http://cbtm.org.br/UMA-QUESTÃO-DE-ESTILO.aspx
Segue link da CBTM, que trara mais informacoes do que voce pediu
UMA QUESTÃO DE ESTILO
Defensivo, atacante ou allround (quem mescla ataque e defesa). Estilo europeu, coreano, japonês ou chinês. Borracha lisa, pino curto ou pino longo. Raquete de madeira, carbono etc. Com todas essas combinações possíveis de material e estilos de jogo, é impossível dizer que o tênis de mesa não respeita as diferenças que existem entre seus atletas.
Com pouca variação durante muito tempo, talvez o único aspecto da modalidade em que o praticante esteja limitado seja a empunhadura. Atualmente, quando começa a praticar o tênis de mesa, o iniciante é apresentado a duas variações: caneta e clássico.
No estilo caneta, o jogador segura a raquete com dois dedos e utiliza os outros três como apoio para os golpes (como se estivesse segurando uma caneta, daí o nome). No estilo clássico, o atleta manuseia a raquete segurando-a com quatro dedos e o indicador dá suporte para as jogadas.
Ambos já se mostraram bastante eficientes com o tempo, tendo sido campeões mundiais vários representantes dos dois estilos
Mas fica a pergunta: clássico e caneta são as únicas empunhaduras existentes? “Não” seria resposta mais comum, mas estaria errada. Existe ainda uma outra empunhadura, raramente utilizada, chamada de Pistola.
No Campeonato Brasileiro de Guarulhos 2006, há um representante desse estilo: Jonas Marinho, do Actm (CE), que disputa as categorias Veterano-40 e Rating H. Nesse estilo - que mistura um pouco o estilo clássico com o caneta -, o mesatenista segura a raquete com três dedos e usa o indicador e o polegar (em forma de “L”) como apoio.
O resultado final é que a mão do praticante fica com o formato que lembra alguém segurando uma pistola (daí o nome do estilo). Além disso, lembrando os golpes de caneta, faz o forehand e o backhand com apenas uma borracha.
“Comecei a ter essa empunhadura porque era mais fácil pra mim. O técnico tentou me mudar várias vezes, mas eu não me acostumava”, diz Marinho, que treina há dois anos e foi campeão do circuito cearense em 2006.
Jonas, que nunca tinha visto esse estilo sendo praticado no Brasil, diz que já houve até um campeão nacional com esse estilo. “Um jogador chamado Dan Seemiller foi campeão nacional dos Estados Unidos”, explica.
“Eu sei que é raro ver pessoas jogando nesse estilo, mas as pessoas devem se arriscar, pois os adversários podem estranhar”, completou Marinho, que tem outra peculiaridades, como usar dois pinos para jogar e usar diferentes raquetes dependendo do adversário.
Tweet