dúvida sobre movimentos

No golpe de Back(classista) o inicio do movimento deve ser na frente do corpo (algumas vezes entre as pernas se a bola vier muito cavada) ou na lateral do corpo (lembrando movimento do tenis de quadra)? Teoricamente qual o mais correto?
Uma outra dúvida que tenho é quanto a batida chapada na bola, ja ouvi dizer que se bater chapado com bastante força você consegue anular qualquer giro da bola, isso procede?

Se alguem puder me esclarecer ficarei grato,
Gustavo.

Mescle todas as técnicas nas situações do jogo.
Olha, se a bola vier rápida, você pode fazer o movimento na frente do corpo. A mão entre as pernas serve pra ter maior amplitude, maior aceleração, maior área de contato na hora que você for raspar a bola, ou seja, armar a raquete de baixo, somente em bolas pesadas. Em bolas muito rápidas, arme o braço na frente, com o cotovelo na frente da raquete, a ponta da raquete pode apontar pro lado kreanga faz bastante com movimentos amplos. O ideal é fazer isso longe da mesa ou em bolas lentas, se vc fizer perto da mesa em bola rápida vai dar provavelmente bola na quina da tua raquete.

Sim, se você encontrar o timing e o ponto certo, dá pra chapar e acertar. Não precisa nem de muita força, é neutralizar o efeito. Waldner fazia muito isso em bolas de spin. Primorac também tinha uma bola na paralela de back, fantastica.
Neutralizar efeito depende de:

  • feeling, talento do jogador
  • muito treino
  • intervenção do técnico pra ensinar a neutralizar no ponto certo
  • atenção do jogador

Ficar neutralizando os efeitos com bola chapada é um pouco arriscado, o ideal é vc atacar ou botar a bola na mesa contra/a favor do efeito.
Tem um ponto, olimpiadas de 92, gatien dá spin no back de waldner, que deixa a bola subir e literalmente chapa na diagonal, neutralizou o efeito.
Quando alguém dá um kato, vc chapa no pré-pico as vezes a bola passa,. Quando a bola vem com spin , porém alta, dá pra chapar. Quando vem pesada e alta dá pra chapar. No começo vc tem que tentar, apenas por meio de tentativas vc vai perceber. Eu neutralizo procurando o ponto correto e o tempo correto , chapando no centro da bola, soltando o pulso no momento do impacto .
Caneteiros costumam neutralizar bolas pesadas, fechando a raquete e fazendo pra frente. A madeira HINOKI ajuda a neutralizar os efeitos. Uma borracha dura tb ajuda. Mas o feeling do jogador é o mais importante.
Pra neutralizar vc não pode deixar a bola “pegar efeito”. Se vc deixar a cavada andar na mesa, vai ter dificuldade pra neutralizar, pois a bola espirra pra fora da mesa.

Caso não tenha entendido algo só falar, isso aí foi o que me falaram.

Vc pode armar os golpes dos dois jeitos. Quando o faz ao lado do corpo vc adquire mais aceleração e um golpe mais potente, mas perde em controle. No meio do corpo ocorre o inverso.

Entre os tops ha exemplos dos 2 tipos de golpes. Chen Qi arma todos os backhands ao lado do corpo, tem um backhand destruidor(mas q num eh nada perto do Kreanga) mas erra bastante. Daew tem jogadores como o Liqin e o Boll q armam no meio do corpo q são muito mais consistentes.

Quanto a tecnica de chapar tudo com toda a força pra fazer entrar pode até funcionar, mas o indice de acertos não é alto não. Caso queira fazer isso use um pino curto de ataque.

PS: j0rnal1sta, eu me lembro dessa conversa em algum lugar :roll: :stuck_out_tongue:
eu até ia dizer pra ele esperar vc postar :stuck_out_tongue: