Dúvida - Raquete para iniciação

Sou jogador de “ping-pong” desde os meus 8 anos de idade. Sempre me destaquei, inclusive ganhando medalhas em campeonatos de colégios. Entretanto, resolvi levar mais a sério esse hobby, e ontem participei de uma aula experimental de “tênis de mesa”. Percebi que meus conhecimentos eram pequenos, sendo que um simples saque com efeito proveniente de uma raquete de tênis de mesa era praticamente indefensável para minha Yashima XR 3000 (R$ 80,00).

Estou certo que tenho um longo caminho a percorrer. Lembro que no treino experimental com os aquecimentos em diagonal tive muita dificuldade, pois a bola no tênis de mesa vem com muito mais efeito e velocidade, por vezes joguei a bola na rede ou fora da mesa.

Como de consolo, um dos colegas disse que eu levo jeito, visto que com o tempo fui melhorando no bate-rebate do aquecimento.

O motivo do meu post é solicitar a opinião dos colegas sobre qual raquete e borracha comprar. Alerto que já pesquisei no fórum, mas minhas dúvidas persistem.

Empunhadura: Caneta (chinesa)
Estilo de jogo: Ofensivo
Valor disponível para gastar: R$ 350,00

Estou pensando em comprar este material:
Raquete: DONIC Epox Powerallround
Borracha: DONIC DESTO F3 BIGSLAN

Penso que no primeiro momento devo aprender as técnicas básicas do tênis de mesa, tais como botar efeitos e rebater os efeitos. Desta forma, busco um material que me dê controle da bola.

Nunca joguei com os equipamentos que você pensa em comprar, mas eles estão em uma categoria adequada para quem está iniciando.

Quanto ao vir do ping pong e não conseguir nem pegar o saque de um jogador de tênis de mesa, acredite, é normal. Me lembro em 1993 quando passei por essa experiência na Fatec-SP onde tínhamos alguns bons jogadores inclusive federados. Na minha primeira tentativa perdi de 21x1 porque o cara errou um saque (depois descobri que era ponto de cortesia) e o mais impressionante é que ele colocava a mão do lado que eu iria devolver a bola :slight_smile:

O dia que eu o venci pela primeira vez ele quebrou a raquete de raiva rss só que isso levou dois anos e esse que se tornou um amigo não era um dos melhores jogadores que tínhamos apesar de jogar muito bem.

Ontem no treino joguei com uma raquete emprestada. Falaram que era uma borracha de média velocidade, contudo não conseguia controlar a direção da bola como faço com minha raquete de ping-pong (Yashima - XR 3000). Já na devolução do saque eu devolvia sem o mínimo controle.

Não tenho dúvidas que preciso de uma borracha macia que me dê controle da bola. Meus amigos de treino indicaram uma dessas combinações:

Raquete: DONIC Epox Powerallround
Borracha: Yasaka Mark V 30°

ou

Raquete: DONIC Epox Powerallround
Borracha: Butterfly Sriver FX

ou

Raquete: DONIC Epox Powerallround
Borracha: Butterfly Tackiness Drive

Qual a opinião dos colegas do fórum?

Boa tarde Pablo!

Na verdade, para iniciação, acredito que todas as opções que você apontou são adequadas (talvez a Tackiness Drive um pouco menos). O que eu acho que pode ser um fator de decisão é a logística para obter o material.

Neste sentido, talvez seja mais fácil optar pela Donic Desto F3 Bigslam (e é uma boa borracha para iniciação), já que vc escolheu uma raquete tb da Donic. Porém, se vc tem qualquer um dos outros materiais à disposição com alguma facilidade, tb te servirão bem.

Abraços!!!

Pablo Neves,

em material para iniciação, hoje a DHS tem a melhor relação benefício/custo do mercado. Principalmente com o dólar neste preço. Uma Sriver ou Mark V custa quase o mesmo que uma DHS 3006 Classineta (R$ 150,00) que já vem com duas borrachas DHS PF4 (são macias, tem velocidade razoável e muito controle) e uma raquete de 5 lâminas de madeira. Só para ter uma idéia cada borracha DHS (PF4, Memo, Hurricane 3, Hurricane 2, Skyline 3, Skyline 2…) custa entre R$ 130,00 e R$ 145,00.

O conjunto DHS 3006 Classineta é excelente para atletas iniciantes pelo preço e pela qualidade além de ter duas borrachas o que possibilita o desenvolvimento do backhand classineta, também chamado de RPB - reverse penholder backhand. Quando estiver mais treinado pode passar para uma DHS 4006 Classineta que vem com uma borracha Hurricane 3 e uma G888, além da raquete ser mais rápida que a 3006. A DHS 4006 é bem mais ofensiva que a 3006 e custa aproximadamente R$ 200,00. É uma relação benefício/custo imbatível.

Não que o estilo caneta chinesa com apenas uma borracha não possa ser utilizado, mas ter opção de movimento de back (Drive e kato) além do bloqueio (shoto) e da batida chapada (Smash) é muito útil porque os jogadores clássicos desenvolveram o backhand adquirindo a capacidade de atacar bolas “dentro” da mesa com facilidade.

Abraço.

Boa tarde.

Agradeço aos amigos que ajudaram na escolha do material.
Optei pelo conjunto: Donic Epox Powerallround + Butterfly Sriver FX 2.1mm
Estou treinando com este conjunto faz 1 semana e o resultado está sendo muito promissor.
A devolução de efeitos e a regularidade no jogo estão melhorando a cada treino.
Acredito que foi uma ótima escolha de material, ficando como dica para os iniciantes.