Dúvida sobre Thickness e Hardness (Esponja).

Pessoal, tudo bem?
Sou iniciante, e gostaria de tirar uma dúvida com vocês.

Segue abaixo um resumo de tudo que pesquisei e entendi sobre Espessura e Rigidez nos ultimos dias:

Thickness: The thickness of the sponge determines how fast and how much control your rubber is going to be.
A thicker sponge will be faster but in return it will produce less control than thinner sponge.
Thicker sponges can generate more speed and spin while thinner ones are easier to control, making less spin and speed.

Hardness : The hardness of a sponge also plays an important factor on the speed of the table tennis rubber.
So the harder the sponge, the less the ball will sink into the table tennis rubber. Consequently, it will produce less spin than its softer counterpart. Harder sponges will give you more speed, but less spin. Softer sponges will let the ball sink in deeper, and generate more spin with less speed.

Ou seja, O QUE EU ENTENDI É:

Quanto mais espessa a esponja é, a bolinha entra menos (Afunda menos nela) e saí mais (Maior velocidade)
Quanto mais fina a esponja é, mais a bolinha entra mais (Dando maior controle), e saí menos (Menos velocidade, como se fosse uma cama elástica frouxa).

Mesma coisa rídidez, quanto mais rígido, menos a bolinha entra na esponja e mais rápido ela sai.
Quanto mais mácio, mais ela entra, saindo máis lenta, mas possibilitando um maior controle.

E por ultimo, quanto mais espessa/rigida, menos a bolinha afunda, isso faz ela ter mais contato com a viscosidade da borracha, e isso possibilita as borrachas terem mais “Sping/Giro”.

Tudo isso que eu entendi pesquisando por aqui, e lendo alguns artigos em inglês está certo?

Porém, aqui no fórum, no link abaixo, me parece que um usuário bastante conhecedor do assunto, chamado “Kernelsr”, explicou tudo que eu tinha entendido, mas ao contrário. Ele está errado?
Exemplo: Ele diz que quanto mais a bolinha afunda na borracha (mais macia), ela tem “uma maior explosão”, sendo assim mais rápida.
https://mesatenista.net/forum/8-materiais/87927-dureza-da-borracha-esponja-quais-as-diferencas.html

Então no final, acabei embaralhando minha cabeça toda, e não sei de fato na prática como a Espessura e Rigidez afetam a Velocidade, Giro e Controle, e quem tá certo, quem tá errado…

Por favor, será que alguém experiente teria a paciência de me explicar detalhado direitinho como e por que tudo ocorre? =/

Desculpe tomar o tempo de vocês, obrigado!!!
Obrigado!!!

Diogo, tudo bem com você? O bom que sou Diogo tbm então dá pra responder sua pergunta kkk.

Assim, sua dúvida é sobre espessura e sobre dureza de esponja, então vamos lá. Inicialmente, porém, deixa eu te esclarecer algumas coisas como fiz no outro tópico. Sei pouca coisa sobre o assunto, mas talvez te ajude. Primeiro, estaremos falando apenas do universo de borrachas lisas, ou seja, estaremos excluindo pinos, antis e outras borrachas “cabulosas” da análise.

Desde o fim da cola rápida, em 2007, os fabricantes começaram a produzir as chamadas borrachas tensionadas. São borrachas que têm na esponja uma composição química diferente, o que permite você esticar ela durante o processo de fabricação, aumentando assim o centro de gravidade. Por exemplo, pode ver que uma borracha da Donic de hoje em dia a bolinha pinga muito mais alto no meio da raquete do que na ponta (isso é um bom modo de detectar o quão tensionada é a borracha). Borrachas mais antigonas, como Sriver ou a primeira Hurricane não são tensionadas, e se não forem coladas com cola rápida, ficam mais lentas mesmo.

Agora, o que isso tem a ver com dureza e espessura de esponja? É muito importante você separar a questão disso ai com giro. Vou começar com um exemplo simples. Uma borracha mais espessa permite de fato que a bola afunde mais na esponja, o que te faz ter menos controle, mas por outro lado um maior tempo de contato. Se você estiver começando, de fato as melhores espessuras são 1.8mm. Porém hoje em dia, é quase padrão vender borrachas na espesssura Max.

O ponto mais polêmico porém é na dureza. O que as pessoas não entendem muito bem é que o grau de dureza, a princípio, não tem tanta correlação com velocidade. O que dita a velocidade é o grau de tensionamento da borracha (2º parágrafo). Vou te dar outro exemplo: eu sou classineta , uso uma Hurricane (material chinês, não tensionado) no fore e uma Donic Desto F3 (material europeu, tensionado) no backhand, ambas na espessura máxima. As borrachas chinesas são materiais muito pouco tensionados, com uma esponja muuuuuuuuuuuito dura para os nossos padrões, mas têm uma superfície aderente demais, bem mais que qualquer borracha européia. Para você ter ideia, é muito comum os materiais chineses possuírem índices de densidade perto de 45, enquanto borrachas européias ficam no 28 a 34.

No caso da Hurricane, o giro é produzido pelo atrito praticamente só com a superfície, pois a esponja é muito dura e não aumenta velocidade, pelo contrário, ela freia a bola (lembre-se de que ela não é tensionada). Então, a tendência é justamente o arco da bola ser menor, e a bola ficar na rede, o que favorece você pegar drives curtos próximos a mesa (de 1 a 2 m). Pode assistir jogos de chineses daí você verá que o drive deles é muito diferente dos jogadores europeus, daí você confirma o que eu disse. Os jogadores chineses usam muito o corpo na batida da bola, justamente devido a esponja ser bem dura e bem lenta.

No caso do meu backhand, a Donic Desto F3 é bem macia e bem tensionada. O mecanismo de geração de giros dela é totalmente diferente. Ela não possui uma superfície tão aderente quanto a chinesa, mas a esponja da Donic é bem macia e relativamente tensionada. A consequência disso é que o giro é produzido pelo atrito com a superfície, e também pelo chamado efeito “catapulta”, que é a bolinha afundando na borracha (devido a maciez) e sendo impulsionada novamente (devido ao tensionamento). Assim, borrachas tensionadas agem como se fossem “molas”, elas te dão de fato uma maior velocidade, e te permitem fazer movimentos mais longe da mesa. Diferente do material chinês, a tendência dessas borrachas é a bola justamente sair da mesa, pois o arco (trajetória) delas é bem maior.

Ainda existem borrachas relativamente duras que são tensionadas, como é o caso da Tenergy (densidade 34 a 38). Esses materiais buscam justamente unir o melhor dos dois mundos que citei acima. Ou seja, elas têm uma esponja muito tensionada (o que dá muita velocidade) e uma superfície de borracha bem aderente (o que dá mais giro), unindo velocidade e spin.

Então esponja mais dura tende a diminuir sim a velocidade da borracha em relação a uma macia, mas isso nada tem a ver com o mecanismo de geração de giro. Como disse a você, isso depende do quão tensionada essa borracha é. A Tenergy, mesmo possuindo uma esponja mais dura, é mais rápida que minha borracha macia, isso se deve pois a Tenergy é mais tensionada, mais esticada.

Vou passar um vídeo pra você que mostra a diferença de uma borracha dura e pouco tensionada em relação a uma macia e tensionada.

https://www.youtube.com/watch?v=8nFRTNgRrD0 (mostra o quão aderente são as borrachas chinesas, porém, elas são pouco velozes)

http://www.tabletennisdb.com/coachwiki/32-european-loop-vs-chinese-loop/ (mostra a diferença do forehand europeu e chinês, justamente devido a diferença de material)

http://www.tabletennismaster.com/profiles/blogs/european-tensor-rubbers-vs-chinese-rubbers
http://www.tabletennismaster.com/profiles/blogs/european-tensor-rubbers-vs-chinese-rubbers-looping-blocking
http://www.tabletennismaster.com/profiles/blogs/european-tensor-rubbers-vs-chinese-rubbers-playing-attributes-1
http://www.tabletennismaster.com/profiles/blog/show?id=6547297%3ABlogPost%3A27555&commentId=6547297%3AComment%3A83416
http://www.tabletennismaster.com/profiles/blogs/european-tensor-rubbers-vs-chinese-rubbers-playing-attributes
(um fórum que fala justamente da diferença de dureza entre os dois materiais)

Qualquer coisa mande resposta, pois esse é um ponto muito polêmico nos materiais mesmo.

Abraços.

Madeira: Stiga Clipper CR WRB (Caneta)
Forehand: Hurricane Neo Black (Max)
Backhand: Doni Desto F3 (Max)