Ola!
Minha empunhadura é classineta(caneta chinesa)+antes eu comecei jogando no estilo caneteiro, parei de jogar por muito tempo e agora resolvi jogar dinovo , to jogando a mais de 2 anos, comprei uma raquete cara, na minha opinião, comprei uma raquete da TSP J.T.T.A.A com 7 folhas, sendo 2 de carbono e 5 laminas de madeira, muito rápida,depois de muito tempo usando somente borracha da YASAKA,
to querendo trocar de marca, botei uma RAKZA 9 no FH e uma RAKAZA X no BH.
Gostei dessa montagem com essas 2 borrachas,principalmente do meu FH, + sempre tive dificuldade no BH, desde quando comecei a jogar no estilo caneteiro.Tenho visto muito videos, principalmente do WAG HAO, o cara que tem o BH+perfeito na minha opinião.
To pensando colocar uma butterfly tenergy 64 no BH , e uma Xiom vega china no FH.
Alguém pode me ajudar ae?
Agradeceria muito a opinião de voceis.
Abraço
vanderli, prazer falar com você. Sou classineta então poderei te ajudar. Eu comecei classineta há 2 anos também (eu era clássico e mudei pra classineta porque achava o backhand mais bonito kkkk).
Sobre as borrachas: a Xiom Vega China é um pouco mais dura que a Vega Elite por exemplo, mas mesmo assim ela dispara bem mais a bola. A Tenergy 64 também é bem rápida e é excelente borracha para o BH (apesar de eu achar ela muito rápida), se não me engano é a mais rápida da linha das Tenergy. Você pode sentir um pouco de diferença visto que as Rakzas são mais macias de um modo geral. Porém, vamos refletir um pouquinho: Por que não pegar borrachas mais rápidas quando você se sentir confortável e seguro com seus golpes? Afinal sua madeira já é super rápida ao meu ver, e “potência não é nada sem controle” (como dizia a propaganda antiga da Pirelli). Vou te dar meu parecer.
O backhand do classineta é extremamente antinatural, demora muito tempo para você desenvolver. Eu treino classineta há dois anos e mesmo assim não acho meu BH bom, apesar de eu misturar com shoto também. O Wang Hao é daquele jeito porque ele foi projetado pra ser um classineta que abdicava do shoto, diferente do Ma Lin por exemplo. Nós somos atletas amadores, então esse processo provavelmente demorará quase uma década para nós (não estou chutando longe). Isso porque temos menos horas de treino e duas borrachas pesam demais pra caneta, fazendo com que seus golpes, especialmente o backhand classineta fique com uma mecânica mais lenta. E não esqueça que caneta redondo você tem menos apoio nos dedos que o caneta japonês. Por isso não acho que troca de material fará diferença nesse exato momento.
Faça exercícios de drive de back pra back e pratique o backhand classineta em frente ao espelho de sua casa com sua raquete. Se alguém lançar bolas no seu backhand também te ajudará. Não te peço muito, só 10 min por dia dessa prática em frente ao espelho. Uma outra coisa que ajuda é você fortalecer seu antebraço, já que no classineta temos de carregar muito o antebraço no BH.
Espero ter ajudado e qualquer coisa só mandar mais dúvidas.
Só uma coisa cara JTTAA não é o modelo da raquete, significa Japan Table Tennis Association Approved
Sent from my 2014819 using Tapatalk
Se você puder dizer o modelo exato da sua raquete, agradeço desde já vanderli, daí podemos te ajudar ainda mais. Como Yuri09 ressaltou, JTTAA não é um modelo da marca TSP. Porém, raquetes na configuração que você disse (5 folhas + 2 de carbono) , geralmente resultam em combinação relativamente rápida, por isso reitero a você que não seja um problema majoritário de material. Talvez mudar para borrachas mais rápidas como as que você citou podem agravar a dificuldade.