veja 3.4.3.1)

Dependendo da interpretação, pode-se dizer que os atletas podem aquecer-se, então se apenas um quiser aquecer ele poderia chamr outro pra aquecê-lo. Porém isso bateria de frente com outra determinação: apenas os atletas podem entrar na área de jogo, e o árbitro nos momentos que forem pertinentes.

Dessa forma, resta-nos o bom senso. Como já foi comentado.

  • Quanto a questão da ciência do árbitro e do adversário, é direito do adversário observar sua raquete, da mesma forma, você deve permitir que ele veja a sua. Observe a regra 2.4.8. Ela deixa essa questão muito clara.

Até Mais!