Além de todos estes representantes do estilo defensivo mais “bloqueador”, lembrados pelo Doc_SP, vale ressaltar tb uma outra vertente defensiva dos caneteiros, que são os que atuam como se fossem kateiros clássicos mesmo. Este estilo, na verdade, está praticamente extinto no mundo (no circuito profissional já está faz tempo), mas já houve grandes jogadores no passado. No momento, não conseguirei citar nomes, mas talvez alguém possa me ajudar.
Temos um representante “local” por aqui deste estilo, e eu já joguei umas 2 ou 3 vezes contra ele. É muito difícil, tanto que nunca venci. E não digo isso com base só na minha experiência, até pq quase todos os jogadores são difíceis para mim (hahahahahaahahh), mas tb pelas palavras de bons jogadores que jogaram/jogam contra ele.
Quanto a material, é necessário entender o que seria este “defensivo” que vc descreve. Mas em ambos os casos, vc precisa obter bastante controle. Se vc joga como “caneteiro chinês” (com raquetes classinetas), acredito que uma madeira 5 folhas e uma borracha de média para macia correspondam aos seus requisitos. O problema é que o infinito é pequeno para este universo de escolhas heheheheheh. Mas só para dar uma idéia, Avalox P500 e Donic Baracuda (se vc gosta de aplicar bastante efeito) ou Donic Coppa JO Silver seriam escolhas razoáveis. Caso vc jogue como “caneteiro japonês”, mantenho o mesmo para as borrachas, mas deixo para os colegas te ajudarem nas madeiras, pois conheço pouco das raquetes deste estilo.
Abraços!!!