Mescle todas as técnicas nas situações do jogo.
Olha, se a bola vier rápida, você pode fazer o movimento na frente do corpo. A mão entre as pernas serve pra ter maior amplitude, maior aceleração, maior área de contato na hora que você for raspar a bola, ou seja, armar a raquete de baixo, somente em bolas pesadas. Em bolas muito rápidas, arme o braço na frente, com o cotovelo na frente da raquete, a ponta da raquete pode apontar pro lado kreanga faz bastante com movimentos amplos. O ideal é fazer isso longe da mesa ou em bolas lentas, se vc fizer perto da mesa em bola rápida vai dar provavelmente bola na quina da tua raquete.
Sim, se você encontrar o timing e o ponto certo, dá pra chapar e acertar. Não precisa nem de muita força, é neutralizar o efeito. Waldner fazia muito isso em bolas de spin. Primorac também tinha uma bola na paralela de back, fantastica.
Neutralizar efeito depende de:
- feeling, talento do jogador
- muito treino
- intervenção do técnico pra ensinar a neutralizar no ponto certo
- atenção do jogador
Ficar neutralizando os efeitos com bola chapada é um pouco arriscado, o ideal é vc atacar ou botar a bola na mesa contra/a favor do efeito.
Tem um ponto, olimpiadas de 92, gatien dá spin no back de waldner, que deixa a bola subir e literalmente chapa na diagonal, neutralizou o efeito.
Quando alguém dá um kato, vc chapa no pré-pico as vezes a bola passa,. Quando a bola vem com spin , porém alta, dá pra chapar. Quando vem pesada e alta dá pra chapar. No começo vc tem que tentar, apenas por meio de tentativas vc vai perceber. Eu neutralizo procurando o ponto correto e o tempo correto , chapando no centro da bola, soltando o pulso no momento do impacto .
Caneteiros costumam neutralizar bolas pesadas, fechando a raquete e fazendo pra frente. A madeira HINOKI ajuda a neutralizar os efeitos. Uma borracha dura tb ajuda. Mas o feeling do jogador é o mais importante.
Pra neutralizar vc não pode deixar a bola “pegar efeito”. Se vc deixar a cavada andar na mesa, vai ter dificuldade pra neutralizar, pois a bola espirra pra fora da mesa.
Caso não tenha entendido algo só falar, isso aí foi o que me falaram.