Eu só tomaria cuidado com borrachas muito macias. Posso citar algumas: Andro Impuls Speed, Xiom Vega Elite, Donic Desto F3 Bigslam e a antiga BTY Solcion.
Este tipo de borracha, por ter a esponja muito macia, sofre com a situação que meu técnico chamava de “chegar na madeira”.
Chegar na madeira é quando a raquete impacta a bola com muita força e se ouve o barulho da madeira estalando sob a borracha.
Pois então, nestas borrachas que eu citei a bola chega na madeira fácil demais. Isso prejudica o controle, principalmente em bloqueios de drives velozes. Quando se bloqueia chegando na madeira com violência, se perde completamente o controle do spin do drive adversário. É como se estivéssemos bloqueando com uma raquete de madeira sem borracha. Se angular a raquete só um pouco, a bola vai na rede.
Por isso eu acho que para iniciantes o ideal são borrachas médias. Longe das borrachas supervelozes como Omega VII Hyper, mas também evitando o outro extremo de borrachas de marshmellow.
Borrachas médias excelentes são Xiom Vega Europe e Japan, Yasaka Rakza 7, BTY Rozena, etc.