duvida?

gostaria de saber se existe limite de tempo para saque(como existe no futebol,com lateral)existe?
e é verdade,que se eu jogar a bolinha no saque,e eu errar ela,(cair no chão)é ponto do adversario?
e a ultima:
muitos colegas meus ,ping pongueiros,falam que existe uma regra,que não vale saque na linha branca,ou quinado,como dizem,ou seja sse raspar na mesa?
afinal,isso é ou naum valido?

Tente ler as regras, encontrará muitas respostas

Nesse site msm tem o link pra vc baixar as regras

São numa linguagem bem simples

Quanto ao tempo de saque, ñ me lembro de um artigo no livro de regras q se refira a tempo para saque

E lendo o livro de regras vc poderá entender q qualquer erro na execução do saque confere a seu adversário um ponto

Se lançar a bola de forma errada o juiz pode conferir ponto ao adversário, mas isso depende do critério dele

Se no momento do saque vc bater na bolinha dentro das limitações da mesa seu saque tb é inválido

E aí por diante…

Quanto ao quique nas linhas brancas da mesa é uma lenda

Em qq momento do jogo a bolinha pode bater nelas, inclusive pode bater nas quinas q o lance é válido

Inclusive, o saque em jogos individuais Ñ precisa “cruzar”, apenas em jogos de duplas

Outra lenda é q a bolinha ñ pode passar por fora da rede

Este lance tb é válido, desde q a bolinha bate na parte superior da mesa

Inclusive, lembro de um lance da final do Mundial de 91, em q o Jorgen Persson golpeia a bolinha por fora da rede, e o jogo prossegue normalmente

Alias, este lance por fora da rede eu acho um dos mais bonitos do TM. Nao este do Persson, mas quando o jogador da o drive de uma posicao bem baixa e bem aberta e a bola nem quica, mas rola pela mesa do adversario. Ate hoje so vi o Waldner e o Ma Lin fazendo isso. Eh praticamente impossivel de defender.

Olá pessoal !!!
O jogo que tambem tem este lance da bola por fora da rede é o da maravilhosa e fantastica Wang Nan x Krisztina Toth (no 4º set quando ela faz 6x0) aos 21:45mi de video, pra quem quer ver só o lance. Veja a simplicidade dela. Assisto tudo que é jogo dela pela plastica dos seus movimentos e mesmo quando erra esta sempre sorrindo ao contrario da Zhang Yining que agora é nº 1.
O jogo esta nos vides DESAFIO INTERNACIONAL FEMININO 2002

UM ABRAÇO A TODOS Q TEM A BOA VONTADE DE COLABORAR C/ SITE.
E MAIS … PARABÉNS PARA MAZINHO E SUA EQUIPE.