[Dúvida] raquete para caneta japonesa

Olá, sou novo aqui no grupo e vou começar a jogar tênis de mesa nessas férias (pretendo jogar pelo resto da vida), gostaria de saber qual é a melhor raquete para começar: raquetes prontas direto da fábrica com borracha e tudo mais ou raquetes customizadas ?

Espero que minha dúvida seja sanada, mes amis haha bom jogos a todos :wink: :wink:

Is02011,

Seja bem vindo ao fórum! Que bom que você tem pretensões de jogar pelo resto da vida. O tênis de mesa é um esporte muito prazeroso e que auxilia muito na qualidade de vida de uma pessoa.

Respondendo a sua pergunta, se pretende jogar por muito tempo compre uma raquete customizada, isto é, raquete mais borrachas separadas. Porém, se você pretende jogar pela vida toda, e eu espero que isso seja muito tempo mesmo, acho que poderia ter um pouco mais de paciência.

Antes de comprar a raquete, acho mais interessante que encontre um lugar em que se tenha um treino coordenado por um técnico. Se não tiver, procure em sua cidade um lugar onde pessoas com mais experiência joguem. Dê uma olhada em uns videos da internet de jogadores nos três estilo, como exemplo cito o Timo Boll para Clássico, o Wang Hao para Classineta e Ryu Seung Min para Caneta Japonesa. Se você persistir com a ideia de jogar caneta japonesa, no local onde você encontrou o treino, pergunte para o responsável se você poderia fazer uma aula experimental, que ainda não comprou uma raquete, mas que pretende jogar tal estilo. Nada impede que você mude depois, mas esse tempo “perdido” pode te economizar uma grana no futuro. Alguns locais de treino também comercializam o material, então pode ser um bom local para comprar. Existem até mesmo outros jogadores no treino que podem te vender material usado mais em conta.

Sobre o material, sugiro que você tenha ao menos 250 reais se for comprar uma raquete caneta japonesa mais borracha ou classineta mais uma borracha, ou, que você tenha uns 350 reais se for comprar uma clássica. Se você for clássico vai gastar mais, porém suas borrachas tendem a durar mais. Como iniciante eu não te aconselho a gastar muito mais que isso, pois se estiver muito mais caro, você provavelmente vai ter comprado raquetes e borrachas para jogadores de alto rendimento, o que pode dificultar o seu aprendizado inicial, tendo em vista que o material pode ser muito rápido e você jogar todas as bolas para fora da mesa.

Dúvida sanada?

Abraços,

Is02011

Complementando a resposta do Julio, se voce esta iniciando ou trocando de material, inicie pelo classineta, e mais rapido e eficaz, existem algumas desvantagens a curto prazo na caneta japonesa
1- madeira de qualidade tem custo alto… principalmente se voce deseja ter alto desempenho
2- ao contrario do classineta e do classico, que usa para ataque o back e o for… o caneta japonesa, prepara e defende com
o back, e 90 % do tempo ataca com o for, exigindo mais deslocamento e “time”…
3- e um estilo que depende de muita dedicacao, tanto que entre os 100 melhores do mundo, existiam 2 canetas japonesas
(incluindo nosso amigo Cazuo Matsumoto)

Mas se voce for, como eu, apaixonado pela beleza do estilo, ai vai alguns videos, do ainda melhor caneta japosena da atualidade

https://www.youtube.com/watch?v=-8d6GzZovQo&list=PLwt7XcWe-JwR-RsjEvS6xA6F7IAdFkpmP

Olá Is02011,

Bem vindo ao nosso time! tenho certeza que você irá se apaixonar cada dia mais pelo esporte.

Respondendo ao tópico, se eu fosse você, antes de investir “pesado” em um material profissional, recomendaria que iniciasse, como o Julio já resumiu, em um clube, e de preferência com um técnico disponível.No quesito material eu compraria uma raquete básica, primeiro porque você precisaria aprender a fazer todos os movimentos com regularidade e o máximo de perfeição, mesmo que as bolas ainda não batam corretamente na mesa, o movimento tem que ser correto desde o inicio… Existem raquetes para iniciantes á venda por cerca de 40, 50, até 90 reais, destas que já vem montadas de fabrica…

Este tipo de raquete tem um bom controle, e vai auxiliar no seu desenvolvimento, até porque são mais pesadas que as raquetes profissionais , o que facilita quando mais pra frente pegar uma raquete profissional.

Eu jogo no estilo Clássico e meu desenvolvimento foi muito produtivo porque comecei exatamente desta forma… comprei primeiro uma raquete simples, lembro até o nome Waldner allround paguei na época R$ 40,00, depois de uns 8 meses passei para uma montada pois neste momento eu já conhecia bem os fundamentos, na época utilizei uma madeira Tibhar Champ com 2 borrachas Tibhar Speed Spin (Nostalgia boa…) Nesta raquete fiquei uns 2 anos… Foi onde eu mais me desenvolvi, depois fui pra uma Fiberglass, depois só fui mudando de borrachas…

Conhece aquele ditado, dar o pulo maior do que a perna? No começo eu até sonhava com uma raquete montada profissional, apenas por ter o prazer de colar a borracha, colar a fitinha na lateral, e sentir o cheirinho de novo, mas hoje eu sei que só me desenvolvi bem, porque o meu técnico soube conter os meus ânimos.

É difícil, mas é preciso começar aos poucos, um passo de cada vez.

Abraço, e precisando conte conosco.

Muito obrigado, pessoal haha vou me contentar com a minha raquete de loja mesmo por enquanto :slight_smile: depois eu compro outras mais “sinistras”.

Bom, aitonaga, eu já jogo ping pong na escola e também comecei a acompanhar o tênis de mesa profissional apenas para ter uma idéia de quem eu iria me inspirar, um dos mesatenistas que me mais me chamou atenção foi o Ryu Seung Min, ele é a principal razão para minha escolha haha footwork e a potência que ele usa em cada golpe é descomunal, talvez seja minha maior inspiração para seguir jogando de caneteiro num mundo tão “clássico” como o de hoje hahaha.

Olá Is02011,

existe outra alternativa para o estilo caneta japonesa, o caneta chinesa. Hoje o único jogador top 100 que ainda permanece no estilio é o chinês naturalizado espanhol HE ZHI WEN, mais conhecido como “Juanito” e na opinião de alguns, incluindo eu, “o mestre”. O cara usa madeira chinesa DHS 032 e pino curto em um só lado da raquete. Segundo os fóruns de TM mundo afora seria top sheet de Friendship 802-40 com esponja de TSP super spin pips ou TSP Spectol. O mestre tem mais de 50 anos de idade e continua batendo de frente com os melhores jogadores do mundo. O estilo dele é diferente, bloqueia e ataca próximo à mesa. Sua movimentação é bem menor que a dos jogadores caneta Japonesa. Vale a pena conferir seus vídeos e estudar seu estilo. Aqui no site tem uma raquete que seria muito boa para esta finalidade, Avalox P700. Para a borracha recomendo Butterfly challenger attack (ataque e defesa) e Raystorm (ataque) TSP Spectol (defesa).

Abraço…

Luiz GustavoBH

Acrescente em sua lista Yoshida Kaii, ele usa uma butterfly, com o nome dele, borracha tennergy 64 de uma lado so

https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0CAcQjRw&url=http%3A%2F%2Fwww.ittf.com%2F_front_page%2Fittf_full_story1.asp%3FID%3D32044%26Category%3Dmedia%26Competition_ID%3D%26&ei=JOaOVIzGLcmQyASf5oLQDQ&bvm=bv.81828268,d.aWw&psig=AFQjCNGs1LmodoFPayBOR8m9PGiXHNv9TQ&ust=1418737500469977

Aproveitando a discussão, qual a diferença da caneta japonesa para a chinesa? somente o formato?

http://cbtm.org.br/UMA-QUESTÃO-DE-ESTILO.aspx

Segue link da CBTM, que trara mais informacoes do que voce pediu

UMA QUESTÃO DE ESTILO

Defensivo, atacante ou allround (quem mescla ataque e defesa). Estilo europeu, coreano, japonês ou chinês. Borracha lisa, pino curto ou pino longo. Raquete de madeira, carbono etc. Com todas essas combinações possíveis de material e estilos de jogo, é impossível dizer que o tênis de mesa não respeita as diferenças que existem entre seus atletas.

Com pouca variação durante muito tempo, talvez o único aspecto da modalidade em que o praticante esteja limitado seja a empunhadura. Atualmente, quando começa a praticar o tênis de mesa, o iniciante é apresentado a duas variações: caneta e clássico.

No estilo caneta, o jogador segura a raquete com dois dedos e utiliza os outros três como apoio para os golpes (como se estivesse segurando uma caneta, daí o nome). No estilo clássico, o atleta manuseia a raquete segurando-a com quatro dedos e o indicador dá suporte para as jogadas.

Ambos já se mostraram bastante eficientes com o tempo, tendo sido campeões mundiais vários representantes dos dois estilos

Mas fica a pergunta: clássico e caneta são as únicas empunhaduras existentes? “Não” seria resposta mais comum, mas estaria errada. Existe ainda uma outra empunhadura, raramente utilizada, chamada de Pistola.

No Campeonato Brasileiro de Guarulhos 2006, há um representante desse estilo: Jonas Marinho, do Actm (CE), que disputa as categorias Veterano-40 e Rating H. Nesse estilo - que mistura um pouco o estilo clássico com o caneta -, o mesatenista segura a raquete com três dedos e usa o indicador e o polegar (em forma de “L”) como apoio.

O resultado final é que a mão do praticante fica com o formato que lembra alguém segurando uma pistola (daí o nome do estilo). Além disso, lembrando os golpes de caneta, faz o forehand e o backhand com apenas uma borracha.

“Comecei a ter essa empunhadura porque era mais fácil pra mim. O técnico tentou me mudar várias vezes, mas eu não me acostumava”, diz Marinho, que treina há dois anos e foi campeão do circuito cearense em 2006.

Jonas, que nunca tinha visto esse estilo sendo praticado no Brasil, diz que já houve até um campeão nacional com esse estilo. “Um jogador chamado Dan Seemiller foi campeão nacional dos Estados Unidos”, explica.

“Eu sei que é raro ver pessoas jogando nesse estilo, mas as pessoas devem se arriscar, pois os adversários podem estranhar”, completou Marinho, que tem outra peculiaridades, como usar dois pinos para jogar e usar diferentes raquetes dependendo do adversário.
Tweet

Caramba, queria ver uma foto desse tipo de empunhadura…

Já vi muitas esquisitas, mas nenhuma profissionalmente. hehe

Se conseguir posta aí.

Abraços

Também não conheço essa. Deve ser bem esquisito. Mas se funciona para ele ta valendo:-)

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

http://cbtm.org.br/UMA-QUESTÃO-DE-ESTILO.aspx

nao consegui copia a foto, mas no link acima logo de cara
parece que ele esta segurando uma arma

Pois bem, lá vai.

Empunhadura vista do forehand:

Empunhadura vista do backhand:

O “tal” Dan Seemiller, aplicando um golpe de backhand com sua empunhadura:

Minha opinião? É preciso se divertir da forma como cada um acha que deve, então o indivíduo é livre para testar o que queira. Mas eu não vejo conforto nenhum nessa empunhadura, e isto é parte muito importante da diversão.

Mas respondendo à pergunta do henriqueeduardo, em termos de caneta japonesa e chinesa, quando falamos de raquete, de fato a diferença é o formato. A caneta japonesa tem um formato “retangular arredondado”, enquanto a chinesa tem um formato praticamente idêntico às raquetes clássicas. Porém, quando vamos ao mérito do estilo de jogo em si, nem tudo é tão fácil de se definir. O estilo caneta japonesa é bem conhecido e bem fácil de se identificar (pesquise Ryu Seung Min, Kim Taek Soo e Yoo Nam Kyu), já quando se usa o termo “caneta chinesa”, muitos entendem diretamente como sendo o estilo classineta, que tb é bem facilmente identificável (pesquise Wang Hao e Xu Xin), mas não necessariamente é assim. Como vc vê nos relatos dos colegas ailtonaga e LuizGustavoBH, existem alguns jogadores que têm um estilo um pouco diferente (embora eu ache que a única coisa que o Kaii Yoshida não tem de caneta japonesa é a raquete, pois o estilo de jogo dele é idêntico), mas realmente hoje em dia são exceções. E segurar a onda como o Juanito, com a idade do Juanito, é para o Juanito.

Abraços!!!

Obrigado pela resposta Alcir!

Pois é, por isso não entendia a diferença, porque pra mim caneta japonesa sempre foi o modelo quadrado e tal. Vi o vídeo do Yoshida Kaii e por isso fiquei na dúvida, ele usa a chinesa só de um lado, então é mais por opção do formato da raquete. Achei que a chinesa (redonda) só fosse usada para classineta. :lol:

Putz, muito estranho. E realmente não deve ser confortável. Essa posição dos dedos parece que deixa a mao/antebraço mais tensionados.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

RSSSS

Alcir … modelo de mao… proximas fotos com esmalte…

E não se esqueça de tirar as cutículas!

kkkk

Aproveitando o post, alguém conhece mais algum mesatenista que joga de maneira esquisita, com empunhadura diferente…

Vamos postar, e se houver dificuldade no entendimento nosso amigo Alcir, nos ajudará na ilustração.

Grande abraço e desculpem a brincadeira, não pude evitar.

[quote=“matheusangelinibizin” post=103909]E não se esqueça de tirar as cutículas!
Vamos postar, e se houver dificuldade no entendimento nosso amigo Alcir, nos ajudará na ilustração.[/quote]
A galera está engraçadona hoje né? hahahahahahahahahahah. Mas lembrando às pessoas sérias deste fórum, grupo do qual os cidadãos acima já foram excluídos (hahahahahhhahahha), eu apenas recolhi fotos do Google Images.

Aliás, quem ficar curioso por mais imagens, procure por “Seemiller Grip”, pois acabou sendo assim que a empunhadura ficou conhecida no mundo.

Abraços!!!

entao retiro o comentario… rsssss