Duvida sobre colas e outros materiais para a borracha

Ola senhores, minha primeira vez aqui no fórum e queria saber se alguém conseguiria responder minhas duvidas, sobre as borrachas chinesa (pegajosas), elas podem ser coladas com qualquer tipo de cola ? vejo muitos chineses usando a cola DHS No.15 para colar as borrachas chinesas, e me surgiu essa duvida. E sobre peliculas para borracha chinesa… qual tipo de pelicula devo usar para a minha borracha chinesa pegajosa? aceito sugestoes dos materias (cola, pelicula e etc…) e estou pensando em comprar esta esponja de limpeza para borracha (a da imagem) recomendam?

• Qualquer cola específica para TM serve;

• Para borrachas tacky, o melhor protetor, na minha opinião, é o Tibhar Fresh (tem no site BR da Tibhar) ou o DHS RP11;

• Essas esponjas que tem de monte no Aliexpress e ML são horríveis… parecem a parte amarela da esponja de cozinha, só que mais duros e desnsos…só estragam o topsheet.

Não tem segredo: Esponja de microfibra e algum limpador (BTY, Xiom, Victas, Donic… qualquer um serve, desde que não seja estes “fundo de quintal”) ou água destilada, que custa menos de R$10,00 em qualquer auto peças.

Abs

entendo, o meu limpador é o spin up pro da 360tt ele é bom? sobre a pelicula da tibhar que vc mencionou, ela tem é uma pelicula adesiva ? falam que nao é bom usar pelicula adesiva em borrachas pegajosas pois tira a pegajosidade original da borracha, isto é vdd? obrigado guilherme

Cumpre o que promete, mas particularmente prefiro os “de marca”

Alguns dizem que sim, outros dizem que não… acredito que varia muito… vai da qualidade do adesivo, do quão tacky é a borracha, desgaste natural do topsheet, se vai ficar com o protetor alguns dias ou semamas, acondicionamento, etc…
Particularmente, de forma perceptível, nunca me ocorreu… pode ser que tenha prejudicado 0,1%, 1% ou 10% do tacky? Pode… mas eu não consegui precisar para dizer que houve, de fato, alguma piora perceptível de desempenho…

Abs

1 curtida

Eu uso tanto a cola (Easy Glue Green) quanto o limpador (no meu caso, o Spin Up comum) da 360TT há mais de 10 anos. Nada a reclamar, pelo contrário.

Sobre a película adesiva, em qualquer borracha que seja, o maior problema é que, com o tempo, ela acaba fazendo o inverso do que existe para fazer: começa a trazer sujeira ao invés de evitar que ela chegue. Isso porque, por mínimo contato que ela tenha com qualquer impureza, acaba se fixando na superfície, e então passa a ficar sempre em contato com a superfície, que é exatamente o que não se quer. Então, quando a borracha não vier com um papel ou plástico liso sem adesivo (que é mais que suficiente), providencie uma folha de plástico lisa e rígida o suficiente para não de deformar ao descolar. Sendo de plástico, de vez em quando vc poderá até garantir que a superfície esteja adequada limpando-a também, assim evitando ter que trocar constantemente.

entendo, muito obrigado… no meu caso como minha borracha ja é uma borracha bem pegajosa seria interessante eu usar uma pelicula sem ser adesiva?

Sim, como eu disse, e como com qualquer borracha que fosse, é importante ter algo protegendo a superfície da borracha quando você não está jogando (depois de limpá-la, é claro).

Eu uso papel manteiga para proteger, é bom?

Ou dependendo da capa da borracha, recorto e uso

Eu lembro da aparência deste papel, não de como é a superfície, mas em termos gerais, só recomendo ser algo que de preferência (não obrigatoriamente) grude na borracha com a aderência dela mesma, nada mais. O único cuidado excepcional a se tomar é que a superfície do que quer que você escolha não deixe marcas na borracha. Um exemplo: envelope plástico daqueles transparentes de colocar folha A4 dentro. E a capa da borracha, desde que não fique loooooongos períodos em contato com a borracha e tomando o mesmo cuidado com o que está em contato, não é uma má ideia também.

E falando de limpadores mais baratos, eu tenho um spray cola clean e um spin up pro (espuma). Eu particularmente acho que em borracha mais pegajosas, o da cola clean parece que limpa mais (ou devolve mais a pegajosidade). Mas não sei se de fato está fazendo isso ou se tem algo a mais na composição que dá essa sensação. Como não estou usando borrachas muito caras, qquer um dos dois me serve bem

Faz uns 10 anos que uso o Spin Up comum, e acho que foi o único da minha vida (antes disso era baforada ou poucas gotas de água). Mas acima de tudo, não coloco muita expectativa sobre isso. Já testei outros pontualmente, até por cordialidade de às vezes um colega pegar a minha raquete e limpar sem mesmo eu pedir, mas no fim, limpador não consegue fazer muuuuuuita coisa não. Cara ou não, não é essa uma escolha que merece muito tempo. Escolhi por fazer seu papel e ter facilmente disponível.