Bom dia Marcelo!
Bem vindo de volta ao esporte. Espero que se divirta muito e que não precise parar novamente. Tb estive parado por 10 anos e retornei no ano passado, portanto sei como vc deve estar se sentindo.
Do que vou te dizer, talvez vc já saiba ou tenha idéia de algumas coisas (ou até tudo), mas como não conheço detalhadamente o seu caso, prefiro pecar pelo fundamentalismo.
Suas impressões sobre o seu material são coerentes, na minha opinião. Uma raquete como a que vc está usando, dentre as raquetes de lazer, tem uma qualidade um pouco superior, com certeza. Acontece que tanto madeira quanto borrachas destes materiais são mais macias e lentas (o que é cabível dentro de seu conceito), portanto pode talvez explicar o pq de vc sentir que a raquete não está impelindo velocidade. Para vc ter esta sensação, acredito que já deve ter tido contato com materiais profissionais. Se é o caso de vc estar sentindo isso em relação às genéricas, já fica um pouco estranho e então precisamos saber exatamente de que materiais se trata e do seu conceito de “genéricas”, pois podemos não estar nos entendendo neste caso.
Quanto ao efeito, acredito que o que vc está percebendo é normal. Uma raquete como a sua já é um pouco mais sensível a efeito e, sendo assim, a devolução deste tipo de bola já exige um pouco mais de prática em relação ao material que vc usava antes. E como vc está sentindo esta dificuldade, acredito que o fato de vc não sentir diferença no momento de imprimir efeito na bola seja tb uma questão de prática ou técnica.
Espero que o meu humilde e pouco conhecimento tenha o ajudado. Qualquer dúvida, estamos por aí!
Abraços!!!