Dúvida sobre borracha e esponja

Estou com uma dúvida comum em relação a dureza da esponja e o que isso implica. E a dureza da borracha e o que isso implica. Eu pesquisei bastante e vi divergências. Gostaria de ouvir mais opniões:

Quanto a espessura da esponja eu sei que quanto mais grossa deixa mais rápida. Mais fina tem mais controle.

Agora em relação a dureza da esponja?

E a outra em relação a borracha se tem mais espessuras diferentes e a diferença entre borrachas duras tipo as chinesas e borrachas mais macias tipo as europeias.

Colega, antes de mais nada tenha consciência que não existe uma resposta incontestável, do tipo Arrascaeta é craque e Arão é perna de pau.
Em relação as borrachas existe uma infinidade de combinações esponja + topsheet que irão resultar numa borracha mais veloz ou menos veloz.
Vou dar um exemplo: nas borrachas Omega VII da Xiom, quanto maior a dureza da esponja, mais veloz a borracha.
Agora pegue uma Nittaku Hurricane Turbo Blue, que tem a esponja ainda mais dura que qualquer Omega VII. Ela é lenta e não há como torná-la veloz, nem com booster, nem cola rápida, nem mágica.
Isso acontece porque as esponjas e topsheets são diferentes entre os dois tipos citados. A Xiom tem esponja porosa e super tensionada que catapulta muito a bola no contato. Já a Hurricane tem esponja dura não tensionada,além de um topsheet grudento cuja finalidade é imprimir giro e não velocidade.
Portanto, não se pode usar a dureza da esponja como parâmetro para definir nada. O que realmente importa é o tipo de borracha que resulta em cada combinação de esponja + topsheet.

2 Curtidas

Entendi, obrigado pela resposta.

Aproveitando o espaço, falando sobre um borracha e esponja de uma marca especifica então, poderia ser a Ômega que você citou, tem também os graus em algumas descrições. Quanto menor o grau mais macia, mais alto grau mais dura. Nessa caso o que implicaria ? Esses graus são em relação a esponja ou o conjunto como um todo? E se menor o grau mais vai ser um conjunto mais rápido ou mais lento?

O número correspondente ao grau mede a densidade da esponja.
Uma esponja de alta densidade, por exemplo, da Omega VII Hyper que tem 55°, implica numa borracha pesadíssima e muito veloz.
Já na Omega VII Euro, que tem esponja de 42,5°, a velocidade é muito menor e a borracha é mais leve.

1 Curtida

Se estiver iniciando é melhor pegar uma mais macia… ajustar a técnica para depois mudar para uma mais dura…

1 Curtida

Pode citar algumas macias?

A Euro que o @nakata mencionou eu já enquadro nessa categoria “macia” (na real ela fica no médio segundo revspin). mas na teoria qq uma dessa página 2, está na categoria macia ou média…

https://revspin.net/top-rubber/sponge_hardness-asc.html?p=2

Legal que nessa página vc pode ver o review de alguns jogadores, as vezes as opiniões são bem conflitantes, mas vale dar uma lida.

1 Curtida

Eu só tomaria cuidado com borrachas muito macias. Posso citar algumas: Andro Impuls Speed, Xiom Vega Elite, Donic Desto F3 Bigslam e a antiga BTY Solcion.
Este tipo de borracha, por ter a esponja muito macia, sofre com a situação que meu técnico chamava de “chegar na madeira”.
Chegar na madeira é quando a raquete impacta a bola com muita força e se ouve o barulho da madeira estalando sob a borracha.
Pois então, nestas borrachas que eu citei a bola chega na madeira fácil demais. Isso prejudica o controle, principalmente em bloqueios de drives velozes. Quando se bloqueia chegando na madeira com violência, se perde completamente o controle do spin do drive adversário. É como se estivéssemos bloqueando com uma raquete de madeira sem borracha. Se angular a raquete só um pouco, a bola vai na rede.
Por isso eu acho que para iniciantes o ideal são borrachas médias. Longe das borrachas supervelozes como Omega VII Hyper, mas também evitando o outro extremo de borrachas de marshmellow.
Borrachas médias excelentes são Xiom Vega Europe e Japan, Yasaka Rakza 7, BTY Rozena, etc.

1 Curtida

Entendi, valeu!!
Aproveitando mais uma vez, quanto ao backhand e forhand. Uso a mesma borracha para ambos, mudando a cor, ou seria interessante borrachas diferentes? (Apesar de ser iniciante.)

Se vc não tem nenhuma referência ou ponto de partida, penso que é interessante usar um mesmo modelo em ambos os lados. E com o tempo vc vai entender melhor com o que se sente mais confortável para praticar melhor.

Abraços!!!

2 Curtidas