duvida sobre caneteiro defensivo

Oi pessoal,

Sou caneteiro há muito tempo, sempre puxando mais (mto mais) para o lado defensivo, recentemente optei para o estilo defensor definitivamente.
O problema é que não encontrei muita informaçao sobre isso na intenet, alem de nao conhecer nenhum profissional com tal jogo.
Gostaria de saber tambem qual seria a melhor raquete e borracha para o estilo.

Abraços,
Fiquem na paz

Jogador Caneteiro Defensivo -

Alexandre Caldeira - Atleta Para-Olímpico da Classe 10 - joga por Araçatuba.
Campeão da Copa Tango em 2010

Gilmar Aleixo - Atualmente Veterano 50 - Ex jogador da seleção Brasileira
Participou do Mundial de 81
Já venceu todos os jogadores Top de várias gerações
Inclusive Duang Hong

Chiang Peng Lung - este acho que dispensa apresentações.

Além de todos estes representantes do estilo defensivo mais “bloqueador”, lembrados pelo Doc_SP, vale ressaltar tb uma outra vertente defensiva dos caneteiros, que são os que atuam como se fossem kateiros clássicos mesmo. Este estilo, na verdade, está praticamente extinto no mundo (no circuito profissional já está faz tempo), mas já houve grandes jogadores no passado. No momento, não conseguirei citar nomes, mas talvez alguém possa me ajudar.
Temos um representante “local” por aqui deste estilo, e eu já joguei umas 2 ou 3 vezes contra ele. É muito difícil, tanto que nunca venci. E não digo isso com base só na minha experiência, até pq quase todos os jogadores são difíceis para mim (hahahahahaahahh), mas tb pelas palavras de bons jogadores que jogaram/jogam contra ele.
Quanto a material, é necessário entender o que seria este “defensivo” que vc descreve. Mas em ambos os casos, vc precisa obter bastante controle. Se vc joga como “caneteiro chinês” (com raquetes classinetas), acredito que uma madeira 5 folhas e uma borracha de média para macia correspondam aos seus requisitos. O problema é que o infinito é pequeno para este universo de escolhas heheheheheh. Mas só para dar uma idéia, Avalox P500 e Donic Baracuda (se vc gosta de aplicar bastante efeito) ou Donic Coppa JO Silver seriam escolhas razoáveis. Caso vc jogue como “caneteiro japonês”, mantenho o mesmo para as borrachas, mas deixo para os colegas te ajudarem nas madeiras, pois conheço pouco das raquetes deste estilo.
Abraços!!!

Ge Xinai[quote=“Alcir”:3eih356p]vale ressaltar tb uma outra vertente defensiva dos caneteiros, que são os que atuam como se fossem kateiros clássicos mesmo. Este estilo, na verdade, está praticamente extinto no mundo (no circuito profissional já está faz tempo), mas já houve grandes jogadores no passado. No momento, não conseguirei citar nomes, mas talvez alguém possa me ajudar.[/quote]

Só sei essa Alcir: Ge Xinai (campeã individual de 1979)

[quote=“jhonybravas”:3eih356p]Gostaria de saber tambem qual seria a melhor raquete e borracha para o estilo.[/quote][quote=“Doc_SP”:3eih356p]Alexandre Caldeira - Atleta Para-Olímpico da Classe 10 - joga por Araçatuba.
Campeão da Copa Tango em 2010[/quote]

Não sei qual o melhor material, mas o Alexandre usa uma madeira Yoshida Kaii (BTY), Sriver Fx no fore e um pino longo acrescentado recentemente no back.

t+

Quem é vivo sempre aparece hahahahahahhha. Foi legal lá em “Parmitá”???
Obrigado pela referência. Ainda estou tentando pescar da memória jogadores do estilo, mas não consegui. E sei que existem grandes nomes, inclusive no masculino tb!

Abraços!!!

Edgar Bull quando resolve usar o pino vira um defensivo chatíssimo. O pior é que ele vira ofensivo de novo em milésimos de segundo. :lol:

Obrigado pela resposta de todos;
Realmente eu jogo mais como um kateiro mesmo, nao encontrei nenhum (ou os q encontrei estavam em uma qualidade horrivel) da Ge Xinai
Vcs acham que seria melhor migrar para o classico mesmo? Afinal, esse estilo pros canetas esta extinto, apesar de que nao sei se me acostumaria com o classico :?

Caro jhonybravas,
Eu não diria que a mudança para kateiro clássico é necessária. Se vc se sente confortável do jeito que joga, não deve mudar só pq o estilo está “extinto”. Por outro lado, vc pode experimentar o kato clássico e tomar uma decisão com base na vivência: só assim vc vai saber o que é melhor ou não.
Mas repito: não precisa mudar de empunhadura por isso!

Abraços!!!

Bem, como não acrescentaram nada de novo…

Tem o Cláudio Massad, que tem um jogo bem adaptado às suas caracterísitcas, e vários aqui do Fórum o conhecem…

Tem o Paulo Umezaki, que já ganhou vários Intercoloniais ainda novo, vice-campeão brasileiro por 2 ou 3 oportunidades, foi ao Mundial Universitário e que dava trabalho p/ muita gente…

Falando de circuito mundial Ding Yi tb tem um jogo bem interessante e talvez achem vídeos dele pq ele jogou Mundial Veterano.

Obs : todos os citados são caneteiros…

Outro que tem um jogo bem interessante :

Márcio Sambommatsu, de Campinas…
Caneta Rotor com um Anti nas costas…
Dá Kato de caneta literalmente.
No Intercolonial de 2010 em Mogi, ganhou de nada menos que Ricardo Inokushi.

Aí vai 2 vídeos do Gilmar Aleixo:

http://www.youtube.com/watch?v=YfD1nk_R … re=related

http://www.youtube.com/watch?v=igedGp_5F5s

Valeu pela resposta de todos ^^

Acabei decidindo por realmente ser um caneteiro kateiro… Mesmo sendo um estilo extinto, eu gosto de ser diferente, apesar que sinto que vou ter algumas dificuldades em relaçao aos outros kateiros :?

Terei que trocar a minha raquete… sei que devo usar uma madeira de controle, mas nao sei qual seria a mais apropriada, tambem gostaria de saber de vcs se devo usar uma raquete caneta ou uma classineta (sei que vai do gosto, mas mesmo assim quero saber a opiniao de vcs :wink:
E quanto q borracha, prefiro uma de efeito do que pinos, recomendações?

abraços

Poderia falar q uma classineta vc teria mais área e poderia utilizar 2 borrachas para poder variar o jogo. Mas vc gosta do pega da classineta, tem muitos caneteiros q nao largam mão do pega da caneta japonesa.

Uma opção para quem joga defensivo, mas poderia ter como variar sem largar mão do pega da caneta japonesa seria uma “rotor”, vc já pensou nessa opção?

Abs.