Dúvida sobre graus das borrachas

Olá pessoal.

Sou iniciante sobre o assunto sobre borrachas para tênis de mesa.

Gostaria saber o que significa uma borracha ser 42.5 graus e outra ser 37.5 graus?

Obrigado.

Bom dia, basicamente os graus são a medida de dureza da esponja. Quanto mais baixo os graus mais macia é a esponja da borracha e quanto mais alto os graus mais dura é a esponja da borracha. A diferença entre as duas é que a de 37.5 é mais macia do que a de 42.5.
A de 37.5 é classificada como macia
E a de 42.5 é classificada como média-dura.

Mas a propósito, quais modelos seriam?

Abraços.

Obrigado pela ajuda Davizoosk.

Os modelos seriam da série vega da Xiom.
Nas especificações no site eles informam se é macia, dura, média-dura.
E quando eu fui pesquisar mais a fundo surgiu essa dúvida sobre os graus.
Pensava que os graus fossem sobre o angulo (curva/trajetória) da bola ao passar em cima da rede. Tem fabricante que mostra um gráfico quais borrachas fazem um arco maior em cima da rede.
Por exemplo: borracha x faz um arco pequeno e toca o lado adversário mais próximo da rede. Já a borracha y faz um arco maior e toca o lado adversário no fundo da mesa.

Valeu.

Isso do arco é medido como baixo até super alto, borrachas chinesas em comparação com europeias/japonesas pode ser medido de forma diferente. Não tem a ver com os graus, pode existir uma borracha com esponja de 30 graus com um lançamento super alto.

De nada, abraços.

Boa noite @Guinter,

Sobre a dureza das borrachas, existem alguns detalhes. As escalas europeia, japonesa e chinesa são diferentes, portanto procure não compará-las “numericamente” sem ter certeza de mesma procedência, pois não vai dar certo. Procure saber a origem das borrachas (no caso da Xiom, europeia, por exemplo) para ter referências relevantes ao compará-las, se for o caso. Até mesmo borrachas com a mesma esponja podem ser bem diferentes por conta de características do topsheet (acontece na linha Tenergy, por exemplo). Sobre as classificações “macia”, “média”, “dura”, não leve muito a sério. As marcas fazem uma generalização, mas no fim cada um com sua sensibilidade é que pode dizer. Para mim e para muita gente, por exemplo, a dureza europeia de 42,5 é bem macia. Sendo assim, parta de um ponto de referência sólido (alguma borracha que já tenha usado), busque informação e então “ligue seus pontos” para imaginar no que dê, mas tenha ciência de que ainda é uma projeção.

Sobre arco, se aceita uma sugestão, simplifique e desconsidere. Arco é uma medida pouco prática, e composta por uma série de coisas que não dependem unicamente da borracha. Isso fica ainda mais latente no campo do amadorismo, onde os golpes em si são menos regulares e uniformes.

Ou seja, em linhas gerais, procure ter critérios adequados, se informe, mas simplifique tudo o que for possível.

Abraços!!!

1 Curtida