Dúvida sobre colagem

Caros experts de plantão gostaria de saber como faço para descolar o topsheet(acho que é assim que se escreve) da borracha e soltar da esponja sem danificar nenhum dos dois e depois colar em outra esponja de forma que fique bem aderido e sem aquelas irregularidades(calombos), já me disseram pra descolar usando vapor ou calor mas tenho medo de estragar a borracha.

pinorongo
Madeira: Retriever adaptada para rotor - bty
fore: feint ox - bty
back: chalenger chopp
estilo: caneteiro bloqueador

Cara, em que borracha vc ta querendo fazer esse chuncho?

Se for numa friendship, talvez vc consiga retirar fazendo o descolamento com cuidado.

Mas se for numa borracha de uma pre-montada, vc não vai conseguir retirar a não ser que estrague uma ou outra.

E se vc não tiver uma experiencia nesse tipo de colagem, vc não vai conseguir fazer uma colagem perfeita, sempre sobrará uns calombos no Topsheet.

E outra, nas borrachas BTY, esse tipo de chuncho eh praticamente impossivel, devido o Topsheet ser muito quebradiço.

Olá,

As borrachas que originalmente são fabricadas e comercializadas não devem ser submetidas a este processo de descolamento e remontagem.
Algumas marcas chinesas vendem separadamente o topsheet e a esponja, sendo estas as apropriadas para variações.

Acredito ser ilegal, pelo ponto de vista da ITTF, a customização de coberturas já que são alterações de equipamentos previamente homologados.

Não há processo 100% seguro para relizar estas alterações e normalmente o jogador acostuma-se com a esponja, já que o topsheet deve ser substituído regularmente ao perder suas características.

Pessoal é exatamente em uma bty que pretendo fazer a operação quero descolar um topsheet de um pino chalenger e colar em uma esponja super fina chinesa. Mas se o teste não aprovar quero refazer meu pino sem danificá-lo. A esponja é nova e o pino usado. Um problema que surge é quando vç passa cola na esponja ela se contorce toda e fica praticamente impossível colar, a mesma coisa acontece no topsheet existe alguma cola que não dobre a esponja ou o topshhet? quanto as irregularidades, existe alguma tecnica pra este tipo de colagem?

pinorongo
estilo: caneteiro bloqueador
madeira: retriver adaptado para rotor
fore: feint ox
back:chalenger chop

SUPER BONDER,
Sem duvidas

abraços

Cara existe uma técnica sim, mas só vale p/ quem quer montar uma borracha invertida, tipo Sriver, Mark V, etc. P/ montar borrachas de pino eu nem imagino qual o procedimento.
A técnica é a seguinte: Vc pega a esponja e passa uma camada grossa e uniforme de cola (não rápida). Coloque o topsheet de leve na esponja antes que a cola seque. Retire o topsheet e passe novamente uma camada na esponja p/ uniformizar. Deixe secar bem e grude uma na outra.
Vale lembrar que os fabricantes chineses são os únicos que vendem esponjas e topsheets separadamente, até msm pela consistência das esponjas que são + duras que esponjas japonesas ou européias. E querer separar o topsheet da esponja de uma borracha normal não é algo inteligente p/ se tentar…

Realmente isso não vai dar muito certo não…

Essas borrachas que ja vem de fabrica possuem uma colagem especial para se evitar ao maximo a descolagem, e se vc tentar pode acabar danificando tanto a esponja quanto o topsheet.

No caso que o Nakata citou, usa-se uma cola especial para esse tipo de colagem (glue sheets), e essa cola não possui solvente. E foi devido ao solvente que a sua esponja se contorceu todo, pois teve uma ação expansiva.

Mas se mesmo assim vc quiser tentar… Boa sorte.

eu achu q vai cer dificil vc fazer issu

Nunca tente fazer isto, você vai estragar o seu pino causando um dano irreversivel!

Essa resposta vale para o Rodrigo Junqueira e para o pinorongo, que parecem ter as mesmas duvidas.

Como foi dito anteriormente, a ITTF não proibe a customização dos materias desde que não comprometa de uma forma significativa numa partida. Por ex: O Wang Liqin usa uma madeira da Stiga Classic CR com o cabo da DHS Hurricane Series. A ITTF não tem nada a ver com isso eh o WL que deve satisfações com os patrocinadores. Mas ja que ele eh o melhor do mundo todos saem ganhando e não o incomodam.

O Chuan Che Yuan tentou uma vez customizar ele proprio uma borracha. Ele iria usar o Topsheet da Hurricane II numa esponja da Bryce. A combinação ficou boa, mas segundo ele mesmo disse, o efeito catapulta desejado não foi obtido devido os pinos do topsheet das Hurricanes serem mais curtas que as borrachas japonesas. O topsheet da Bryce tem aproximadamente 1mm enquanto que a da Hurricane tem 0,7mm, por essa razão ele desistiu da ideia.

Quanto as esponjas, qualquer esponja pode ser utilizado, porém tem que ter as seguintes características: A sua densidade tem que estar entre 10 e 50 g/cm3. A unica borracha que eu conheço que traz essa especificação eh a Sriver, que traz consigo o valor de D-13.

Uma outra observação eh em relação a espessura. Pode-se usar qualquer espessuar de esponja, desde que não ultrapasse 4mm em sua totalidade. (topsheet + esponja).

Em todo caso, eh desaconselhável a descolação de ambas pois a colagem destes pre-montados foram feitas de uma forma para agentar mutio, não sendo possivel a sua descolagem tão facil. A forma mais viavel para tal customização eh conseguir diretamente da fabrica um exemplar “virgem” das duas partes.

Desaconselho também o uso do metodo “banho maria”, onde se deixa submerso a borracha por uma longo periodo no solvente. Deve se considerar que o cola utilizada na colagem de ambas (Sheet Glue), tem uma propriedade não aromática/alifática, ou seja, não possui solventes em sua composição. Seria o mesmo que dissolver Cola Tenaz Branca (utilizada na escola), numa solução de solvelte (thinner).

Além do que o solvente tem uma propriedade altamente corrosiva e desidratante. As pessoas que usam cola rapida deve saber muito disso. Com o tempo a esponja vai ressecando, perdendo a sua elasticidade. Mas isso com a aplicação de umas 50 vezes antes dos jogos/treino. Resumindo vc mergulhando a borracha no solvente, estaria baixando a vida útil de uma borracha nova em mais da metade.

OBS. Coloquei este topico em ambos os posts que vcs postaram para uqe tenha conhecimento do grande risco que se tem tentando fazer esse tipo de procedimento.

Caro Kamikase, aonde eu encontro essa cola para comprar “glue sheets”, pois estou afim de fazer uma experiencia pois pretendo comprar o top sheet da Globe 999 e junta-lo com uma esponja DHS #20.