Dúvida sobre Thickness e Hardness (Esponja).

Pessoal, tudo bem?
Sou iniciante, e gostaria de tirar uma dúvida com vocês.

Segue abaixo um resumo de tudo que pesquisei e entendi sobre Espessura e Rigidez nos ultimos dias:

Thickness: The thickness of the sponge determines how fast and how much control your rubber is going to be.
A thicker sponge will be faster but in return it will produce less control than thinner sponge.
Thicker sponges can generate more speed and spin while thinner ones are easier to control, making less spin and speed.

Hardness : The hardness of a sponge also plays an important factor on the speed of the table tennis rubber.
So the harder the sponge, the less the ball will sink into the table tennis rubber. Consequently, it will produce less spin than its softer counterpart. Harder sponges will give you more speed, but less spin. Softer sponges will let the ball sink in deeper, and generate more spin with less speed.

Ou seja, O QUE EU ENTENDI É:

Quanto mais espessa a esponja é, a bolinha entra menos (Afunda menos nela) e saí mais (Maior velocidade)
Quanto mais fina a esponja é, mais a bolinha entra mais (Dando maior controle), e saí menos (Menos velocidade, como se fosse uma cama elástica frouxa).

Mesma coisa rídidez, quanto mais rígido, menos a bolinha entra na esponja e mais rápido ela sai.
Quanto mais mácio, mais ela entra, saindo máis lenta, mas possibilitando um maior controle.

E por ultimo, quanto mais espessa/rigida, menos a bolinha afunda, isso faz ela ter mais contato com a viscosidade da borracha, e isso possibilita as borrachas terem mais “Sping/Giro”.

Tudo isso que eu entendi pesquisando por aqui, e lendo alguns artigos em inglês está certo?

Porém, aqui no fórum, no link abaixo, me parece que um usuário bastante conhecedor do assunto, chamado “Kernelsr”, explicou tudo que eu tinha entendido, mas ao contrário. Ele está errado?