Obviamente a insegurança em assumir risco é normal à condição humana até, E quanto mais significa este risco, claro, maior será esta insegurança, daí ela estar mais presente quando o jogo está valendo. Até aí sem novidade. Só, a princípio, tome cuidado para não tornar a preocupação com isso algo a mais para empilhar com esta insegurança. Isso já é um primeiro e muito importante passo.
De qualquer forma, qualquer psicólogo (e eu não sou) te diria a mesma coisa: medos, inseguranças etc. são tratadas com exposição gradual e controlada, e não é diferente no esporte. Então a pergunta aqui é: vc joga no treino? Se joga, de que forma joga? E digo isso pq assim como não assumir risco é ruim, assumir qualquer risco tb é péssimo, e isso é muito comum em jogos em treino sob o pretexto de que ali há espaço para erro. E de fato há, mas quando vc arrisca em tudo, assume o extremo oposto de não tomar decisão nenhuma, e no fim, é exatamente isso o que está em jogo, é exatamente o que vc precisa treinar.
Então, essa jornada começa no treino, inclusive em cada BOLA golpeada, em qualquer exercício. Vc vai exercitando o seu poder de decisão sobre risco, e o mais importante, aprendendo a valorizar cada bola. Mesmo antes de começar a jogar propriamente dito, isso é muito importante. Significa que vc vai treinando a sua capacidade de assumir um nível adequado de risco, e quanto mais seu nível técnico aumentar, o risco vai diminuindo para vc mesmo em bolas mais agressivas.
Agora, isso pode te deixar menos inseguro na competição, mas claro, não é só isso, pq lá é diferente. E aí está o lance da exposição. Vc treinou suas decisões, mas se vier a se omitir totalmente na hora de tomá-las em competição, nunca vai mudar nada. Então, se quer assumir mais risco, vc precisa começar, e com isso aceitar que pode perder. Perder um ponto, um set, um jogo, alguns jogos. Mas não tem como saber se não tentar, e dar errado não vai significar que vc não deveria ter assumido risco, mas que vc precisa aprender a decidir melhor e descobrir o melhor nível de risco para vc, que não e o mesmo para todo mundo, em qualquer nível. O nível de risco assumido pelo Hugo Calderano não dá certo para o Timo Boll e nem vice-versa.
Sucesso por aí!